Buscar

trabalho Valorização Profissional e Saúde do Prof. Segurança Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório - Atividade Estruturada
	
		25/08/2014 15:11
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
		Página: 1/1
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
			
	
	
	
	
		Disciplina: GST0905 – VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA
	
	
	
	
		TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA
	
	
	
	
		Valorização e Saúde do Profissional da Segurança Pública
	
	
	
	
		OBJETIVO
	
	
	
	
		Analisar e discutir, em uma situação real, as questões que envolvem a valorização profissional e a saúde do profissional da segurança pública.
	
	
	
	
		COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES
	
	
	
	
		Identificar em casos concretos, a relação entre valorização profissional e saúde do profissional da segurança publica; visualizar o posicionamento do profissional frente a este contexto e relacionar ações que possam minimizar o impacto na saúde do profissional da segurança pública. 
	
	
	
	
		DESENVOLVIMENTO
	
	
	
	
		1)    Pesquisar em sites e jornais como o caso foi apresentado e debatido, bem como as repercussões decorrentes da situação, no que diz respeito à imprensa e às forças de segurança pública.
2)    Pesquisar e apresentar estatística de situações de limite de estresse do profissional da segurança publica.
Discutir se a forma como a corporação reage ao caso influencia na percepção do profissional adoentado, apresentando a abordagem positiva e negativa desta influencia.
	
	
	
		PRODUTO / RESULTADO
	
	
	
	
		Resumo que contenha uma breve exposição da situação concreta em estudo, uma apresentação da relação entre valorização profissional e saúde do agente de Segurança Pública e sua importância para a sociedade. Discutir o papel da família e da corporação no processo de tratamento do profissional.
ATIVIDADE PROPOSTA
Analise de um caso concreto em que o estresse decorrente da atividade interrompeu a vida 
	profissional de uma agente da segurança publica.	
Texto 1: Estresse policial: homens da segurança pública estão no limite
Um soldado da policia militar de Joinville, tira a farda no atendimento de uma ocorrência em forma de protesto por melhores condições de trabalho e remuneração.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=wzFq52Lpqbs
	
	
	
	
Os impactos das condições de vida e do trabalho no processo de adoecimento e morte dos policiais vêm sendo estudados há anos pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz 
A major Alessandra, há quatro anos no comando de UPPs, comentou que a imagem e a credibilidade da Polícia Militar vêm, há algum tempo, sendo desgastadas, em função de uma atuação corrupta e da falta de resolutividade de alguns poucos profissionais da corporação. “A maioria de nós trabalha por amor à profissão, apesar de sofremos as consequências do desgaste da crença da população e, principalmente, sentirmos a falta de valorização do nosso trabalho pelo próprio estado.”
Descrença, desvalorização e invisibilidade são alguns dos sentimentos vividos pelos profissionais de segurança pública
 
Há uma década, lembrou Cecília Minayo, o Claves estuda a questão dos profissionais de segurança pública. A pesquisa, que já rendeu dois livros (Missão prevenir e proteger e Missão investigar: entre o ideal e a realidade de ser policial), iniciou-se em virtude de uma demanda da própria polícia, que precisava reverter o quadro de descrença vivido naquele momento. O trabalho foi elaborado para suprir uma carência bibliográfica de estudos sobre segurança pública no país. “Com essa aproximação, tivemos um esforço científico e intelectual de compreender o papel da polícia. Uma sociedade democrática atua com coesão e coerção. A coesão vem da educação, religião, trabalho da família etc.
DESENVOLVIMENTO -1
Como espectadores, leitores, ouvintes, cidadãos e operadores da segurança pública devemos compreender que a cobertura do cotidiano violento das grandes cidades não é tarefa fácil. Por trás de eventos violentos outras questões estão ocultas, e dificilmente podem ser contempladas em cada matéria ou reportagem que envolve a abordagem do tema, pela mídia.
Ademais, é mister entendermos que na análise da questão não existe verdade absoluta, nem ponto de vista inquestionável e irrefutável. Neste sentido, os operadores da segurança pública, os especialistas e os jornalistas devem levar em consideração uma série de questões
-2  O estresse já é considerado pela legislação previdenciária brasileira, desde 1999, como doença ocupacional (Lei 3.048/1999). Nesse sentido, torna-se relevante observar que os respondentes indicaram considerar sua profissão como estressante (7,03 em uma escala até 10). As pesquisas na área indicam que o acúmulo de estressores tem um efeito em longo prazo. É possível que os servidores da Secretaria de Segurança Pública estejam vivenciando não só problemas de grande seriedade, como exigido pela profissão, mas também que desafios de porte menor estejam sendo apresentados com frequência acima do gerenciável. A sobrecarga de trabalho é uma realidade mencionada pela maioria nas quatro Instituições (75%)
-3 Treinados para não revelarem suas próprias dores, policiais militares de todo o país enfrentam números explosivo 
um policial militar de Santa Catarina, cometeu suicídio no caminho para o trabalho s de problemas
 A jovem(Filha), com 16 anos na época, conta que a Polícia Militar tinha ciência da necessidade de acompanhamento psicológico do seu pai. “A polícia também nunca tirou ele da rua, mesmo sabendo das situações. A polícia sabia, tanto que ele chegou a consultar um psicólogo da instituição, mas aí ele não quis mais ir, não gostou e não o obrigaram a sair da rua.
Isso mostra que a corporação procura criar homens de aço, ignorando os sentimentos e distúrbios que o policial pode desenvolver. De acordo com a notícia *
PRODUTO/RESULTADO
A segurança pública é a garantia da proteção aos direitos individuais de cada cidadão, fazendo com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir.
Para que o profissional de Seg. Pública a sua família e um acompanhamento psicológico é o essencial, pois os mesmos passam por situações estressantes e conflitantes e necessitam de apoio e de desenvolvimento emocional e comunicacional. Para que não sofra estresses e se sinta desvalorizado
ATIVIDADE PROPOSTA 
O caso do policial de Santa Catarina citado acima que tirou a própia vida, pois com os anos de trabalho acumulou e desencadeou a depressão, como são treinados para ignorarem o sentimentos e serem mais duros, sua própia filha relatou que ele guardava tudo para si o que ocasionou a morte do mesmo.

Continue navegando