Buscar

Sistema Urinario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia Animal II – IB 103
Roteiro de aula teórica – Sistema Urinário: aspectos descritivos
Introdução: conjunto de órgãos encarregados de filtrar o sangue e eliminar os resíduos não absorvidos (urina). As funções desempenhadas pelo sistema urinário são fundamentais para a manutenção do meio interno (homeostase). Pode-se citar: equilíbrio hídrico e eletrolítico, excreção de substâncias tóxicas, reabsorção de elementos úteis, além da produção de eritropoetina pelos rins, substância necessária à produção de hemáceas pela medula óssea. 
Organização geral: RINS, URETERES, BEXIGA, URETRA.
RINS:
Órgãos pares localizados na cavidade abdominal, na região sublombar. O formato típico do rim é o de “grão de feijão”, havendo, entretanto, variações de forma entre as espécies. A superfície externa do órgão contém um envoltório de tecido conjuntivo denso (cápsula renal) e uma cobertura extra de gordura (cápsula adiposa). Cada rim apresenta 2 polos (cranial e caudal), 2 superfícies (dorsal e ventral) e duas bordas (lateral e medial). Na borda medial encontra-se uma área para a entrada e saída de estruturas (hilo renal). O conjunto constituído pela artéria renal, veia renal, nervo renal, vasos linfáticos e ureter, denomina-se pedículo renal. Estando situados dorsalmente à lâmina parietal do peritônio, os rins são considerados como órgãos “retroperitoneais”. Uma exceção é o rim esquerdo do ruminante: o rúmen pressiona o rim esquerdo de tal forma que ele torna-se oscilante em sua posição (pêndulo), geralmente deslocado para o interior da cavidade abdominal, em direção ao antímero direito. Nas demais espécies, que não o suíno, o rim direito apresenta-se mais cranial, chegando a tocar o fígado, onde forma uma impressão renal. No suíno os rins são simétricos na posição.
Particularidades: bovino = rins lobados (fissuras na superfície externa); carnívoros e pequenos ruminantes = formato típico de “grão de feijão”; suíno = alongados. Eqüino = Rim direito com formato de coração. 
Estrutura: Um corte realizado ao longo do rim expõe características de sua estrutura interna. Pode-se visualizar uma região mais externa (córtex renal) e outra mais interna (medula renal). O córtex é a região que contém os corpúsculos renais, encarregados da filtração do sangue, e a medula é a região onde ocorre a reabsorção seletiva do filtrado inicial, resultando como produto final a urina. De acordo com a organização da estrutura do rim, pode-se identificar modelos diferentes entre as espécies de animais. Golfinhos, cetáceos e bovinos apresentam o rim dividido em lobos, visíveis externamente. Nestas espécies, ao corte do órgão observa-se também a existência dos lobos, sendo a região medular dividida em várias estruturas piramidais, cujo ápice da pirâmide (papila renal) é o local de desembocadura dos túbulos coletores renais, que eliminam urina por gotejamento. Em rins de suínos, assim como no do homem, há divisão interna dos lobos, com a superfície externa não dividida em função de uma fusão parcial dos lobos renais. Em eqüinos, carnívoros e pequenos ruminantes, há um maior grau de fusão, resultando internamente em uma crista renal, estrutura responsável pela drenagem da urina, equivalente às papilas renais de outras espécies. 
Em rins lobados, as estruturas que coletam a urina são os cálices renais menores, os quais desembocam em cálices renais maiores, que por sua vez terminam em uma pelve renal. No bovino, entretanto, não há pelve renal. Os cálices renais maiores desembocam diretamente no ureter. Nos rins que apresentam crista renal (Eq./Car./Peq. Rum.), não há formação de cálices renais menores nem maiores, havendo somente a presença da pelve renal, que constitui a origem dilatada do ureter. Em rins de eqüinos observa-se também a presença de recessos da pelve renal.
URETERES: 
Tubos musculomembranáceos que ligam a pelve renal à bexiga, conduzindo a
urina. Desembocam no colo da bexiga, dorsalmente, onde descrevem um trajeto no interior da parede do órgão (trajeto intramural do ureter), responsável por evitar o refluxo de urina à medida que o volume da substância aumenta no interior da bexiga.
BEXIGA
Órgão responsável por armazenar temporariamente a urina. Tem formato de pêra, com um ápice direcionado cranialmente, um corpo (porção média) e uma porção caudal, mais estreita, que é o colo da bexiga. Localiza-se parcialmente na cavidade pélvica (colo) e parcialmente na cavidade abdominal (corpo e ápice), com grande variabilidade de posição de acordo com a espécie e com o grau de repleção do órgão. 
URETRA
Órgão musculomembranáceo que conduz a urina para o exterior. Possui um óstio uretral interno (passagem do colo da bexiga para a uretra) e um óstio uretral externo. Apresenta variação relacionada ao sexo, sendo curta e totalmente localizada na cavidade pélvica em fêmeas; e longa nos machos, com uma porção pélvica (uretra pélvica ou prostática) e outra porção no interior do pênis (uretra peniana). O óstio uretral externo nos machos abre-se na glande do pênis. Um processo uretral, estendendo-se além da glande, é observado em algumas espécies (eqüino, pequenos ruminantes), sendo que no pequeno ruminante tem formato de verme (vermiforme).

Outros materiais