Buscar

Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
O que é Segurança do Trabalho ?
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
*
*
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por
Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do
Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de
Segurança e Medicina do Trabalho. 
*
*
Caracteriza-se como objetivo do SESMT (Serviço de Saúde Ocupacional): 
Reconhecer o mais precocemente possível os agentes causadores das doenças dos trabalhadores possibilitando intervenção precoce para anulá-los, evitá-los ou minimizar suas consequências. 
*
*
Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
*
*
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras (NR’s), leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
*
*
a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos
produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.
*
*
Acidentes de Trabalho
São aqueles que acontecem no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
*
*
Acidentes de Trabalho
*
*
Causas principais dos Acidentes de Trabalho
*
*
NR-6 Equipamento de proteção individual-EPI
É todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a integridade física do trabalhador.
Art.166 CLT
*
*
Comunicação de Acidente de Trabalho-CAT
É um formulário que deve ser preenchido para que o acidente seja legalmente reconhecido pelo INSS; Que o trabalhador receba auxilio acidente se for o caso; bem como as indenizações que gerar esse acidente; O conhecimento dos serviços de fiscalização que vão desencadear uma ação de investigação para que os acidentes semelhantes ou nas mesmas condições não se repitam.
*
*
NR 7-Progama de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO
A norma estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, tem o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
*
*
Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais. Esse é o papel da Segurança do
Trabalho.
*
*
IDENTIFICAÇÃO
DO
RISCO
Pode ser
eliminado ?
SIM
PROVIDÊNCIAS
ESPECÍFICAS
NÃO
Passível de
Proteção
Coletiva 
NÃO
E.P.I..
TREINAMENTO
SIM
 REORGANIZAÇÃO
DO 
TRABALHO, NORMAS
E PROCEDIMENTOS
 READEQUAÇÃO DO
AMBIENTE
 E.P.C.
*
*
*
*
Conceito de Saúde - A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o conceito de saúde como:
“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência da doença”
*
*
Segurança e saúde ocupacional é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas no trabalho ou no emprego. Como efeito secundário a segurança e saúde ocupacional também protege empregados, clientes, fornecedores e público em geral que possam ser afetados pelo ambiente de trabalho.
*
*
O que é Saúde Ocupacional?
Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.
*
*
A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e à conservação da sua capacidade de trabalho.
*
*
Doenças Ocupacionais
As doenças ocupacionais são as que estão diretamente ligadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.
*
*
Existem diversos tipos de doenças ocupacionais, mas as mais comuns são Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 patologias, entre elas a tendinite (inflamação do tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões).
*
*
As LER/DORT são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos. As lesões são causadas pelo desempenho de atividade continua e repetitiva, como digitação, dirigir caminhões, dentre outras.
*
*
*
*
Causas das Doenças Ocupacionais
*
*
Devemos estabelecer algumas diferenciações que afetam a saúde do trabalhador para que possamos melhor trabalhar estes conceitos, como segue abaixo:
*
*
Prevenção
O corpo da sinais quando não está bem e o trabalhador tem que saber identificar esses sinais, então no inicio de qualquer desconforto o mais correto é procurar o médico, mesmo que tenha os sintomas mais comuns como cansaço, desconforto, inchaço, formigamento dos pés e das mãos após a jornada de trabalho ou até mesmo posteriormente.
*
*
Prevenção
Algumas dicas que auxiliam na manutenção do bem estar do trabalho.     Tenha postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos e costas apoiadas nas cadeiras.     Faça pausas, saia de cadeira e movimente-se. Faça alongamento.       Existem também na NR 17 (Ergonomia) especificações de distância de monitores, altura das cadeiras, posicionamento das máquinas dentre outros que se colocados em pratica podem contribuir para a prevenção da doença (LER/DORT).
*
*
Estatísticas da Previdência Social
Base 2011
Fonte: http://www3.dataprev.gov.br/infologo/
*
*
Estatísticas da Previdência Social
Base 2011
Fonte: http://www3.dataprev.gov.br/infologo/
Partes atingidas
*
*
Ao investir em segurança do trabalho, uma indústria, além de cumprir a legislação trabalhista executando os programas de segurança exigidos por lei, desperta em seus funcionários o "espírito prevencionista", isto é, mantém alerta, de forma espontânea, quanto aos riscos de acidentes, zelando e respeitando as normas de segurança como, por exemplo: usando adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPI), a exemplo do protetor auricular em área de ruído, do capacete na construção civil, da máscara em área de concentração de poeiras, etc.
*
*
NR 01 DISPOSIÇÕES GERAIS  - NR 02 INSPEÇÃO PRÉVIA  - NR 03 EMBARGO OU INTERDIÇÃO  - NR 04 SESMT  - NR 05 CIPA - NR 06 EPI -  NR 07 EXAME MÉDICO -  NR 08 EDIFICAÇÕES -  NR 09RISCOS AMBIENTAIS - NR 10 INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE - NR 11 TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS. - NR 12 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS - NR 13 CALDEIRAS E RECIPIENTES SOB PRESSÃO - NR 14 FORNOS - NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES - NR 16 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS - NR 17 ERGONOMIA - NR 18 OBRAS DE CONSTRUÇÃO, DEMOLIÇÃO E REPAROS - NR 19 EXPLOSIVOS - NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS - NR 21 TRABALHOS A CÉU ABERTO - NR 22 TRABALHOS SUBTERRÂNEOS - NR 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - NR 24 CONDIÇÕES SANITÁRIAS - NR 25RESÍDUOS INDUSTRIAIS - NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA - NR
27 REGISTRO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - NR 28 FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES
*
*
Fontes de Consultas
http://www.trabalhosfeitos.com
www.atualizaocupacional.com.br
pt.wikipedia.org
http://www3.dataprev.gov.br
http://pt.scribd.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais