Buscar

Aol 3

Prévia do material em texto

1. 
1. 
2. Pergunta 1
/0
Uma das formas de as empresas planejarem o longo prazo é realizando o acompanhamento de indicadores. Observe o quadro a seguir com as estimativas de crescimento do PIB realizadas pelo Banco Central para os anos de 2019 a 2023.
TABELA – Variação do PIB - Total, Agropecuária, Indústria e Serviços – 2019-2023
Variação % - Média - Anual - Projeção feita em: 14/11/2019
De acordo com a tabela acima, avalie os itens que descrevem adequadamente as projeções do PIB para os anos entre 2019 e 2023.
I. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2019 a economia tende a crescer 0,9%, sendo que o crescimento da atividade agropecuária será de 0,9%, a indústria registrará o menor crescimento (0,4%) e da atividade de serviços terá o maior desempenho (1,3%).
II. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2020 a economia tende a crescer 2,2%. O crescimento da atividade agropecuária será de 2,6%, a produção industrial crescerá 2,4% e a atividade de serviços aumentará 1,3%.
III. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2022 a economia tende a crescer 2,2%, sendo que a atividade agropecuária será a maior responsável por tal crescimento, com 3,0%, seguida da produção industrial com 2,6% e da atividade de serviços com 2,6%.
IV. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2023 a economia tende a crescer 2,6%. O crescimento da atividade agropecuária será de 3,0%, a produção industrial crescerá 2,8% e a atividade de serviços aumentará 2,6%.
Assinale a alternativa que contém a avaliação correta dos itens acima:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A análise do item I está incorreta, mas as análises dos itens II, III e IV estão bem estruturadas
2. 
Os itens I e III estão corretos, mas os itens II e IV estão com os anos equivocados nas análises
3. 
Os itens I e II estão corretos, mas os itens III e IV estão com os anos equivocados nas análises
Resposta correta
4. 
Apenas os itens III e IV estão com as análises adequadas
5. 
Apenas os itens II, III e IV estão com as análises adequadas
3. Pergunta 2
/0
Para cumprir com as suas funções, o governo realiza políticas macroeconômicas ficais, monetárias e cambiais. As políticas fiscais têm origem nas contas do governo (G = A – T). Se o governo aumentar a arrecadação (A) ou reduzir as transferências (T), estará realizando política contracionista.
Analise as alternativas sobre os efeitos das políticas macroeconômicas fiscais contracionistas:
I. Quando o governo aumenta a arrecadação, as pessoas têm menos dinheiro para consumir ou para investir, porquê precisam pagar mais impostos.
II. Se as pessoas reduzirem consumo ou investimento, as empresas entendem que devem produzir menos, contratarão menos funcionários, eles terão menor renda, menor será a demanda, eles farão menor consumo e assim por diante.
III. Os preços caem porque a demanda diminui. Há menor volume de moeda em circulação.
IV. Quando o governo reduz as transferências, corta gastos, com infraestrutura, meio ambiente, pesquisa, educação, entre outros. Se o governo reduzir gastos, contratará menos serviços, consumirá menos bens para o funcionamento da estrutura pública e as empresas privadas, que atendem à demanda de bens e serviços do governo, deixam de receber, investem menos, contratam menos, remuneram menos e o consumo cai.
Assinale a alternativa que contém outros efeitos da política fiscal contracionista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Aumento das transferências
2. 
Redução da arrecadação
3. 
Aumento dos investimentos
4. 
Tendência de redução da dívida pública
Resposta correta
5. 
Aumento da inflação
4. Pergunta 3
/0
A preocupação das pessoas com o desemprego é pauta e tema de conversas cotidianas, profissionais e familiares. A produtividade do trabalho individual determina a produtividade do trabalho no sistema econômico. Todo o processo produtivo depende do emprego, de mão de obra e, o mais importante, o emprego é a fonte de vida das pessoas. O desemprego pode ser classificado em:
A. Sazonal;
B. Conjuntural;
C. Tecnológico; e
D. Estrutural.
Preencha as lacunas com as letras correspondentes ao tipo de desemprego:
(   ) registrado devido às insuficiências da demanda agregada em absorver a mão de obra disponível, por um limitado período de tempo, considerado também como uma taxa natural de desemprego.
(   ) registrado, por exemplo, em períodos pós temporadas de veraneio, final de ano e volta às aulas, quando ocorrem contratações temporárias para atender os comportamentos sazonais da economia.
(   ) que ocorre devido à insuficiência da estrutura produtiva, ocasionada pela ausência de investimentos na produção, que consequentemente não possui postos de trabalho para absorver a oferta trabalho disponível.
(   ) registrado devido às intensas transformações dos meios de produção, como por exemplo esta IV Revolução Industrial.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A; B; D; C
2. 
B; A; D; C
Resposta correta
3. 
D; C; A; B
4. 
C; D; A; B
5. 
D; B; A; C
5. Pergunta 4
/0
A contextualização da macroeconomia é baseada nos sistemas econômicos e no fluxo circular da renda. Ele reflete o funcionamento geral da economia. Observe a figura a seguir com o Fluxo Circular da Renda.
Figura – Fluxo Circular da Renda
Avalie as afirmações a seguir sobre a aplicação do fluxo circular da renda ao fundamento macroeconômico.
I. Ele contém o conjunto dos mercados específicos, sintetizados no mercado de fatores e de bens e serviços.
II. O equilíbrio geral da economia ocorre entre o lado monetário e o lado da produção real de bens e serviços.
III. Ele contém a participação dos agentes da economia que estão nos componentes do PIB e, na leitura macroeconômica considera o setor externos nos mercados.
IV. Quando o fluxo circular da renda é desagregado, ele permite observar os mercados específicos. Assim, entende-se que a micro compõe a macroeconomia.
Está correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II, III e IV
Resposta correta
2. 
III e IV, apenas
3. 
II, III e IV, apenas
4. 
I e II, apenas
5. 
I, II e III, apenas
6. Pergunta 5
/0
Os componentes do PIB se referem à participação dos agentes da economia: famílias, empresas, governo e setor externo. O investimento das empresas é composto pelo Investimento Bruto em Capital Físico (IBKF).
Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre as interpretações do conceito do “investimento das empresas”.
(   ) A informação sobre o investimento das empresas é obtida a partir do registro de “investimentos” nos Balanços Patrimoniais.
(   ) São considerados investimentos em capital físico: em estrutura produtiva, veículos, máquinas, equipamentos, entre outras estruturas físicas.
(   ) O IBKF é o capital físico e não financeiro.
(   ) O investimento das empresas é uma forma de poupança que será recebida em um próximo período de tempo pelo retorno da produção propiciado pela formação do ativo da empresa.
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F
2. 
V, V, V, V
Resposta correta
3. 
F, V, V, F
4. 
F, V, V, V
5. 
V, F, V, F
7. Pergunta 6
/0
Leia o texto da “Taxa Selic” do Banco Central para responder a questão.
Assinale a alternativa que contém a classificação correta da política macroeconômica realizada a partir do aumento da taxa Selic.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Política Monetária Contracionista
Resposta correta
2. 
Política Monetária Expansionista
3. 
Política Fiscal Expansionista
4. Incorreta: 
Política Fiscal Contracionista
5. 
Política Cambial
8. Pergunta 7
/0
As Contas Nacionais são utilizadas para gerar cálculos diferentes sobre os rendimentos líquidos, nacionais e reais do sistema econômico. Sobre estas medidas, indique “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
(   ) A Renda Líquida do Exterior (RLE) diferencia o Produto Interno Bruto (PIB) do Produto Interno Líquido (PIL)
(   ) A depreciação diferencia o Produto Real do Produto Nominal
(   ) A Inflação, ou deflator do PIB, diferencia o PIB Real do PIB Nominal
(   ) A depreciação diferencia o Produto Interno Bruto (PIB) do Produto Interno Líquido (PIL)
Ocultar opções de resposta1. Incorreta: 
V, F, V, F
2. 
V, F, F, V
3. 
F, F, V, F
4. 
V, F, V, V
5. 
F, F, V, V
Resposta correta
9. Pergunta 8
/0
O mercado de trabalho é formado pela oferta e pela demanda de trabalho. A figura a seguir contém o esboço do mercado de trabalho, com um salário mínimo estabelecido pelo governo, acima do salário de equilíbrio.
Gráfico – Mercado de Trabalho
Assinale a alternativa que contém a interpretação correta sobre a suposição feita ao salário mínimo no mercado de trabalho:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a quantidade empregada de trabalho está recebendo um salário mínimo menor; e outras pessoas foram excluídas do mercado de trabalho
2. 
para o nível salarial estabelecido pelo governo, embora os trabalhadores recebam maior remuneração, a quantidade demanda é menor, significando um número menor de contratações
Resposta correta
3. 
a quantidade demandada de trabalho é maior que a quantidade que se deseja contratar a este valor; e há um aumento do emprego
4. 
a quantidade ofertada de trabalho é maior que a quantidade que se deseja contratar a este valor; e há um aumento do emprego
5. Incorreta: 
para o nível salarial estabelecido pelo governo, os trabalhadores recebem menor remuneração e a quantidade demanda é maior, significando um número maior de contratações
10. Pergunta 9
/0
A partir do fluxo circular da renda compreende-se, por meio da desagregação das cadeias produtivas, as remunerações oriundas da atividade econômica, ou seja, o valor agregado. Veja na figura a seguir, o valor adicionado a cada etapa do processo produtivo, oriundo das remunerações de fatores de produção e de bens e serviços.
Gráfico – Formação do Valor Agregado nas Cadeias Produtivas
Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre as leituras realizadas a partir da compreensão do valor agregado:
(   ) A demanda, quando procura um bem ou serviço, despenderá (dispêndio) moeda para adquirir o produto. Ou seja, terá uma despesa em valor monetário igual ao preço do produto e igual às remunerações do processo produtivo.
(   ) PRODUTO = RENDA = DESPESA.
(   ) A demanda por móveis gerará um dispêndio monetário para a aquisição do produto, que tem valor igual ao preço da mercadoria e à todas as remunerações de seu processo produtivo.
(   ) No valor agregado está a remuneração da produção de chapas de madeira, do beneficiamento de toras, da mão de obra que trabalhou no processo produtivo e de todos os demais fatores de produção empregados em todas as etapas do processo produtivo até chegar no consumo final dos móveis.
Ocultar opções de resposta 
1. 
V; V; V; V
Resposta correta
2. 
F; F; V; V
3. 
V; F; V; F
4. 
F; F; F; V
5. 
V; F; F; V
11. Pergunta 10
/0
Leia o texto a seguir, retirado da Agência de Notícias do IBGE, de 27/09/2019, com os resultados da PNAD contínua de agosto de 2019. Em seguida, responda a questão.
PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 11,8% e taxa de subutilização é 24,3% no trimestre encerrado em agosto de 2019
A taxa de desocupação (11,8%) no trimestre móvel encerrado em agosto de 2019, caiu 0,4 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre de março a maio de 2019 (12,3%) e recuou 0,3 p.p. na comparação com o mesmo trimestre de 2018 (12,1%).A população desocupada (12,6 milhões de pessoas) recuou (-3,2%, ou menos 419 mil pessoas) frente ao trimestre de março a maio de 2019 (13,0 milhões de pessoas) e ficou estatisticamente estável frente a igual trimestre de 2018 (12,7 milhões de pessoas). (...).A categoria dos trabalhadores por conta própria chegou a 24,3 milhões de pessoas, novo recorde da série histórica. Houve estabilidade frente ao trimestre anterior e alta de 4,7% (mais 1,1 milhão de pessoas) em relação ao mesmo período de 2018.O rendimento médio real habitual (R$ 2.298) no trimestre móvel terminado em agosto de 2019 ficou estável em ambas as comparações, assim como a massa de rendimento real habitual (R$ 209,9 bilhões) do mesmo período.
FONTE: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25533-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-11-8-e-taxa-de-subutilizacao-e-24-3-no-trimestre-encerrado-em-agosto-de-2019>. Acesso 05/11/2017.
Observe a tabela acima, com os dados da taxa de desocupação da economia abrasileira, entre 2012 e 2019. Note que os efeitos da crise de 2014 foram registrados nos anos subsequentes. Em seguida, assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso, quanto as afirmações relativas ao desemprego no Brasil neste período.
(   ) A maior taxa de desocupação foi registrada em jan-fev-mar de 2017.
(   ) Em todos os trimestre de 2017, a taxa de desocupação foi menor que em 2016.
(   ) Em todos os trimestre de 2018, a taxa de desocupação foi menor que em 2017.
(   ) Em todos os trimestre de 2019, a taxa de desocupação foi menor que em 2018.
Ocultar opções de resposta 
1. 
F; F; V; V
2. 
V; F; F; V
3. 
F; V; F; F
4. 
V; V; V; F
5. 
V; F; V; V
1. Pergunta 1
/0
Para compreender os valores reais de crescimento e produção de uma economia, temos os valores do PIB Real e PIB Nominal. Este raciocínio considera os efeitos da inflação sobre a economia. Preencha as lacunas com “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre PIB Real, Nomina e deflator do PIB.
(   ) A diferença entre o PIB Real e o PIB nominal é obtida pela retirada dos efeitos da inflação sobre os preços.
(   ) Deflator do PIB é o registro de deflação no período.
(   ) O PIB Real é igual ao PIB Nominal dividido pelo Nível de preços (PIB Real = PIB Nominal/Nível de preços).
(   ) Deflator ou Nível de Preços = ((PIB Nominal/PIB Real) – 1) x 100).
(   ) O PIB a preços correntes é o PIB Real; e o PIB a preços constantes é o PIB Nominal.
(   ) No ano de referência do PIB Real (ou constante), denominamos a “base 100” para a correção do nível de preços.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta de preenchimento das lacunas acima:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, V, F, V
Resposta correta
2. 
F, V, V, V, F, F
3. 
F, F, V, V, F, F
4. 
V, F, F, V, F, V
5. Incorreta: 
V, V, F, F, F, V
2. Pergunta 2
/0
A produção agregada de um país, o Produto Interno Bruto (PIB), é composta pela participação dos agentes da economia: famílias, empresas, governo e setor externo. O consumo das famílias resulta de uma renda disponível (Yd) que é formada, entre outros elementos, depois do pagamento dos impostos ao governo.
Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre as interpretações do conceito do “consumo das famílias”.
(   ) O conceito do consumo das famílias se aplica na seguinte forma de equação: Yd = Y – A. Em que: Yd é a renda disponível; Y é a renda e A é a arrecadação do governo.
(   ) A renda disponível pode ser destinada para consumo ou para investimento (poupança).
(   ) A poupança garante o consumo futuro das Famílias.
(   ) A arrecadação “A” da renda disponível (Yd = Y – A) corresponde à notação “A” do orçamento público (G = A – T), sendo que T são as transferências.
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F
2. 
V, V, F, F
3. 
F, V, V, V
4. 
V, V, V, V
Resposta correta
5. 
V, V, V, F
3. Pergunta 3
/0
Leia o texto a seguir, retirado da Agência de Notícias do IBGE, de 27/09/2019, com os resultados da PNAD contínua de agosto de 2019. Em seguida, responda a questão.
PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 11,8% e taxa de subutilização é 24,3% no trimestre encerrado em agosto de 2019
A taxa de desocupação (11,8%) no trimestre móvel encerrado em agosto de 2019, caiu 0,4 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre de março a maio de 2019 (12,3%) e recuou 0,3 p.p. na comparação com o mesmo trimestre de 2018 (12,1%).A população desocupada (12,6 milhões de pessoas) recuou (-3,2%, ou menos 419 mil pessoas) frente ao trimestre de março a maio de 2019 (13,0 milhões de pessoas) e ficou estatisticamente estável frente a igual trimestre de 2018 (12,7 milhões de pessoas). (...).A categoria dos trabalhadores por conta própria chegou a 24,3 milhões de pessoas, novo recorde da série histórica. Houve estabilidade frente ao trimestre anterior e alta de 4,7% (mais 1,1 milhão de pessoas) emrelação ao mesmo período de 2018.O rendimento médio real habitual (R$ 2.298) no trimestre móvel terminado em agosto de 2019 ficou estável em ambas as comparações, assim como a massa de rendimento real habitual (R$ 209,9 bilhões) do mesmo período.
FONTE: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25533-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-11-8-e-taxa-de-subutilizacao-e-24-3-no-trimestre-encerrado-em-agosto-de-2019>. Acesso 05/11/2017.
Observe a tabela acima, com os dados da taxa de desocupação da economia abrasileira, entre 2012 e 2019. Note que os efeitos da crise de 2014 foram registrados nos anos subsequentes. Em seguida, assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso, quanto as afirmações relativas ao desemprego no Brasil neste período.
(   ) A maior taxa de desocupação foi registrada em jan-fev-mar de 2017.
(   ) Em todos os trimestre de 2017, a taxa de desocupação foi menor que em 2016.
(   ) Em todos os trimestre de 2018, a taxa de desocupação foi menor que em 2017.
(   ) Em todos os trimestre de 2019, a taxa de desocupação foi menor que em 2018.
Ocultar opções de resposta 
1. 
V; V; V; F
2. 
V; F; F; V
3. 
F; V; F; F
4. 
F; F; V; V
5. 
V; F; V; V
Resposta correta
4. Pergunta 4
/0
Para cumprir com as suas funções, o governo realiza políticas macroeconômicas ficais, monetárias e cambiais. As políticas fiscais têm origem nas contas do governo (G = A – T). Se o governo aumentar a arrecadação (A) ou reduzir as transferências (T), estará realizando política contracionista.
Analise as alternativas sobre os efeitos das políticas macroeconômicas fiscais contracionistas:
I. Quando o governo aumenta a arrecadação, as pessoas têm menos dinheiro para consumir ou para investir, porquê precisam pagar mais impostos.
II. Se as pessoas reduzirem consumo ou investimento, as empresas entendem que devem produzir menos, contratarão menos funcionários, eles terão menor renda, menor será a demanda, eles farão menor consumo e assim por diante.
III. Os preços caem porque a demanda diminui. Há menor volume de moeda em circulação.
IV. Quando o governo reduz as transferências, corta gastos, com infraestrutura, meio ambiente, pesquisa, educação, entre outros. Se o governo reduzir gastos, contratará menos serviços, consumirá menos bens para o funcionamento da estrutura pública e as empresas privadas, que atendem à demanda de bens e serviços do governo, deixam de receber, investem menos, contratam menos, remuneram menos e o consumo cai.
Assinale a alternativa que contém outros efeitos da política fiscal contracionista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tendência de redução da dívida pública
Resposta correta
2. 
Aumento dos investimentos
3. 
Aumento da inflação
4. 
Redução da arrecadação
5. 
Aumento das transferências
5. Pergunta 5
/0
A participação do Governo na economia é orientada pelos sistemas econômicos. O Estado possui algumas funções, como a de distribuir, regulamentar e de alocar os fatores de produção, entre outras atividades. Preencha as lacunas a seguir para das sentido ao texto que trata da participação do governo na economia:
Além de realizar políticas públicas, o governo pode intervir com ___________________ intensidade nos mercados da atividade econômica. A ___________________ no sistema econômico, via política fiscal, ocorre por meio de seu ___________________, pois nele estão os registros de todas as suas ___________________ (G = arrecadações - transferências). Este agente precisa cumprir com algumas ferramentas legais – que constam da Constituição Federal de 1988 – para atuar na Economia, são elas: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA).
Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem adequadamente as lacunas do texto acima:
Ocultar opções de resposta 
1. 
maior ou menor; participação do governo; déficit; transferências
2. 
maior ou menor; participação do governo; orçamento; receitas e despesas
Resposta correta
3. 
muita; dívida pública; orçamento; atividades
4. 
maior ou menor; dívida pública; gasto; receitas e despesas
5. 
muita; dívida pública; déficit; transferências
6. Pergunta 6
/0
Uma das formas de as empresas planejarem o longo prazo é realizando o acompanhamento de indicadores. Observe o quadro a seguir com as estimativas de crescimento do PIB realizadas pelo Banco Central para os anos de 2019 a 2023.
TABELA – Variação do PIB - Total, Agropecuária, Indústria e Serviços – 2019-2023
Variação % - Média - Anual - Projeção feita em: 14/11/2019
De acordo com a tabela acima, avalie os itens que descrevem adequadamente as projeções do PIB para os anos entre 2019 e 2023.
I. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2019 a economia tende a crescer 0,9%, sendo que o crescimento da atividade agropecuária será de 0,9%, a indústria registrará o menor crescimento (0,4%) e da atividade de serviços terá o maior desempenho (1,3%).
II. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2020 a economia tende a crescer 2,2%. O crescimento da atividade agropecuária será de 2,6%, a produção industrial crescerá 2,4% e a atividade de serviços aumentará 1,3%.
III. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2022 a economia tende a crescer 2,2%, sendo que a atividade agropecuária será a maior responsável por tal crescimento, com 3,0%, seguida da produção industrial com 2,6% e da atividade de serviços com 2,6%.
IV. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2023 a economia tende a crescer 2,6%. O crescimento da atividade agropecuária será de 3,0%, a produção industrial crescerá 2,8% e a atividade de serviços aumentará 2,6%.
Assinale a alternativa que contém a avaliação correta dos itens acima:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os itens I e II estão corretos, mas os itens III e IV estão com os anos equivocados nas análises
Resposta correta
2. 
A análise do item I está incorreta, mas as análises dos itens II, III e IV estão bem estruturadas
3. 
Apenas os itens II, III e IV estão com as análises adequadas
4. 
Apenas os itens III e IV estão com as análises adequadas
5. 
Os itens I e III estão corretos, mas os itens II e IV estão com os anos equivocados nas análises
7. Pergunta 7
/0
A produção agregada de um país, o Produto Interno Bruto (PIB), é composta pela participação dos agentes da economia: famílias (A), empresas (B), governo (C) e setor externo (D). Cada agente contribui para a produção do país de forma que a equação da demanda agregada (DA) pode ser expressa por DA = C + I + G + EL. Preencha as lacunas abaixo com as letras A, B, C, e D para fazer a correspondência do agente da economia com o componente do PIB.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta do preenchimento das lacunas acima:
Ocultar opções de resposta 
1. 
B, D, C, A
2. 
A, B, C, D
3. 
D, A, B, C
4. 
D, C, A, B
5. 
C, B, D, A
Resposta correta
8. Pergunta 8
/0
A partir do fluxo circular da renda compreende-se, por meio da desagregação das cadeias produtivas, as remunerações oriundas da atividade econômica, ou seja, o valor agregado. Veja na figura a seguir, o valor adicionado a cada etapa do processo produtivo, oriundo das remunerações de fatores de produção e de bens e serviços.
Gráfico – Formação do Valor Agregado nas Cadeias Produtivas
Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre as leituras realizadas a partir da compreensão do valor agregado:
(   ) A demanda, quando procura um bem ou serviço, despenderá (dispêndio) moeda para adquirir o produto. Ou seja, terá uma despesa em valor monetário igual ao preço do produto e igual às remunerações do processo produtivo.
(   ) PRODUTO = RENDA = DESPESA.
(   ) A demanda por móveis gerará um dispêndio monetário para a aquisição do produto, que tem valor igual ao preço da mercadoria e à todas as remunerações de seu processo produtivo.
(   ) No valor agregado está a remuneração da produção de chapas de madeira, do beneficiamento de toras, da mão de obra que trabalhou no processo produtivo e de todos os demais fatores de produção empregadosem todas as etapas do processo produtivo até chegar no consumo final dos móveis.
Ocultar opções de resposta 
1. 
V; F; F; V
2. 
F; F; F; V
3. 
V; F; V; F
4. 
V; V; V; V
Resposta correta
5. 
F; F; V; V
9. Pergunta 9
/0
Enquanto na microeconomia ocorre o estudo dos mercados específicos e das demandas específicas, como a do bem x, na macroeconomia há o estudo da Demanda Agregada (DA), que contém a demanda por todos os bens e serviços de uma economia, em um determinado período de tempo. Observe os gráficos a seguir:
Gráfico 1 – Microeconomia           Gráfico 2 – Macroeconomia
Avalie as proposições a seguir, que justificam a inclinação negativa das retas, com as interpretações adequadas sobre a relação entre as variáveis na micro e na macroeconomia:
I. Qx = f(Px). Se px aumenta, qx diminui.
II. Y = f(P). Se p aumenta, y diminui.
III. Quanto menor o preço de um bem, maior é a quantidade demandada.
IV. Quanto maior o preço de um bem, menor é a quantidade demandada.
V. A inflação, causa a perda do poder aquisitivo da população.
VI. Quanto maior o nível geral de preços, menor é a renda da população.
Assinale a alternativa que classifica adequadamente as interpretações gráficas sobre a demanda do bem x e a demanda agregada.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os itens II, III e IV são relativos à macroeconomia; e os itens I, V e VI se referem à macroeconomia
2. Incorreta: 
Os itens I, II e III são relativos à macroeconomia; e os itens IV, V e VI se referem à macroeconomia
3. 
Os itens II, III e VI são relativos à macroeconomia; e os itens I, IV e V se referem à macroeconomia
4. 
Os itens III, IV e V são relativos à macroeconomia; e os itens I, II e VI se referem à macroeconomia
5. 
Os itens I, III e IV são relativos à macroeconomia; e os itens II, V e VI se referem à macroeconomia
Resposta correta
10. Pergunta 10
/0
A macroeconomia estuda os agregados econômicos, o equilíbrio geral e o conjunto das atividades econômicas. Tratam-se de conhecimentos sobre o produto total, a renda, o emprego, o desemprego, a taxa de juros, o nível geral de preços, a inflação, o orçamento público, entre outro. Os agentes da economia, famílias, empresas e governo, interagem resultando nas formas de organização dos sistemas econômicos. Assinale a alternativa que contém conteúdos somente relacionados à macroeconomia.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Balanço de Pagamentos, Produto Interno Bruto, Taxa de Câmbio
Resposta correta
2. 
Taxa de Juros, Produção da Firma, Mercado de Alimentos
3. 
Teoria da Demanda, Desemprego da Economia, Marcado de Veículos
4. 
Mercado de Imóveis, Taxa de Juros, Produção da Firma
5. 
Mercado de Móveis, Produção da Firma, Teoria da Demanda

Continue navegando