Buscar

Prova N2 Hidráulica Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova N2 Hidráulica Aplicada 
1) Para utilizarmos a equação de Hazen-Williams (eq. 2.1.2) necessitamos conhecer o fator de atrito, o qual pode ser obtido através de nomogramas, realizando traçados, o que pode não resultar em valores com grande precisão. No entanto, através da fórmula de Haaland (eq. 2.4.1) podemos obter uma aproximação maior. Com essas informações, calcule o fator de atrito para uma tubulação de 300 mm de diâmetro, de rugosidade interna 3 mm, onde trafega água com viscosidade 1,001.10-6 m2/s, com velocidade de 2 m/s. Em seguida, assinale a alternativa correta.
Resposta: 0,0393.
2) Entre os tipos de bombas na utilização na engenharia, destacam-se as bombas de deslocamento positivo e as bombas centrífugas, que se diferenciam quanto a seu funcionamento, sua estrutura e sua potência liberada.
Considerando o excerto apresentado, sobre a diferença entre bombas de deslocamento positivo e bombas centrífugas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Bombas de deslocamento positivo são indicadas para vazões menores do que as centrífugas.
II. Bombas centrífugas aumentam sua altura manométrica se aumentarmos a vazão .
III. Bombas de deslocamento positivo mantém a mesma vazão, independente da pressão.
IV. Bomba de deslocamento positivo diminui a vazão à medida que aumenta a viscosidade do material que irá bombear.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta: I e III apenas. 
3) Devido à razões de ordens práticas, num determinado canal foi instalado um vertedor de forma circular. O diâmetro do vertedor é de 20 cm. Quando a água represada subiu no nível do canal e começou a verter, uma escala ao lado mesmo acusou a marca de 8 cm acima do ponto mais baixo da circunferência.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que determine qual a vazão que está ocorrendo:
Resposta: 5 L/s.
4) Para medir-se a vazão de determinado curso d'água foi instalado no mesmo um vertedor retangular, de 3 m de largura e 1,5 m de altura, sem contrações laterais. Notou-se que, após a instalação do mesmo, a água elevou-se 1,75 m em relação ao leito, ficando uma altura de 0,25 m acima da soleira do vertedor (medida à 3 m à montante do vertedor).
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique a vazão:
Resposta: 0,69 m³/s.
5) Um canal retangular irá ser construído utilizando tijolos de barro para conduzir água desde uma nascente até próximo de uma fazenda. A vazão esperada neste empreendimento é de 6 m3/s, pois já foram realizadas algumas medidas expeditas junto à nascente. A declividade desde o ponto de tomada até o final do canal é de 0,0003 m/m.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique a medida da largura do fundo deste canal, de modo a que tenha máximo rendimento:
Resposta: 3,3m. 
6) Considerando o sistema de interligação dos dois reservatórios R1 e R2 da figura e assumindo os valores dos elementos hidráulicos e geométricos apresentados na tabela a seguir, calcule o diâmetro necessário para que haja ao longo da tubulação uma vazão de 2,5 m3/s. Considere no ponto de junção J um registro de derivação completamente aberto. Dados: H1 = 126 m,        H2 = 89 m,      L1 = 1642 m, L2 = 965 m,      K’ = 0,0011
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Assinale a alternativa correta.
Resposta: 500mm.
7) Um canal circular, de diâmetro 1,5 m deverá permitir o tráfego de água com uma medida de vazão de 7 m3/s de água. O canal será construído de um material que resulta em um coeficiente de Manning de 0,012. Considere a importância que deve ter para o perfeito atendimento das condições hidráulicas, a declividade ideal.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique a declividade para que o canal, atendendo os preceitos de máxima eficiência, atinja os objetivos programados:
Resposta: 0,089 m/m.
8) Ao ser construído um reservatório, um orifício de 0,317 m de diâmetro  foi colocado distante 0,10 m do fundo, para descarga do reservatório. Este detalhe foi motivado pela necessidade de se ter sempre uma camada de água no fundo do mesmo. Da maneira como está, existe 3,90 m de água acima do centro do orifício.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique qual a vazão que o mesmo proporcionará:
Resposta: 0,418 m³/s.
9) Um ramal de tubulação de PVC, de 19 mm de diâmetro, por onde trafega água à velocidade de 2 m/s, possui as peças indicadas na tabela abaixo. Se trocarmos essa tubulação  por outra, de mesmo material, de 25 mm, de quanto será a nova perda de carga?
 
	10) Quantidade
	11) Peça
	12) 1
	13) tê de saída lateral
	14) 1
	15) tê de passagem direta
	16) 5
	17) cotovelo, 90o
	18) 2
	19) válvula de gaveta, aberta
1) 
 
Assinale a alternativa correta.
Resposta: 0,52 m. 
10) Na prática da Hidráulica, o calculista muitas vezes se defronta com a necessidade de substituir canalizações. Considere que três tubulações partem de um ponto A e, por caminhos diferentes, chegam a um ponto B. Elas irão ser substituídas por outra tubulação, que também ligará os mesmos pontos. As tubulações que serão substituídas possuem uma vazão de 2 m3/s cada uma. Qual a vazão dessa nova tubulação?
Resposta: 6 m³/s.

Continue navegando