Buscar

DIREITO DO PETRÓLEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O primeiro produto derivado do petróleo foi:
		
	
	óleo diesel
	
	betume
	
	gasolina
	 
	querosene
	
	asfalto
	
	
	 2.
	Ref.: 29397
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Não é considerado como princípio e objetivo da Política Energética Nacional:
		
	
	atrair investimentos para a produção de energia.
	
	promover a livre concorrência.
	
	incrementar, em bases econômicas, a utilização do gás natural.
	 
	preservar o interesse internacional
	
	promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energéticos.
	
	
	 3.
	Ref.: 24901
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A arbitragem é um método de resolução de conflitos à margem estatal, ou seja, paraestatal, sendo assim, as partes podem até fixar que a sentença arbitral será definitiva em caso de conflito. Dessa forma, a arbitragem é um acordo de vontades feito pelos agentes econômicos que têm o condão de vincular as partes a Cláusula de arbitragem prevista no contrato de concessão. Consequentemente, é incorreto afirmar que:
		
	
	A arbitragem é um procedimento à margem do Poder Judiciário e pode ser utilizada na indústria petrolífera, de gás e de energia.
	
	Poderão ser escolhidos três os árbitros, no qual cada parte escolherá um árbitro e os dois árbitros assim escolhidos designarão o terceiro árbitro, que funcionará como presidente.
	
	A escolha dos árbitros poderá seguir o rito estabelecido no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional.
	 
	Toda cláusula de arbitragem no Brasil terá obrigatoriamente que utilizar no processo de arbitragem a língua inglesa.
	
	A qualquer momento, se uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de disputa ou controvérsia a que se refere a cláusula, deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo arbitral ad hoc, utilizando como parâmetro as regras estabelecidas no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional;
	
	
	 4.
	Ref.: 749371
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O contrato de transporte marítimo é efetuado entre o transportador (ou condutor ¿carrier¿) e o embarcador (comumente denominado expedidor, remetente ou carregador, ¿shipper¿). Neste contrato é correto afirmar que:
		
	
	é responsabilidade do prático as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
	 
	é responsabilidade do embarcador as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
	
	apenas o contratante que embarca as mercadorias, quando resolve retirar as mercadorias é que pagará todas as despesas , frete, tributos, adicional de frete da marinha mercante ao porto, que terá que fazer o reembolso ao transportador.
	
	é responsabilidade do consumidor que está no navio como transportado as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria até de outros clientes e entrega do bem ao transportador.
	
	é responsabilidade do comandante contratado das despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
	
	
	 5.
	Ref.: 62518
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com o surgimento das majors, houve o desenvolvimento da produção e exploração do produto e, em 1933, a Standard Oil da Califórnia (Socal) e as companhias Gulf e Anglo-Iranian ganham concessão conjunta na América do Sul. Com a modificação da Constituição Brasileira, criou-se para as majors uma maior competição internacional. Marque a alternativa correta que possui energias alternativas que são substitutas das energias fósseis, oriundas dos hidrocarbonetos:
		
	
	Gás natural, energia elétrica, carvão, hidrelétrica.
	 
	Energia eólica, nuclear, elétrica, carvão, hidroeletricidade.
	
	Biocombustíveis, petróleo, gás natural e energia eólica.
	
	Energia eólica, nuclear, gasolina, carvão e hidrelétrica.
	
	Energia Elétrica, hidrelétrica, gasolina e gás natural.
	
	
	 6.
	Ref.: 158880
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Há uma obrigação do fornecedor de prestar segurança aos produtos e serviços que se encontram a disposição do consumidor, para que haja a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos, com base nisso, marque a resposta correta sobre o recall:
		
	
	No recall, o consumidor, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
	
	No recall, o consumidor não tem direito a ser ressarcido caso o fornecedor coloque no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança, assumindo o risco de ter consumido.
	
	O recall é uma obrigação do consumidor de índole contratual para que se proteja a saúde humana é a vida da coletividade, com base na teoria do risco moderado.
	
	O fornecedor não será obrigado a prestar segurança aos produtos e serviços que se encontram a disposição do consumidor
	 
	No recall o fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
	
	
	 7.
	Ref.: 244324
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	As atividades de produção de petróleo e gás natural são alcançadas mediante pagamento, pela empresa concessionária, de _____________ que revertem aos cofres da União, dos Estados e Municípios.
		
	
	tributos
	
	bônus de assinaturas
	
	impostos
	
	atividades fiscais
	 
	royalties
	
	
	 8.
	Ref.: 159062
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A Lei nº 6.938, de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sisnama e o Cadastro de Defesa Ambiental, para realizar a proteção e melhoria da qualidade ambiental e proteger o ecossistema. No qual o PNMA tem por objetivo e princípios:
		
	
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de reversão do capital público e privado, de assegurar o interesse do capital estrangeiro.
	
	Recuperação da qualidade apenas da vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento de atividades de infraestrutura e equilíbrio econômico do investidor , com base no princípio da utilização do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Condições ao desenvolvimento da exploração do petróleo e gás , aos interesses das empresas privadas, e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	 
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Assegurar, no país, condições ao desenvolvimento dos investimentos das empresas privadas e públicas, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade dos recursos públicos e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	
	 9.
	Ref.: 159194
	Pontos: 1,00/ 1,00
	
	A segurança da navegação é também protegida em relação a execução do trabalho, pois a segurança aquaviária em águas sob jurisdição nacional é obrigatória nas embarcações brasileiras. Por isso, na questão da Segurança no trabalho nas plataformas cabe à autoridade marítima:
		
	
	promover a execução da legislação, com o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana, salvo a segurança da navegação, pois ela é restrita a questão terrestres, além que de a prevenção da poluição ambiental não lhe diz respeito.
	
	o propósito de assegurar a poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.
	
	promover a autoridade diplomática, com o propósito de assegurar a salvaguarda das espécies marinhas, para assegurar as rotas das aves migratórias, e a prevenção da poluição ambiental.
	 
	promover a implementação e a execução da legislação, com o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação, no mar aberto e hidrovias interiores, e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.
	
	o propósito de assegurar a salvaguarda da vida humana e mas não cuida da prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.
	
	
	 10.
	Ref.: 159233
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Os contratos de partilha terão cláusulas essenciais, marque a alternativa correta em relação ao tema:
		
	
	As cláusulas essências jamais poderão estabelecer regras de contabilização, bem como os procedimentos para acompanhamento e controle das atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção;
	
	As cláusulas essências jamais poderão estipular regras e os prazos para a repartição do excedente em óleo;
	
	As cláusulas essências jamais poderão critérios relacionados à eficiência econômica, à rentabilidade, ao volume de produção e à variação do preço do petróleo e do gás natural;
	
	As cláusulas essenciais poderão estipular o direito do contratante ao recebimento do custo em dinheiro, o cálculo e o pagamento do custo em dinheiro, além dos preços de mercado;
	 
	As cláusulas essenciais poderão definir o bloco objeto do contrato, a obrigação de o contratado assumir os riscos das atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção e a indicação das garantias a serem prestadas pelo contratado;

Outros materiais