Buscar

Reciprocidade e o Amor de Cristo

Prévia do material em texto

Reciprocidade:
Uma das palavras que mais tem permeado os relacionamentos na nossa atualidade é a reciprocidade.
1. qualidade ou caráter de recíproco; correspondência mútua; recíproca, reciprocação.
2. 
LINGÜÍSTICA•SEMT
relação entre vocábulos cujos sentidos contrários expressam uma relação recíproca, como em comprar - vender, marido - mulher etc.
Em psicologia social, reciprocidade refere-se a responder uma ação positiva com outra ação positiva, e responder uma ação negativa com outra negativa.
A regra é simples: uma ação só é tomada quando há uma reação na mesma proporção. Eu sou seu amigo na mesma proporção que você é meu amigo ou eu lhe dou bom dia se você também me dá. Te ligo se você liga pra mim. E ponto.
Parece ter lógica em uma sociedade em que o eu sou o centro e a satisfação pessoal vale muito mais do que o outro. Mas o que Jesus diria sobre isso?
A visão de reciprocidade do Reino
Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas
Matheus 7: 12
Que mérito terão vocês se amarem os que os amam? Até os ‘pecadores’ amam os que os amam… E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os pecadores emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.
Lucas 6: 32-34
E mais, Jesus quebra essa visão da reciprocidade, ensinando que a reciprocidade no amor, sem olhar a quem, é o que deve guiar nossas atitudes: 
Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".
Mateus 5:38-48
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
1 Coríntios 13:5
O que nos chama atenção aqui é que Jesus ensina os seus a amarem os outros com um amor além das expectativas.
Um amor que não espera nada em troca, diferente do princípio da reciprocidade. Não estou falando aqui de relacionamentos pessoais, onde deve sim haver uma troca, mas sim nossas relações sociais como um todo.
Afinal, você espera que um amigo seu te mande uma mensagem ao invés de você mesmo mandar um oi e perguntar se ele está bem? Você cumprimenta aquele seu vizinho arrogante quando o vê ou finge que não o viu e segue seu caminho? 
Segundo Donald B. Kraybill, existem três atitudes do amor real que ultrapassam a atitude recíproca que o mundo de hoje nos ensina:
Tome a iniciativa
Vencer o orgulho é um dos grandes desafios do cristão. Amar pelo amor de Cristo é se despir desse orgulho egoísta que nos faz pensar somente em nós mesmos e tomar uma outra atitude.
Por isso, busque sempre ser aquele que demonstra o amor pelo próximo primeiro. Deus já nos deu o favor maior, a salvação por Seu Filho, por isso, demonstrar amor por gratidão a Ele é nossa missão.
Sirva aos “outros”
Se limitar a aqueles que amamos é fácil. Jesus nos encoraja a amar e servir aqueles que não conhecemos, não gostamos e até aqueles que não gostam de nós.
Claro que isso é muito difícil, mas isso não deve nos desencorajar, pelo contrário. Ore para que Deus coloque esse amor em seu coração e comece a agir.
Não espere retorno
A forma de amar que Jesus nos pede não deve esperar um retorno, porque o favor maior já nos foi dado. Deus tomou a iniciativa e deu Seu Único Filho para nos libertar de nós mesmos e do pecado. Como o próprio Cristo diz:
Amem, porém, seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Ele é bondoso para com os ingratos e maus.
Lucas 6:35
Então, que eu e você possamos entender e aprender esse amor que não liga para a “tal reciprocidade”.
Que Deus possa transformar nossos corações para que possamos amar a todos, inclusive a quem nos persegue, e que ele possa nos moldar a cada dia, segundo a Sua Vontade!
Deus abençoe!

Continue navegando