Buscar

Atividade Discursiva - Psicofarmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Karoline Santana Camargo 
Psicologia Noturno 8º semestre
Atividade Discursiva - Psicofarmacologia
Um fármaco pode interferir no efeito de outro fármaco, essa interação entre eles pode ser desejada ou não desejada; quando ele é não desejado, pode acarretar danos no tratamento e efeitos irreversíveis em alguns casos. A interação medicamentosa é uma prática que o farmacêutico clinico deve sempre estar atento, com a finalidade de auxiliar o prescritor e contribuir efetivamente no tratamento de seus pacientes. 
 Qual a interação medicamentosa que pode ocorrer com o uso de analgésicos narcóticos e drogas usadas no tratamento da esquizofrenia?
Os principais fármacos usados no tratamento da esquizofrenia são os Antipsicóticos, para amenizar os sintomas da doença como impulsos e agressividade, e melhorar a qualidade de vida do paciente. 
Sendo assim, as drogas usadas para o tratamento da esquizofrenia como antipsicóticos e ansiolíticos, são depressores do sistema nervoso central, e tem como principais reações a sonolência e tontura. Por isso, se utilizado junto aos analgésicos narcóticos que também são depressores do sistema nervoso central, podem potencializar os efeitos depressores no SNC das drogas usadas para o tratamento da esquizofrenia. 
Por isso, é muito importante estar ciente sobre à posologia e aos horários indicados para a administração dos fármacos utilizados pelo paciente, principalmente ter conhecimento sobre as demais drogas que o indivíduo utiliza em paralelo ao seu tratamento, uma vez que algumas substâncias que compõem estes medicamentos podem ter interação com outras substâncias encontradas em analgésicos narcóticos e causar reações indesejadas, as quais podem ser fatais em altas dosagens.

Continue navegando