Buscar

fisica experimental 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (2,5 pontos): Calcule as corrente nos resistores R1, R2 e R3 (Fig. abaixo) sabendo que ε1 = 6V , ε2 = 2v, R1=1,0Ώ, R2 =2,0Ώ e R3 = 4,0Ώ
2a Questão (2,5 pontos): Um próton está se movendo em uma região onde existe um campo magnético uniforme B = (2 i – 4 j + 6 k) T. No instante determinado t o próton possui uma velocidade dada por v = (vx i + vy j +2,0 k) m/s e a força magnética que atua sobre a partícula é FB = (2,0 i + 1,0 j).10-17 N. Nesse instante calcule (a) a componente em x da velocidade e (b) a componente em y da velocidade.
P1 FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL III - TARDE – 21/06/2011
3a Questão (2,5 pontos): Na Figura ao lado, um cano circular de raio externo R conduz uma corrente (uniformemente distribuída) i para dentro do papel e seu centro está a uma distância de 3,0R de um fio paralelo ao cano. Determine o valor e o sentido (fora ou dentro) da corrente no fio para que o campo magnético no ponto P tenha o mesmo módulo que o campo magnético no centro do cano e no sentido oposto. 
4a Questão (2,5 pontos): Na Figura abaixo, uma barra de metal é forçada a se mover com velocidade constante v, ao longo de dois trilhos paralelos ligados em uma das extremidades por uma fita de metal. Um campo magnético de módulo B aponta para fora do papel. (a) Qual é o sentido da corrente induzida na espira formada pelos trilhos e a barra? Justifique sua resposta? (a) Se a distância entre os trilhos é L, calcule o módulo da fem induzida na espira? Não é para escrever a fórmula final e sim demonstrá-la. (b) Se a barra tem uma resistência R e a resistência dos trilhos e da fita de ligação é desprezível, qual o valor da corrente induzida?

Outros materiais