Buscar

Prova Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 O efeito adverso potencial mais comum da terapia com β-lactâmicos consiste em:
exantema medicamentoso urticariforme e febre
2 Os antibióticos macrolídeos, utilizados no tratamento contra microrganismos Gram-positivos, M. catarrhalis, M. pneumoniae, bem como alguns protozoários, possuem ação principal em bactérias inibindo a síntese proteica ligando-se à subunidade 50S dos ribossomos bacterianos, impedindo a proliferação dos microrganismos, o que o leva a uma ação:	
bacteriostática
3 Para pacientes com úlcera péptica associada à presença de Helicobacter pylori, qual o esquema farmacoterapêutico mais adequado?
Inibidor da bomba de prótons + um antibiótico
4 Os antibióticos beta-lactâmicos atuam inibindo a síntese da parede celular das bactérias provocando sua lise. As betalactamases são enzimas produzidas por muitas bactérias, que tornam os antibióticos betalactâmicos ineficazes. Qual antibiótico NÃO é considerado betalactâmico?
Aminoglicosídeo
5 Em relação aos fármacos que atuam no tratamento de doenças do aparelho digestivo, é incorreto afirmar que:
Os expansores do bolo fecal, classe de laxativos muito utilizada, são substâncias não digeríveis que facilitam a retenção de água na luz do intestino, inibindo os movimentos peristálticos.
6 O conhecimento dos princípios gerais que norteiam o uso de antimicrobianos, assim como das propriedades e características básicas dos antimicrobianos disponíveis, são essenciais para uma escolha terapêutica adequada. Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir com (V) para verdadeiro e (F) para falso e marque a alternativa com a sequência correta:
a) Os carbapenêmicos como imipenem, meropenem e ertapenem apresentam amplo aspectro de ação para o uso em infecções sistêmicas e não estáveis à maioria das β-lacmases.
b) O metronidazol é um bactericida potente, com excelente atividade contra bactérias anaeróbicas (coco gram-positivos, bacilos gram-negativos, bacilos gram-positivos) e inativam e impedem a síntese enzimática das bactérias.
c) As sulfonamidas tem efeito bactericida e inibem o metabolismo do ácido fólico, por mecanismo competitivo, são indicadas para o tratamento de toxoplasmose, otite média, sinusite e exacerbação aguda de bronquite crônica.
F-V-F
7 Por que os macrolídeos são bacteriostáticos, enquanto alguns antibióticos, como as quinolonas, são bactericidas?
Os macrolídios inibem a síntese de proteínas, porém essa ação é insuficiente para matar uma bactéria
8 A associação de sulbactam ao antimicrobianoAmpilicina, tem como objetivo:
Reduzir a inativação da Ampicilina por bactérias resistentes
9 A farmacodinamoca estuda os efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação. Os conhecimentos de farmacodinâmica podem proporcionar as bases para o uso terapêutico racional dos fármacos e o desenvolvimento de outros agentes terapêuticos mais novos e eficazes. Sobre a farmacodinâmica dos fármacos, marque a alternativa INCORRETA.
Os fármacos que bloqueiam o receptor farmacológico são conhecidos como antagonistas. Estes, apesar de serem isentos de eficácia, são amplamente utilizados na clínica.
10 A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera alarmante situação criada pelo mau uso dos antibióticos e que é preciso reverter. Para tanto, existem recursos que podem ser negligenciados.
I Antibiótico só devem ser usados sobre ore orientação médica para tratamento de infecções por bactérias. Não fazem o menor efeito nas infecções por vírus ou outros microrganismos patogênicos.
II Antibiótico só devem ser usados nas doses prescritas e no prazo determinado pelo médico. Em geral, as primeiras doses eliminam as bactérias mais frágeis e o sintomas melhoram. Se o tratamento for interrompido nesse momento, as mais fortes ganharam espaço para continuarem se multiplicando e transmitindo a resistência aos antibióticos para bactérias da mesma geração e das gerações seguintes.
III Descarte os antibióticos com prazo de validade vencido e as sobras de medicamentos para não correr o risco de utilizados em outras ocasiões, quando podem ter perdido o efeito desejado.
IV Evitar bebidas alcoólicas para não sobrecarregar o fígado, uma vez que esse é o órgão que tanto o álcool quanto a maior parte dos antibióticos são metabolizados. Não é que o álcool corte o efeito do remédio, mas pode alterar os níveis de sua concentração no sangue. 
V Substituir, sempre que possível, na hora de medicar as crianças, os antibióticos á base de tetraciclina, que podem alterar a coloração dos dentes em formação, por produtos equivalentes que não apresentam esse efeito colateral.
As alternativas corretas são:
I,II,III, IV e V

Continue navegando