Buscar

PROVA DE NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM FSL FACULDADE SÃO LUÍS EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM – FSL – FACULDADE SÃO LUÍS EAD 
QUESTÃO 1
A linguagem funciona por uma rede cerebral complexa, com áreas conectadas entre si. Com relação às áreas cognitivas que formam o sistema linguístico, assinale a alternativa correta.
A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM PASSA INICIALMENTE PELA VIA AUDITIVA, PARA IDENTIFICAÇÃO DOS FONEMAS, E DEPOIS DA PALAVRA, PROSSEGUINDO PARA A COMPREENSÃO DA SINTAXE E, POR FIM, DO USO DA LÍNGUA.
Justificativa
A compreensão da linguagem se inicia na identificação fonológica na via auditiva, passando para a identificação léxica, isto é, das palavras; depois, vai para a compreensão sintática e semântica. As áreas conceitualizadoras se especializam na compreensão da mensagem ouvida e no planejamento dos sons. As áreas formuladoras são responsáveis pela compreensão e pelo planejamento das formas gráficas. As áreas articuladoras possibilitam a articulação da fala. As regiões do córtex, como memória, emoção, visão e audição, também participam da linguagem.
QUESTÃO 2
O planeta Terra se formou há mais ou menos 14 bilhões de anos, de acordo com os cientistas. Foram necessários milhares de anos para que a vida aparecesse em nosso planeta.
Com relação à formação do planeta e da vida na Terra, avalie se as proposições a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente à sequência correta.
( ) O hidrogênio liberado na explosão inicial formou os outros elementos essenciais para a formação da Terra.
( ) Após a explosão inicial, os elementos rapidamente se solidificaram, formando os continentes e os oceanos como os conhecemos hoje.
( ) No início do planeta, isto é, logo após a explosão, era muito quente; com o resfriamento gradativo, as porções terrestres se solidificaram.
( ) Os primeiro seres vivos respiravam oxigênio, sendo seres com células eucariontes.
( ) O oxigênio foi gerado do processo de fotossíntese realizado pelos primeiros seres, possibilitando o aparecimento de seres consumidores de oxigênio.
V, F, V, F, V
Justificativa
O início do sistema solar e dos planetas se deu com uma explosão de elementos, em especial o hidrogênio, o qual deu origem a outros elementos.
Esses elementos em estado gasoso geraram um campo de calor por bilhares de anos até se resfriarem e poderem formar terra e oceanos, por isso não formaram os oceanos e os continentes logo de início.
No começo, a atmosfera era muito quente, resfriando-se ao longo de muito tempo para que os continentes pudessem se solidificar.
Os primeiros seres vivos eram procariontes, consumidores de gás carbônico, não oxigênio.
Os primeiros seres a realizar a fotossíntese, assim como as plantas que surgiram na sequência, criaram um mundo com níveis altos de oxigênio, propício para seres eucariontes.
QUESTÃO 3
As variações podem ocorrer por influências externas ou internas da língua. Em relação a essas influências, selecione a alternativa correta.
A DESNASALIZAÇÃO É A TRANSFORMAÇÃO DE UM FONEMA NASAL EM ORAL, SENDO UMA INFLUÊNCIA INTERNA.
Justificativa
A desnasalização é a transformação de um fonema nasal em fonema oral, sendo uma influência interna; por exemplo: viagem/viage. Variação lexical é a que marca diferenças de palavras para o mesmo objeto, como aipim, macaxeira e mandioca. A variação morfológica atua no nível do morfema, como em tu vai em vez de tu vais. A variante regional depende da origem geográfica e traz diferenças a nível fonológico. A variante social depende de escolaridade, nível socioeconômico, idade e gênero.
QUESTÃO 4
O construtivismo colocou em foco a necessidade de se pensar o sujeito como centro do processo de alfabetização. Nesse contexto, também, as discussões sobre letramento ganharam força. A respeito do processo de alfabetização e letramento, analise as proposições a seguir, classificando-as com verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A alfabetização é responsável por trabalhar a faceta linguística da língua.
( ) O letramento tem maior foco na faceta interativa e sociocultural de leitura e escrita.
( ) A melhor forma de alfabetizar é entender que deve haver equilíbrio entre as facetas linguística, interativa e sociocultural.
( ) Deve-se priorizar a escolha de múltiplos métodos, de acordo com as necessidades dos alunos.
V, V, V, V
Justificativa
Alfabetizar é selecionar o melhor método para os alunos naquele momento, isso implica compreender que alfabetizar é focar a faceta linguística, mas também que é necessário aliar esse trabalho à faceta interativa e sociocultural trabalhada pelo letramento.
QUESTÃO 5
Os métodos sintéticos foram os primeiros a surgir na história da alfabetização. A respeito de suas características e especificidades, assinale a alternativa correta.
OS MÉTODOS SINTÉTICOS TRABALHAM DA PARTE PARA O TODO, OU SEJA, DA MENOR UNIDADE PARA A MAIOR UNIDADE DE SOM.
Justificativa
Os métodos sintéticos trabalham da parte para o todo, ou seja, da menor unidade para a maior unidade de som.
Os métodos sintéticos foram empregados desde a Antiguidade, mas somente para aqueles que possuíam condições e posição social elevada.
O método alfabético que se inicia com a memorização do alfabeto é conhecido como soletração.
O método que tem como unidade de análise a sílaba, buscando memorizar as formas das letras e sua relação com o som é o silábico, não o fônico.
O método que trabalha inicialmente com a relação entre o som e a letra, promovendo consciência fonológica é o fônico, não o silábico.
QUESTÃO 6
São muitas as teorias que tentam explicar a origem e a evolução da linguagem humana. Os estudos ganharam impulso com um artigo publicado por Noam Chomsky e seus colegas. Nele, eles descreveram a faculdades da linguagem em sentido amplo (FLSA) e a faculdade da linguagem em sentido estreito (FLSE). A respeito de suas ideias, julgue as alternativas a seguir e assinale a correta.
A FSLE É A CAPACIDADE DE RECURSIVIDADE, DE REPETIÇÃO DE ESTRUTURAS, COMO AS GRAMATICAIS.
Justificativa
A FLSA engloba a FLSE, bem como outras características que podem ser compartilhadas com outros primatas, segundo primatólogos e etólogos. Por sua vez, linguistas acreditam que a FLSA faz parte da evolução humana e distingue-se dos outros animais. A FLSE seria, na verdade, a capacidade de recursividade, de repetição de estruturas, como as gramaticais. Para Chomsky e seus colegas, a FLSE seria a única faculdade unicamente humana.
QUESTÃO 7
O desenvolvimento da linguagem se dá tanto por fatores genéticos quanto por fatores ambientais. Sendo assim, analise as alternativas e assinale a correta.
O BEBÊ CRIA UM VÍNCULO, COM SEU CUIDADOR, QUE PERMITE QUE A COMUNICAÇÃO SE DESENVOLVA.
Justificativa
Para que a linguagem se desenvolva, é preciso que os cuidadores se envolvam emocionalmente com o bebê, desenvolvendo um bom vínculo que durará por toda a vida. Assim, a responsabilidade pelo aprendizado da linguagem começa em casa e se estende à escola.
QUESTÃO 8
A dislexia possui alguns indicadores já na primeira infância. A respeito deles, analise as proposições a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e selecione a alternativa que traga a sequência correta.
( ) O desenvolvimento da linguagem oral não é fator de interferência para a dislexia.
( ) Se o reconhecimento de fonemas estiver prejudicado, pode gerar dificuldades em ligar som e forma na alfabetização.
( ) Dificuldades com o nome de objetos, cores, pessoas e figuras pode ser preditivo de dislexia.
 F, V, V
Justificativa
Um desenvolvimento de linguagem oral prejudicada pode ser preditivo de dislexia, pois, se o reconhecimento de fonemas estiver pouco desenvolvido, pode haver prejuízo na ligação entre som e forma na alfabetização. Outro fator de predisposição à dislexia é a dificuldade em nomear as coisas, pessoas etc., pois demonstra dificuldades com a memória semântica.
QUESTÃO 9
Muitas vezes, na escola, deparamo-nos com alunos que apresentam atrasos na aquisição de linguagem, alguns leves e outros mais graves. Podemos classificar esses atrasos como dificuldadese transtornos de linguagem. A esse respeito, avalie as proposições a seguir e selecione a alternativa correta.
III. Nos transtornos de aprendizagem e de linguagem, desde o início do desenvolvimento, há uma perturbação no nível cognitivo esperado.
IV. Dificuldades de aprendizado e de linguagem muitas vezes estão relacionadas a fatores emocionais e relacionais, como bullying, problemas familiares ou até mesmo condições precárias de alimentação e moradia.
SOMENTE AS ASSERTIVAS III E IV ESTÃO CORRETAS.
Justificativa
As dificuldades de aprendizagem são atrasos de percurso, pois podem ser causadas por inúmeros fatores, como desmotivação, problemas emocionais, não adaptação ao método etc. Elas se ligam a fatores emocionais e relacionais, como bullying, problemas familiares e, inclusive, condições precárias de alimentação e moradia. Já os transtornos se qualificam como problemas neurológicos em que, desde o início do desenvolvimento, há uma perturbação no nível cognitivo esperado para a idade.
QUESTÃO 10
O campo das neurociências é abrangente e tenta dar conta do sistema nervoso (SN) por diversos ângulos e, por isso, é constituído de diferentes neurociências. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a descrição das áreas das neurociências.
A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA ESTUDA AS FACULDADES E CAPACIDADES MENTAIS COMPLEXAS, COMO A LINGUAGEM.
Justificativa
A neurociência cognitiva estuda, de fato, as funções mentais superiores e complexas, como a linguagem; a neurociência comportamental estuda o comportamento produzido pelas estruturas neurais; a neurociência sistêmica estuda as populações de células nervosas e como elas produzem diferentes sistemas funcionais; a neurociência celular, como o nome diz, estuda as células do SN; a neurociência molecular foca as moléculas e suas funções.

Continue navegando