Buscar

A fotossíntese é um processo endergônico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A fotossíntese é um processo endergônico. O que significa isso, quais as implicações?
A fotossíntese é uma reação endergônica porque não acontece de forma espontânea, já que as plantas precisam de energia, no caso da luz, para que ocorra a reação. Para conseguir realizar a fotossíntese, as plantas precisam receber luz solar, água, dióxido de carbono e clorofila através de um processo endergônico.
2) Os pigmentos envolvidos no processo fotossintético são as clorofilas e os carotenóides. Desses, quais são considerados pigmentos acessórios, o que os diferencia dos demais? 
Todos os pigmentos, com exceção das clorofilas a especial, são considerados pigmentos acessórios. 
Esses pigmentos são moléculas absorventes de luz em organismos fotossintetizantes que trabalham com clorofila a na absorção da luz usada para fotossíntese. Abrangem carotenoides, outras clorofilas e ficobiliproteínas.
A clorofila a é o pigmento utilizado para realizar a fotoquímica (o primeiro estágio do processo fotossintético), enquanto os demais pigmentos auxiliam na absorção de luz e na transferência da energia radiante para os centros de reação. 
 
3) Todo o espectro da luz visível é efetivo para a fotossíntese? Toda luz efetiva tem a mesma eficiência no processo fotossintético? Qual a diferença entre efetividade e eficiência da luz fotossinteticamente ativa?
Sim, a parte do espectro que corresponde aos comprimentos de onda adequados para a fotossíntese, faz parte do espectro de luz visível e se encontra entre 400nm e 700nm. Os pigmentos absorvem absorvem energia para completar os seus processos, sendo que na faixa azul e vermelho são mais efetivas do que a faixa verde. 
Não, dentro do espectro visível a absorção da luz azul é a mais eficiente. A absorção da luz azul excita a clorofila para um estado de maior energia do que o vermelho excitaria, isto porque o azul tem menor comprimento de onda e, consequentemente, maior energia do que o vermelho. 
Efetividade é a capacidade de induzir o processo e a eficiência é a razão entre a luz absorvida e no processo em que será utilizada. 
4) Toda luz absorvida será utilizada nos processos fotoquímicos nos tilacóides? Quando não utilizada, quais as formas de dissipação? 
Não, pois apenas 95% da luz absorvida é utilizada no processo. As moléculas de clorofila ao receberem energia luminosa passam para o seu estado excitado, para voltarem ao seu estado inicial, precisam consequentemente dissipar essa energia. 
Podem ocorrer até quatro formas possíveis, tais como: 
- Térmica, transfere para o ambiente parte da energia em forma de calor; 
- Emissão de luz/fluorescência, em que ocorre pela emissão de fluorescência a partir da radiação luminosa; 
Transferência de energia, ocorre antes da dissipação na forma de calor, transfere energia para o pigmento ao lado(molécula vizinha excitada); 
Transferência de elétrons, acontece no momento em que o pigmento encontra-se excitado e usa a energia para transferir a outro com menor quantidade de elétrons. 
5) Explique o significado do esquema em Z da fotossíntese e qual a importância disto para o entendimento do processo fotossintético? P700 PONTO MAIS ALTO QUE P680 PQ O 2 NÃO CONSEGUE FORMAR O NAPH PELA SUA ALTURA POR ISSO OS DOIS FOTO SISTEMAS. 
Esquema Z da fotossíntese. A luz vermelha absorvida pelo fotossistema II (PSII) produz um oxidante forte e um redutor fraco. A luz vermelho-distante absorvida pelo fotossistema I (PSI) produz um oxidante fraco e um redutor forte. O oxidante forte gerado pelo PSII oxida a água, enquanto o redutor forte produzido pelo PSI reduz o NADP+ . Esse esquema é básico para a compreensão do transporte de elétrons da fotossíntese. O P680 e o P700 referem-se ao comprimento de onda de máxima absorção das clorofilas do centro de reação no PSII e no PSI, respectivamente.
O chamado de esquema Z (de zigue-zague), tornou-se a base para a compreensão dos organismos fotossintetizantes produtores de O2 (oxigênicos). Ele é responsável pela operação de dois fotossistemas física e quimicamente distintos (I e II), cada um com seus próprios pigmentos da antena e centros de reação fotoquímicos. Os dois fotossistemas estão ligados por uma cadeia transportadora de elétrons.
6) O nome de “batizo” da RUBISCO é Ribulose 1,5-bisfosfato carboxilase oxigenase. A partir desse nome pomposo o que se pode esperar dessa enzima em termos funcionais?
Esta enzima é a principal proteína encontrada em folhas verdes, correspondendo a até 40% da proteína total deste órgão. A rubisco, como o próprio nome indica, tem atividade carboxilásica e oxigenásica, embora a afinidade pela carboxilação assegure a ocorrência da fotossíntese mesmo que a concentração de CO2 seja muito menor que a de O2, como ocorre normalmente na natureza.
7) A fotorrespiração é um processo benéfico ou não para o metabolismo do carbono? Justifique sua resposta com base nas aulas dadas até aqui.
Não.
	A Rubisco, enzima chave na fotossíntese no processo de fixação do carbono, incorpora CO2 em uma molécula orgânica durante o primeiro estágio do ciclo de Calvin. Porém, em certos momentos ela ultiliza o C02 como substrado (perfeito para o metabolismo do carbono), e em certos momentos usa 02, a fotorrespiração, que, ao invés de fixar carbono, na verdade leva à perda do carbono já fixado como CO2, ou seja, a fotorrespiração desperdiça energia e diminui a síntese de açúcar.
No processo redutivo do carbono o que há em comum entre plantas ditas C3, C4 e MAC? Explique as principais semelhanças e diferenças.
As plantas C3,C4 e CAM utilizam, todas elas, o ciclo de Calvin para produzir açúcares a partir de CO2.Estas vias para a fixação de CO2 apresentam diferentes vantagens e desvantagens e tornam as plantas adaptadas a diferentes habitats. Porém, existe diferença entre a separação entre a fixação do CO2 e o ciclo de calvin, C3 não ocorre separação, C4 entre mesófilos e células da bainha vascular (espacial), Entre a noite e o dia (temporal). Lembrando que os estômatos de C3 E C4 estarão abertos durante o dia e CAM durante a noite. Devido ao clima adequado de cada uma. 
8) A rota biossintética da sacarose e do amido tem em comum vários intermediários e, principalmente, o precursor inicial a triose-P. Quais as implicações disso? 
As sínteses de amido e de sacarose apresentam praticamente os mesmos intermediários. No entanto, estas vias biossintéticas possuem izoenzimas, que são únicas para cloroplasto e citosol.
As concentrações relativas de ortofosfato e triose-P são os principais fatores que controlam se o carbono fixado fotossinteticamente é alocado como amido nos cloroplastos ou como sacarose no citosol. Estes dois compartimentos se comunicam pelo translocador de fosfato/triose-fosfato. O ortofosfato em direção ao cloroplasto e triose-F para o citosol.
11 A curva Assimilação do C x FFF pode explicar quase toda a fundamentação do processo fotossintético. Você concorda? Comente a respeito.
12 Quais os caminhos percorridos pelo CO2 até ser fixado pela RUBISCO? Eles são
“pavimentados” ou o CO2 percorre “estradas de chão”? Comente a respeito.
Camada limítrofe que apresenta resistência a difusão – abertura dos estomados ou não - no interior da folha nos espaços intracelulares (espaços de ar) – mesofilo na parte liquida da célula. 
CICLO CALVIN
POSSISTEMA I E II

Outros materiais