Buscar

Venlafaxina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Venlafaxina é um antidepressivo pertencente à classe dos Inibidores da Recaptação da Serotonina e Noradrenalina (ISRSN), também conhecidos como Inibidores da Recaptação da Serotonina e Noradrenalina (IRSN). Esse medicamento é usado principalmente no tratamento de transtornos depressivos e transtornos de ansiedade.
Principais características da Venlafaxina:
1. Mecanismo de ação: A Venlafaxina atua inibindo a recaptação dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, aumentando a disponibilidade dessas substâncias no cérebro. Essa ação ajuda a melhorar o humor e a regular as emoções em indivíduos que sofrem de depressão ou ansiedade.
2. Indicações: A Venlafaxina é prescrita principalmente para o tratamento de transtornos depressivos maiores (depressão clínica) e para diversos transtornos de ansiedade, incluindo o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o transtorno do pânico e o transtorno de ansiedade social.
3. Dose e Administração: A Venlafaxina está disponível na forma de comprimidos ou cápsulas de liberação imediata ou prolongada. A dose e a frequência de administração são determinadas pelo médico, e podem variar conforme a gravidade dos sintomas e as necessidades individuais do paciente.
4. Efeitos colaterais: Como qualquer medicamento, a Venlafaxina pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. Os efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, tonturas, insônia, boca seca, constipação, entre outros. No entanto, nem todas as pessoas experimentam esses efeitos, e a maioria deles tende a diminuir com o tempo.
5. Descontinuação: A suspensão abrupta do uso da Venlafaxina pode causar sintomas de abstinência, como tonturas, ansiedade, irritabilidade e distúrbios sensoriais. Por esse motivo, a interrupção do medicamento geralmente é feita de forma gradual, seguindo as orientações médicas.
6. Ajustes e monitoramento: O tratamento com Venlafaxina requer ajustes e monitoramento cuidadoso por parte do médico. É importante relatar quaisquer efeitos colaterais ou mudanças no bem-estar ao profissional de saúde para que ajustes possam ser feitos, se necessário.
A Venlafaxina é um medicamento eficaz no tratamento de transtornos depressivos e de ansiedade, mas como todos os medicamentos, deve ser utilizado sob orientação médica e conforme a prescrição adequada. A terapia medicamentosa muitas vezes é combinada com a terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental, para um tratamento mais abrangente e eficaz.

Continue navegando