Buscar

Processo decisório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processo decisório
1.A todo momento, os gestores precisam tomar decisões programadas e não programadas. 
Podemos afirmar que decisões programadas são:
c. Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
Comentário: Podemos considerar como decisões programadas quando percebemos os problemas como bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que podem ser utilizados para solução dos mesmos procedimentos e regras sistemáticas. Essas decisões são sempre semelhantes.
Como exemplo, podemos citar a retirada de livros de uma biblioteca ou o processamento de um pedido de pagamento de um fornecedor. Esses são exemplos de decisões programadas, pois são repetitivas e rotineiras.
2.São encontrados dentro das empresas os níveis hierárquicos, estratégicos, táticos e operacionais. A partir dessa estrutura, definem-se os tipos de decisões a serem tomadas e os diferentes tipos de informações a serem ponderadas. Assinale a alternativa que define o tipo de decisão e informação do nível tático de uma empresa:
d. O nível de informação requerida é em grupos, agrupada ou sintetizada, visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental e um negócio ou atividade da organização.
Comentário: Ao planejamento tático cabe: • acatar as decisões do planejamento estratégico. • Planejar e controlar as decisões administrativas e operacionais, procurando obter sempre a eficiência, ou seja, fazer bem aquilo que nos dispusemos a fazer. Exemplos de decisões a serem tomadas em nível tático:
Planos de produção: quais métodos e tecnologias serão utilizados para as pessoas em seu trabalho, qual arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e as tarefas. Planos financeiros: envolvem captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
Planos de marketing: quais são os requisitos para vender e distribuir bens e serviços no mercado e atender bem o cliente. Planos de recursos humanos: envolvem o recrutamento, a seleção e o treinamento das pessoas nas várias atividades dentro da organização. Ou seja, o nível da informação requerida no nível tático é em grupos (agrupada ou sintetizada), visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental, de um negócio ou atividade da organização.
3.De maneira geral e de modo simplificado, podemos dizer que o processo decisório é o ato de escolher uma alternativa dentre várias disponíveis. Assim, analise as afirmações e escolha a alternativa correta.
I. O ato de decidir exige que uma pessoa disponha de informações íntegras, confiáveis e de forma tempestiva, para que sua decisão seja sempre realizada em um ambiente de certeza.
II. A informação sempre foi fator preponderante nos processos decisórios, as modernas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) apenas aumentaram a quantidade de informação disponível, garantindo, assim, o sucesso das decisões.
d. As afirmações I e II estão incorretas e a afirmação III está correta.
Comentário: a afirmativa I é incorreta, pois nada garante que todas as informações estão corretas e, portanto, é impossível um ambiente de total certeza. A afirmativa II é incorreta, pois não há possibilidade prática de garantir o sucesso de qualquer decisão.
A afirmativa III é verdadeira, pois o texto demonstra a necessidade de monitoração das condições ambientais para aumentar a chance de sucesso, ou seja, medir o risco de fracasso.
4.Escolha a alternativa correta:
d. As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos responsáveis em tomar decisões, já que não existe uma solução rotineira.
Comentário: Quando tratamos de decisões não programadas, referimo-nos àqueles problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. As decisões não programadas, ou seja, decisões não muito frequentes ou únicas, devem ser tomadas pela alta administração.
5.Analise as hipóteses apontadas e assinale a alternativa correta.
I. Tomar uma decisão quer dizer escolher uma alternativa em detrimento de outras.
II. Devemos avaliar as alternativas, bem como estimar suas consequências e impactos na organização.
III. Os administradores devem calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões.
As afirmativas tratam do ambiente da tomada de decisão.
e. Todas as alternativas são corretas.
Comentário: Nos dias de hoje, com a competitividade cada vez mais acirrada entre as organizações, a todo momento, necessitamos tomar decisões sempre que estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa de solução. Mesmo quando, para solucioná-lo, possuímos uma única opção, podemos ter a alternativa de adotar ou não essa opção. Esse processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, naquela circunstância, também é conhecido como tomada de decisão. Os administradores devem ter como objetivos em suas tomadas de decisão:• Minimizar perdas. • Maximizar ganhos. • Alcançar uma situação em que, comparativamente, o gestor julgue que haverá um ganho entre o estado em que se encontra a organização e o estado em que irá encontrar-se após implementar essa decisão. Para que se tome a melhor decisão em determinadas situações de problema, cabe ao tomador de decisão elaborar todas as alternativas possíveis do problema em questão, visando escolher o melhor caminho para otimizá-la, possibilitando à empresa crescer e desenvolver-se nesse contexto de competitividade tão agressiva.
6.A crise mundial iniciada no final de setembro de 2008, com características nunca antes vistas no cenário econômico, abateu o mercado e surpreendeu a todos. Em determinado momento, uma instituição financeira decide, após estudos do cenário vigente, suspender as linhas de crédito e financiamento para seus clientes. Como consequência dessa decisão, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A primeira e a segunda tomadas de decisão podem ser classificadas, respectivamente, como sendo:
b. Estratégica e tática.
Comentário: Decisões estratégicas relacionam-se com objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a empresa. Suspender as linhas de crédito de uma instituição financeira é claramente uma decisão estratégica, pois afeta toda a organização e apresenta efeitos a longo prazo. Decisões táticas relacionam-se com objetivos a curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa. Dispensar funcionários encaixa-se nessa categoria, pois se trata de curto prazo com possibilidade de novas contratações também no curto prazo. Decisões operacionais relacionam-se com as rotinas operacionais da empresa e afetam somente as unidades setoriais. Não é o caso, pois se trata da instituição como um todo.
7.Decisões programadas e não programadas são as classificações dadas ao tipo de decisões com as quais os administradores estão sempre se deparando. Em vista disso, assinale a alternativa correta.
c. Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
Comentário: Podemos considerar como decisões programadas quando percebemos os problemas como bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que podem ser utilizados para solução, procedimentos e regras sistemáticas.
8.Para resolução eficaz de problemas, a qualidade da informação é fundamental. A seleção mal elaborada pode causar danos incalculáveis para as organizações. Assinale os passos fundamentais para a valorização da informação: b. Conhecer, selecionar e usar as informações.
Comentário: “A tomada de decisão na administração se tornou dependente da informação, e o computador e suas tecnologias – que fazem com que aumente cada vez mais a procura por informações, passando a ser uma atitude rotineira – têm aumentado muito a quantidadee a sofisticação das mesmas. Essa dinâmica da informação, cada vez mais veloz e aguçada, e o seu valor para a administração estão trazendo vantagens competitivas em relação ao mercado concorrente, bem como oportunidades no mercado como um todo. Estudiosos em gestão chegam a dizer que é uma ferramenta indispensável para ser usada nesse ambiente cada vez mais competitivo em que as empresas estão inseridas. É importante destacar que a primeira etapa desse fluxo é a determinação das necessidades de informação do tomador de decisão ou da organização. De que informação você precisa? Como você obtém essa informação? Como você viu, a informação é fundamental para as organizações modernas, pois oferece vantagens competitivas. Características da informação relevante”. Para ser valiosa, a informação: Deve ser completa: todos os fatos relevantes devem estar contidos nela. Deve ser econômica: para obtê-la, seu custo deve ser relativamente econômico, os gestores analisam sempre o custo benefício do valor da informação em relação à sua produção. Haver precisão: não deve conter erros, a informação se torna imprecisa por causa de dados incorretos ou imprecisos no processo de transformação. É ideal que seja flexível: ser uma informação que possa ser utilizada em outras situações. Importante que seja confiável: o método de coleta de dados e a fonte de onde as retira devem ser confiáveis para que essa informação também seja. Que seja relevante: não basta ter-se informação, ela deve ser útil e importante ao tomador de decisão. Que seja obtida em tempo hábil. Que possa ser checada para verificar sua confiabilidade.
9.Na maioria das empresas são encontrados os seguintes níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. Com base nessa estrutura, definem-se os tipos de decisões a serem tomadas e os diferentes tipos de informações a serem ponderadas. Assinale a alternativa que define o tipo de decisão e informação do nível estratégico de uma empresa:
a. O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
Comentário: O planejamento estratégico são decisões e ações que a alta administração da organização (presidente, diretores e/ou executivos) toma para desenvolver e direcionar a empresa, sempre vislumbrando o futuro. Esse tipo de decisão engloba definição de objetivos, de políticas e critérios gerais para estabelecer as diretrizes e assim desenvolver um planejamento dos rumos da organização. O objetivo é estabelecer estratégias para que a organização seja capaz de atingir seus objetivos maiores. As decisões tomadas nesse nível hierárquico não possuem um ciclo uniforme, podem acontecer em momentos diversos e às vezes inesperados, ainda que algum planejamento estratégico seja feito dentro de planos anuais estabelecidos ou em situações preestabelecidas. Exemplo de decisões tomadas em nível estratégico: Lançamento de algum novo; Ampliação da organização; Estabelecimento de direcionamento estratégico de marketing; Ampliação do mix de produtos; Entrada no mercado de exportação; Parcerias empresariais; Atuação no mercado de comércio eletrônico; Redução do tamanho da empresa; Alteração do nome da empresa; Fusão com outras organizações etc.
10.São muitos os tipos de decisões. Sobre as decisões, não se pode afirmar que:
e. As decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações.
Comentário: Entende-se por centralização quando o poder de decisão se concentra mais na alta administração. Existem vários motivos que podem influenciar um estilo de tomada de decisão mais centralizado, entre eles: Pelas condições internas encontradas; pelos fatores do ambiente da empresa; Pela maneira de ser do executivo/dono; Esse estilo de tomada de decisão, muitas vezes, é utilizado pelo desejo dos seguintes fatores: Manter nível de maior integração na empresa; Para manter a uniformidade de ações e decisões; administrar com mais eficiência as urgências; Quando o empresário não quer um segundo homem que lhe faça sombra; Quando a estrutura organizacional da empresa não possibilita a descentralização; Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa; Vantagens da centralização: Menor número de níveis hierárquicos; Melhor uso dos recursos humanos, materiais, equipamentos e financeiros; Melhor possibilidade de interação no processo de planejamento, controle e avaliação; Maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos; Decisões estratégicas mais rápidas; Maior segurança nas informações; Portanto, é falso afirmar que decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações. O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é uma técnica estruturada que obedece ao ciclo PDCA, mas não pode ser confundido com ele. O MASP busca resolver problemas objetivando eliminar, de forma definitiva e consistente, resultados indesejados e até mesmo vencer desafios.
1.As etapas 2 e 4 do MASP correspondem, respectivamente, à:
b. Observação do problema; à elaboração de um plano de ação.
Comentário: A etapa 2 trata da observação do problema. Nessa fase devem ser descobertas as características do problema por meio de coleta de dados (tarefa 6); de observação no local (tarefa 7); pela elaboração de cronograma e orçamento para conclusão do MASP. Uma vez estabelecido o problema, deve se elaborar o seu histórico. Alguns problemas são selecionados por conta do histórico ou trajetória que tiveram até o presente. Em situações como essa, as circunstâncias que envolvem o problema devem estar claramente identificadas. Aí também devem ser usados tantos dados quanto possíveis.
A etapa 4 trata da elaboração do plano de ação. Nessa fase deve se definir a estratégia de ação (tarefa 14); e elaborar o plano de ação. Esta etapa consiste no estabelecimento de metas a atingir, isto é, elas devem ser alcançadas com o método MASP. Na maioria dos MASPs de manutenção, o objetivo é o retorno às condições ideais anteriores à ocorrência do problema.
2.Entre as alternativas apresentadas a seguir, escolha a correta:
d. As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos gerentes para tomar decisões e de sua memória carregada de experiências, uma vez que não existe uma solução rotineira.
Comentário: Como não há uma solução estruturada para decisões não programadas, a vivência e a experiência do gestor terão grande valia no momento de solucionar um problema.
3.Para encontrar a solução de um problema, é necessário tomar decisões racionais. Entre as alternativas a seguir, uma não apresenta um pressuposto para uma tomada de decisão racional. Assinale qual é ela.
a. O problema não se encontra claramente definido.
Comentário: As decisões racionais partem do pressuposto de que o problema está claramente identificado.
4.Leia atentamente as afirmações a seguir: “O modelo racional de tomada de decisão se refere ao processo decisório em que os administradores tomam ótimas decisões, as quais maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo leva a uma decisão ideal, independentemente de quem a tome” (SOBRAL, 2008, p. 108). “Na realidade, o modelo de tomada de decisão racional não tem a pretensão de descrever como as decisões são tomadas, mas sim como deveriam ser tomadas” (SOBRAL, 2008, p. 108). Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma premissa subjacente ao modelo racional de tomada de decisão:
d. Existem informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre algumas das alternativas e sobre os resultados potenciais de cada uma.
Comentário: “O modelo racional de tomada de decisão se refere ao processo decisório em que os administradores tomam ótimas decisões, as quais maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo leva a uma decisão ideal, independentemente de quem a tome” (SOBRAL, 2008, p. 108). Para o modelo racional de tomada de decisão: • o problema está claramente definido e seu enunciado está corretamente formulado; • as metas e os objetivos a alcançar são claros e conhecidos;• não há restrições de tempo e de recursos; • a informação necessária sobre todas as alternativas e resultados potenciais e seus desdobramentos para a solução do problema é de qualidade, ou seja, precisa, mensurável e confiável; • os critérios e preferências para avaliar as alternativas são perfeitamente identificáveis, permanecendo estáveis e constantes no tempo; • “O tomador de decisões é racional; ele usa a lógica para avaliar e ordenar alternativas, escolhendo aquela que maximiza o alcance dos objetivos estabelecidos” (Ibidem). É muito raro, porém, que todas essas premissas ocorram. Para que isso aconteça, é necessário que exista um elevado grau de certeza e confiabilidade nas informações sobre as alternativas, os resultados e os objetivos, o que não é comum ou fácil de ocorrer. “Na realidade, o modelo de tomada de decisão racional não tem a pretensão de descrever como as decisões são tomadas, mas sim como deveriam ser tomadas” (Ibidem, grifo nosso).
5.Ao estudar os princípios do processo decisório, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você visualizará todas as etapas que envolvem esse processo com clareza e terá a oportunidade de usufruir e de se beneficiar de cada conceito dessa importante área da ciência da administração. Dito isso, pergunta-se: O que significa decidir?
e. As alternativas “a”, “b”, “c” e “d” estão corretas.
a. “Tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas” (CARAVANTES, 2005, p. 446). b. “Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade” (SOBRAL, 2008, p. 98). c. “A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Isto é, existe uma discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável, que exige uma consideração sobre cursos de ação alternativos. [...] O conhecimento sobre a existência de um problema e sobre a necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa” (ROBBINS, 2005, p. 111). d. “[...] Embora tudo aquilo que um administrador faz envolva a tomada de decisões, isso não significa que todas sejam complexas e demoradas. Naturalmente, as decisões estratégicas têm mais visibilidade, mas os administradores tomam muitas pequenas decisões todos os dias. Aliás, quase sempre, as decisões gerenciais são de rotina. No entanto, é o conjunto delas que permite à organização resolver problemas, aproveitar oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos” 
6.Ao final de setembro de 2008, o mundo toma conhecimento de uma nova crise, com características nunca antes vistas no cenário econômico. Uma instituição financeira decide suspender, após estudos do cenário vigente, as linhas de crédito e o financiamento para seus clientes. Em consequência disso, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A tomada dessas duas decisões pode ser classificada, respectivamente, como:
b. Estratégica, tática.
Comentário: As atividades relacionadas à primeira tomada de decisão são de competência estratégica, e as relacionadas à segunda são de competência tática.
7.O ciclo PDCA de solução de problemas consiste:
e. No controle do processo, que pode ser realizado de forma contínua, para gerenciar as atividades de uma organização, evitando erros lógicos nas análises e tornando as informações mais fáceis de entender.
e. No controle do processo, que pode ser realizado de forma contínua, para gerenciar as atividades de uma organização, evitando erros lógicos nas análises e tornando as informações mais fáceis de entender.
Comentário: O método de controle do processo tem a mesma estrutura do ciclo PDCA: • primeiro, planeja-se (plan); • depois, executa-se (do); • a seguir, verifica-se (check); • por fim, atua-se corretivamente (action), se for o caso.
8.No que tange ao planejamento operacional, sabemos que as decisões estão no contexto de decisões rotineiras, as quais englobam: • recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; • procedimentos a serem adotados; • produtos ou resultados finais esperados; • prazos estabelecidos.
Logo, as decisões operacionais são tomadas de acordo com:
c. Os responsáveis pela sua execução e implantação, designados durante a elaboração do planejamento nos níveis superiores.
Comentário: As decisões operacionais executam o que foi planejado pelo nível estratégico e pelo nível tático.
9.Após ser assaltado, um estrangeiro em visita ao Brasil entra em contato com a central de atendimento de seu cartão de crédito, primeiramente, para informar a respeito do ocorrido e, em segundo lugar, para perguntar como deveria proceder a fim de emitir um novo cartão de crédito. Após passar as informações necessárias, o cliente mostrava-se preocupado, visto que, além de não falar português, ficara sem seus documentos pessoais e sem dinheiro para prosseguir com sua viagem. O funcionário da empresa decide, então, sair de seu posto de trabalho e ir ao encontro do turista com o único objetivo de ajudá-lo usando os procedimentos conhecidos e necessários. Essa decisão pode ser classificada como:
Resposta Selecionada: b. Não programada em condições de certeza.
Comentário: A decisão não é programada, pois a situação descrita é rara. A decisão está baseada em condições de certeza, visto que o funcionário não a tomaria caso não tivesse conhecimento de todos os estados da natureza do processo decisório, que incluem os procedimentos que devem ser efetuados em situações como essas.
10.O MASP tem muitas características de um estudo de caso, pois possui as seguintes propriedades:
I - Analisa uma unidade profundamente e visa ao exame detalhado de um ambiente, de um simples sujeito ou de uma situação em particular. III - Aprofunda a descrição de determinado fenômeno e tenta dar respostas às perguntas “como? ” e “por quê?”.
Comentário: O MASP é um método gerencial que é utilizado para a criação, manutenção ou melhoria de padrões. É uma metodologia cujo objetivo é manter e controlar a qualidade e deve ser de amplo conhecimento de todos, ou seja, deve ser dominada por todas as partes envolvidas dentro de uma organização com vistas ao TQC. Esse método apresenta duas grandes vantagens: • permite a solução de problemas de modo eficaz; • permite que os indivíduos de uma organização se capacitem para poder solucionar os problemas que sejam de sua responsabilidade. Na aplicação do MASP são utilizadas sete ferramentas da qualidade. De forma simplista, uma decisão pode ser descrita como a escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.
1.Também está correto afirmar que:
I - A tomada de decisão não é um processo trivial e fácil, pois, associada a cada alternativa de decisão, está a incerteza relativa às suas consequências e seus impactos.
II - Desde a interpretação de oráculos até os sofisticados modelos de inteligência foi percorrido um longo caminho pelo homem em busca de novas ferramentas e modelos para ajudá-lo a decidir.
III - O termo business intelligence foi introduzido em 1989 por Howard Dresner para descrever uma série de métodos de apoio a um processo decisório analítico sofisticado voltado a melhorar o desempenho da empresa.
IV - Malcom Gladwell defende a ideia de que as decisões instantâneas são, às vezes, melhores do que as fundamentadas em longas análises racionais.
Está correto o afirmado em: c. I, II, III e IV.
Comentário: as afirmativas em questão têm aderência ao que prescreve a teoria sobre os temas: processo decisório e tomada de decisão.
2.Leia atentamente o texto a seguir: Alguns autores consideram a tomada de decisão sinônimo de administração e referem-se ao administrador como tomador de decisões. Desde o trabalho de Barnard, a tomada de decisão passou a ser encarada como a essência do trabalho de um administrador, pois cabe a ele tomar decisões sobre todos os aspectos da vida de uma organização, o que abrange as quatro funções da administração e todas as áreas funcionais da empresa.
Quais são as áreas funcionais às quaiso autor está se referindo?
b.Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Produção e Operações.
Comentário: a alternativa contempla o que prescreve a teoria sobre as funções da Administração e suas áreas funcionais.
3.Após a identificação do problema, o administrador deve concentrar seus esforços na análise e no diagnóstico da situação. Essa etapa do processo decisório consiste na identificação dos objetivos pretendidos e na análise das suas causas. Então está correto dizer que:
I - Sem objetivos claros, é difícil pensar em alternativas que permitam resolver os problemas ou aproveitar as oportunidades.
II - Os objetivos possibilitam avaliar o que seria uma solução eficaz para responder à situação.
III - Antes de gerar alternativas que permitam solucionar o problema ou aproveitar a oportunidade, devem ser analisadas as causas subjacentes.
IV - A análise das causas que estão na origem do problema ou da oportunidade é fundamental para enquadrar corretamente a situação, que é um requisito necessário para tomar uma decisão eficaz.
Comentário: as afirmativas em questão têm aderência ao que prescreve a teoria com relação as etapas de análise e diagnóstico da situação.
4.O desenvolvimento de alternativas consiste na geração de recursos alternativos de ação que permitam responder às necessidades da situação e solucionar as causas. Uma pesquisa realizada com empresas norte-americanas conclui que muitas das decisões organizacionais falham devido à incapacidade dos administradores em gerar alternativas válidas.
I - Uma das técnicas mais utilizadas para estimular a criatividade no desenvolvimento de alternativas é o brainstorming.
II - Outra técnica usada para o desenvolvimento de alternativas é o estímulo ao conflito criativo ou construtivo, no grupo de trabalho ou na organização.
e. I e II estão corretas.
Comentário: apenas as afirmativas em questão têm aderência ao que prescreve a teoria sobre às técnicas apresentadas para o desenvolvimento de alternativas durante o processo de tomada de decisão.
5.Relativamente ao Método de Análise e Solução de Problemas – Masp, podem-se destacar alguns passos importantes para aplicá-lo na empresa.
Considere a lista de passos de um método apresentada a seguir.
III - Identificação de problemas, observação dos problemas, análise dos problemas, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
Comentário: somente a afirmativa em questão tem aderência ao que prescreve a teoria sobre os passos defendidos pelo Masp para aplicação nas empresas.
6.Quanto ao Método de Análise e Solução de Problemas (Masp), pode-se afirmar que:
I - O Masp é uma técnica estruturada para a resolução de problemas.
II - O Masp foi estruturado segundo o PDCA, mas não pode ser confundido com ele.
III - O Masp busca resolver problemas, isto é, busca eliminar de forma definitiva e consistente resultados indesejados ou vencer desafios, entende-se por problema um nível não aceitável de anomalias ou não conformidades.
IV - Quando o nível de anomalias ou de não conformidades atinge ou supera determinado patamar, passa a constituir um problema e requer a adoção de uma metodologia mais específica.
a. I, II, III e IV estão corretas e se complementam.
Comentário: as afirmativas em questão têm aderência ao que prescreve a teoria sobre as definições referentes à ferramenta Masp.
7.O ciclo PDCA de solução de problemas também é uma metodologia sequencial de trabalho largamente utilizado nas organizações. Consiste em:
I - Controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização, evita erros lógicos nas análises e torna as informações mais fáceis de serem entendidas.
a. I, somente.
Comentário: a afirmativa tem aderência ao que prescreve a teoria no que consiste a metodologia da ferramenta Ciclo PDCA, sendo que as demais afirmativas não têm relação com a metodologia em questão.
8.O modelo racional de tomada de decisão prescreve como os administradores devem se comportar para maximizar os resultados de suas decisões. Esse processo leva a uma decisão ideal. São premissas do modelo racional de tomada de decisão:
I - A situação – problema ou oportunidade – seja bem definida e corretamente formulada.
VI - O tomador de decisão seja racional: utilize lógica para avaliar e ordenar as alternativas.
d. I a VI estão corretas.
Comentário: as afirmativas são premissas do modelo racional de tomada de decisão.
9.Apesar da pressuposta racionalidade, há limitações contextuais e individuais para a capacidade de tomar decisões ideais. Efetivamente, os administradores devem seguir as etapas do processo decisório e procurar tomar decisões racionais e lógicas.
I - Contudo, o que acontece, na prática, é que os tomadores de decisão se desviam do processo lógico, consistente e sistemático.
II - Esses desvios são explicados pela teoria da racionalidade limitada de Herbert Simon, que mostra que os administradores tomam decisões sobre problemas para os quais dispõem de informações inadequadas e tem limitações de tempo e recursos para coletar dados mais completos.
Além disso:
III - Possuem limitações individuais de armazenamento, processamento e percepção da informação disponível. Essa teoria propõe que os administradores tomem as decisões mais racionais possíveis dentro das restrições impostas por informações e capacidades limitadas.
e. I, II e III estão corretas e a II e III se complementam.
Comentário: todas as afirmativas estão corretas ao abordar a racionalidade no processo decisório e as afirmativas II e III se complementam ao tratar do tema da racionalidade limitada.
10.É indiscutível que a instituição desempenha papel importante na tomada de decisão, porém confiar cegamente nos instintos pode ser muito perigoso em determinadas situações. Intuição é:
I - Um processo de interpretar e chegar a conclusões sobre uma situação sem recorrer a um pensamento consciente.
Comentário: a afirmativa I é a única que descreve corretamente a intuição, também utilizada no processo de tomada de decisão.

Continue navegando