Logo Passei Direto
Buscar

Arquitetura de Software e Computação em Nuvem - Atividade 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O AWS Outposts leva serviços, infraestrutura e modelos operacionais nativos da AWS a praticamente qualquer datacenter, espaço de co-location ou instalações locais. Você pode usar as mesmas API’s, as mesmas ferramentas, o mesmo hardware e a mesma funcionalidade local e na nuvem para fornecer uma experiência híbrida verdadeiramente consistente”. Fonte: AWS. AWS Outposts. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tendências da nuvem corporativa, pode-se afirmar que o funcionamento do AWS Outpost ocorre através das seguintes ações sequenciais:
1. configuração, conexão, lançamento e construção.
2. lançamento, conexão, configuração e construção.
3. construção, conexão, lançamento e configuração.
4. lançamento, configuração, conexão e construção.
5. conexão, lançamento, construção e configuração.

Leia o trecho a seguir: “A nuvem pública é definida como uma série de serviços de computação oferecidos por terceiros à internet pública, os quais são disponibilizados a qualquer pessoa que queira utilizá-los ou comprá-los. Eles podem ser gratuitos ou vendidos sob demanda, permitindo que os clientes paguem apenas pelo seu consumo de ciclos de CPU, armazenamento ou largura de banda.” Fonte: MICROSOFT AZURE. O que é nuvem pública? Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelos de implantação em nuvem, pode-se afirmar que uma das desvantagens do uso da nuvem pública é:
1. o elevado índice de invasão que ocorre quando a nuvem é adotada por uma organização.
2. a qualidade oferecida pelo provedor, que está diretamente relacionada ao seu modelo.
3. o fato de o usuário depender de uma infraestrutura precária, em que o suporte de soluções é insuficiente para a solução de problemas.
4. o fato de que o compartilhamento entre usuários cria a possibilidade de gerar problemas relacionados a instabilidades temporárias.
5. o fato de que manutenção e suporte realizados conjuntamente podem impedir os servidores de executarem suas funções.

Leia o trecho a seguir: “Chamado de ‘Cloud Download’, esta nova ferramenta servirá para fazer a restauração do sistema operacional no caso de falhas ou quando ele precisar ser reinstalado. O recurso é semelhante a uma ferramenta disponível do sistema MacOs, da Apple.” Fonte: CURY, M. Microsoft testa serviço de recuperação em nuvem no Windows 10. 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019. (Adaptado). O trecho apresentado trata de um recurso do Windows, disponibilizado para recuperação sistêmica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que a computação em nuvem abrange:
1. o desenvolvimento contínuo do sistema em nuvem, através do licenciamento exclusivo de software e integração de equipes.
2. um modelo rígido de armazenamento, responsável por incentivar as empresas a adotarem instrumentos de tecnologia.
3. a visualização das necessidades essenciais do negócio implantado, reduzindo a escalabilidade.
4. ações que vão desde o armazenamento de backups até a execução de sistemas dentro das empresas, visando custos reduzidos e alta produtividade.
5. um conjunto de instrumentos, que eleva os custos e o nível de produtividade.

Leia o trecho a seguir: “Enquanto as empresas estão aproveitando os serviços de PaaS para algumas cargas de trabalho, elas também estão instalando software licenciado em instâncias da nuvem, com frequência. Essas licenças podem ser cobertas por acordos empresariais existentes ou podem representar novas licenças que precisam ser adquiridas. “. Fonte: WEINS, K. Licenciamento de software: o ponto cego nos custos da nuvem pública. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que nas licenças de software e nos contratos de manutenção com serviços em nuvem:
1. o armazenamento de dados na nuvem dispensa os requisitos mínimos de segurança.
2. a transferência de arquivos, quando realizada de forma extensiva, precisa de versões compatíveis do software.
3. os servidores auxiliam na transmissão de informações que se encontram estruturadas em plataformas.
4. as restrições tecnológicas existentes estão aliadas ao processamento de nível mais reduzido.
5. é necessário observar se esta tecnologia apresenta um baixo nível de complexidade.

Leia o trecho a seguir: “O mercado mundial de soluções de storage corporativo movimentou US$ 13,6 bilhões no último quadrimestre medido, no fim de 2017. O resultado representa uma alta de 13,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo relatório da IDC.” Fonte: EXAME. Players brasileiros se destacam em mercado global de US$ 13,6 bilhões. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
O trecho apresentado discorre sobre a importância do Storage corporativo e seus índices de movimentação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que o Cloud Storage é definido como:
1. um modelo de arquivamento de documentos que permite a sincronização de dados com outros dispositivos, através da internet.
2. um conjunto de recursos que utilizam requisitos mínimos de segurança para os negócios.
3. um processamento reduzido de sistemas em nuvem, que possui ausência de interligações de banda larga.
4. uma série de aplicações tradicionais na nuvem, propagadas em outros dispositivos através de um servidor.
5. uma plataforma de serviços gratuitos em um espaço menor, destinado às organizações.

Leia o trecho a seguir: “[…] anunciou hoje a expansão do seu serviço de armazenamento ES2, para oferecer aos clientes um modelo de assinatura unificada em ambientes híbridos. A novidade permite que as empresas utilizem o melhor modelo de armazenamento como serviço da categoria, no local hospedado e na nuvem, sem a necessidade de gerenciar várias assinaturas ou adquirir capacidade separada ou sobreposta.” Fonte: EXAME. Empresa expande modelo de assinatura de armazenamento como serviço em ambientes híbridos. 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
O trecho apresentado trata das características de um dos modelos de armazenamento em nuvem (ES2). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem, analise os modelos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Google Drive.
2) Dropbox.
3) Box.
4) ICloud.
( ) Apresenta aspectos parecidos com o OneDrive, visto que disponibiliza um espaço maior de armazenamento através de convites para que amigos utilizem o serviço.
( ) Suporta uma série de diversas plataformas, mas é exclusivamente utilizado em aparelhos mobile.
( ) Apresenta uma proposta mais colaborativa pois vem se consolidando como a melhor opção para edição de conteúdo, disponibilizando um espaço de 10 GB.
( ) Apresenta aplicativos para serem utilizados em PC ou Mac que possibilitam realização de uploads e sincronização do computador.

Leia o trecho a seguir: “Nuvem privada refere-se aos serviços de computação em nuvem oferecidos pela Internet ou por uma rede interna privada somente a usuários selecionados e não ao público geral. Também chamada de nuvem interna ou corporativa, a computação em nuvem privada proporciona às empresas muitos dos benefícios de uma nuvem pública.” Fonte: MICROSOFT AZURE. O que é nuvem privada? Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelos de implantação em nuvem, pode-se afirmar que a nuvem privada se caracteriza:
1. pelo fato de o cliente conseguir terceirizar as redes de softwares disponíveis na nuvem.
2. por direcionar as camadas inferiores da pilha de tecnologia para outros fornecedores.
3. por disponibilizar uma plataforma exclusiva de software através de suas configurações.
4. pelo fato de o cliente possuir controle de como as aplicações serão inseridas na nuvem.
5. por apresentar tecnologias de autenticação de maneira privativa, dentro de um data center manual.

Leia o trecho a seguir: “É correto afirmar que o MultiCloud contempla, simultaneamente, diferentes infraestruturas, com o objetivo de fornecer um maior portfólio de ferramentas e liberdade de alteração de escopo, arquitetura e escala dos ambientes.” Fonte: EMBRATEL. Multicloud. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tendências de nuvem corporativa, pode-se afirmar que o MultiCloud pode ser definido como:
1. uma configuração que adota uma alternativa capaz de executar aplicativos dos serviços em nuvem.
2. uma ferramenta responsável pela gestão da infraestrutura pertencente ao cliente e por realizar operações em distintos ambientes de tecnologia.
3. uma infraestrutura disponível, direcionada a uma determinada organização e que permite utilizar o mesmo plano de controle do VMware.
4. um serviço que envolve avaliação, implantação e gerenciamento em Cloud e que emprega a alternativa mais adequada para atender as demandas do negócio.
5. uma série de recursos disponíveis para o público e direcionados a componentes como hardware, software e serviços.

Leia o trecho a seguir: “[…] o mercado de hospedagem gerenciada no Brasil está se consolidando, com o negócio de hospedagem diminuindo em importância e abrindo espaço para serviços de nuvem privada e híbrida. A maioria dos provedores de hospedagem estão focados em manter sua base de clientes, mas sem atualizar seus serviços. “. Fonte: EXAME. Empresas no Brasil Mudam o Foco para Data Centers Híbridos. 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019. (Adaptado).
O trecho apresentado trata da importância da hospedagem gerenciada na nuvem. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de projetos em nuvem, pode-se afirmar que o gerenciamento de projetos consiste em:
1. uma atividade que objetiva atingir de maneira setorizada a organização, limitando a quantidade de pessoas envolvidas e o tempo de execução de projetos.
2. um agrupamento de dados que serão disseminados através de um controle mais rígido, em que o acesso através da internet é ilimitado.
3. um conjunto de ferramentas que permite que a empresa crie uma série de habilidades particulares, objetivando o controle de situações complexas dentro de um ambiente.
4. um desenvolvimento rígido de equipes, em que os recursos da empresa são direcionados para atender as necessidades dessas equipes.
5. uma ação que se caracteriza por apresentar diversidade de possibilidades e que planeja atingir uma meta além dos parâmetros relacionados.

O trecho apresentado trata de uma das funcionalidades do OneDrive. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem,
pode-se afirmar que a sincronização de arquivos no OneDrive é:
1. desvantajosa, pois os aplicativos direcionados para Android, Windows e IOS são disponibilizados pelo sistema Linux, com o objetivo de armazenar arquivos nos dispositivos móveis.
2. vantajosa, independentemente da versão do Windows, devido a facilidade em executar um upload mais rápido quando se trata de arquivos mais densos, mesmo que esta situação não ocorra em dispositivos móveis.
3. vantajosa, caso o sistema operacional do Windows esteja na versão 8 ou 8.1, devido ao serviço integrado e à automação de uma conta criada para o gerenciamento de arquivos.
4. vantajosa, pois centraliza os acessos aos aplicativos dentro uma plataforma, gerenciando-os de forma remota, o que impacta de maneira positiva na produtividade.
5. desvantajosa, pois restringe o uso de aplicativos considerados de baixo custo no modelo sob demanda, o que dificulta o download e a edição de arquivos na nuvem.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O AWS Outposts leva serviços, infraestrutura e modelos operacionais nativos da AWS a praticamente qualquer datacenter, espaço de co-location ou instalações locais. Você pode usar as mesmas API’s, as mesmas ferramentas, o mesmo hardware e a mesma funcionalidade local e na nuvem para fornecer uma experiência híbrida verdadeiramente consistente”. Fonte: AWS. AWS Outposts. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tendências da nuvem corporativa, pode-se afirmar que o funcionamento do AWS Outpost ocorre através das seguintes ações sequenciais:
1. configuração, conexão, lançamento e construção.
2. lançamento, conexão, configuração e construção.
3. construção, conexão, lançamento e configuração.
4. lançamento, configuração, conexão e construção.
5. conexão, lançamento, construção e configuração.

Leia o trecho a seguir: “A nuvem pública é definida como uma série de serviços de computação oferecidos por terceiros à internet pública, os quais são disponibilizados a qualquer pessoa que queira utilizá-los ou comprá-los. Eles podem ser gratuitos ou vendidos sob demanda, permitindo que os clientes paguem apenas pelo seu consumo de ciclos de CPU, armazenamento ou largura de banda.” Fonte: MICROSOFT AZURE. O que é nuvem pública? Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelos de implantação em nuvem, pode-se afirmar que uma das desvantagens do uso da nuvem pública é:
1. o elevado índice de invasão que ocorre quando a nuvem é adotada por uma organização.
2. a qualidade oferecida pelo provedor, que está diretamente relacionada ao seu modelo.
3. o fato de o usuário depender de uma infraestrutura precária, em que o suporte de soluções é insuficiente para a solução de problemas.
4. o fato de que o compartilhamento entre usuários cria a possibilidade de gerar problemas relacionados a instabilidades temporárias.
5. o fato de que manutenção e suporte realizados conjuntamente podem impedir os servidores de executarem suas funções.

Leia o trecho a seguir: “Chamado de ‘Cloud Download’, esta nova ferramenta servirá para fazer a restauração do sistema operacional no caso de falhas ou quando ele precisar ser reinstalado. O recurso é semelhante a uma ferramenta disponível do sistema MacOs, da Apple.” Fonte: CURY, M. Microsoft testa serviço de recuperação em nuvem no Windows 10. 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019. (Adaptado). O trecho apresentado trata de um recurso do Windows, disponibilizado para recuperação sistêmica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que a computação em nuvem abrange:
1. o desenvolvimento contínuo do sistema em nuvem, através do licenciamento exclusivo de software e integração de equipes.
2. um modelo rígido de armazenamento, responsável por incentivar as empresas a adotarem instrumentos de tecnologia.
3. a visualização das necessidades essenciais do negócio implantado, reduzindo a escalabilidade.
4. ações que vão desde o armazenamento de backups até a execução de sistemas dentro das empresas, visando custos reduzidos e alta produtividade.
5. um conjunto de instrumentos, que eleva os custos e o nível de produtividade.

Leia o trecho a seguir: “Enquanto as empresas estão aproveitando os serviços de PaaS para algumas cargas de trabalho, elas também estão instalando software licenciado em instâncias da nuvem, com frequência. Essas licenças podem ser cobertas por acordos empresariais existentes ou podem representar novas licenças que precisam ser adquiridas. “. Fonte: WEINS, K. Licenciamento de software: o ponto cego nos custos da nuvem pública. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que nas licenças de software e nos contratos de manutenção com serviços em nuvem:
1. o armazenamento de dados na nuvem dispensa os requisitos mínimos de segurança.
2. a transferência de arquivos, quando realizada de forma extensiva, precisa de versões compatíveis do software.
3. os servidores auxiliam na transmissão de informações que se encontram estruturadas em plataformas.
4. as restrições tecnológicas existentes estão aliadas ao processamento de nível mais reduzido.
5. é necessário observar se esta tecnologia apresenta um baixo nível de complexidade.

Leia o trecho a seguir: “O mercado mundial de soluções de storage corporativo movimentou US$ 13,6 bilhões no último quadrimestre medido, no fim de 2017. O resultado representa uma alta de 13,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo relatório da IDC.” Fonte: EXAME. Players brasileiros se destacam em mercado global de US$ 13,6 bilhões. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
O trecho apresentado discorre sobre a importância do Storage corporativo e seus índices de movimentação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que o Cloud Storage é definido como:
1. um modelo de arquivamento de documentos que permite a sincronização de dados com outros dispositivos, através da internet.
2. um conjunto de recursos que utilizam requisitos mínimos de segurança para os negócios.
3. um processamento reduzido de sistemas em nuvem, que possui ausência de interligações de banda larga.
4. uma série de aplicações tradicionais na nuvem, propagadas em outros dispositivos através de um servidor.
5. uma plataforma de serviços gratuitos em um espaço menor, destinado às organizações.

Leia o trecho a seguir: “[…] anunciou hoje a expansão do seu serviço de armazenamento ES2, para oferecer aos clientes um modelo de assinatura unificada em ambientes híbridos. A novidade permite que as empresas utilizem o melhor modelo de armazenamento como serviço da categoria, no local hospedado e na nuvem, sem a necessidade de gerenciar várias assinaturas ou adquirir capacidade separada ou sobreposta.” Fonte: EXAME. Empresa expande modelo de assinatura de armazenamento como serviço em ambientes híbridos. 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
O trecho apresentado trata das características de um dos modelos de armazenamento em nuvem (ES2). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem, analise os modelos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Google Drive.
2) Dropbox.
3) Box.
4) ICloud.
( ) Apresenta aspectos parecidos com o OneDrive, visto que disponibiliza um espaço maior de armazenamento através de convites para que amigos utilizem o serviço.
( ) Suporta uma série de diversas plataformas, mas é exclusivamente utilizado em aparelhos mobile.
( ) Apresenta uma proposta mais colaborativa pois vem se consolidando como a melhor opção para edição de conteúdo, disponibilizando um espaço de 10 GB.
( ) Apresenta aplicativos para serem utilizados em PC ou Mac que possibilitam realização de uploads e sincronização do computador.

Leia o trecho a seguir: “Nuvem privada refere-se aos serviços de computação em nuvem oferecidos pela Internet ou por uma rede interna privada somente a usuários selecionados e não ao público geral. Também chamada de nuvem interna ou corporativa, a computação em nuvem privada proporciona às empresas muitos dos benefícios de uma nuvem pública.” Fonte: MICROSOFT AZURE. O que é nuvem privada? Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelos de implantação em nuvem, pode-se afirmar que a nuvem privada se caracteriza:
1. pelo fato de o cliente conseguir terceirizar as redes de softwares disponíveis na nuvem.
2. por direcionar as camadas inferiores da pilha de tecnologia para outros fornecedores.
3. por disponibilizar uma plataforma exclusiva de software através de suas configurações.
4. pelo fato de o cliente possuir controle de como as aplicações serão inseridas na nuvem.
5. por apresentar tecnologias de autenticação de maneira privativa, dentro de um data center manual.

Leia o trecho a seguir: “É correto afirmar que o MultiCloud contempla, simultaneamente, diferentes infraestruturas, com o objetivo de fornecer um maior portfólio de ferramentas e liberdade de alteração de escopo, arquitetura e escala dos ambientes.” Fonte: EMBRATEL. Multicloud. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tendências de nuvem corporativa, pode-se afirmar que o MultiCloud pode ser definido como:
1. uma configuração que adota uma alternativa capaz de executar aplicativos dos serviços em nuvem.
2. uma ferramenta responsável pela gestão da infraestrutura pertencente ao cliente e por realizar operações em distintos ambientes de tecnologia.
3. uma infraestrutura disponível, direcionada a uma determinada organização e que permite utilizar o mesmo plano de controle do VMware.
4. um serviço que envolve avaliação, implantação e gerenciamento em Cloud e que emprega a alternativa mais adequada para atender as demandas do negócio.
5. uma série de recursos disponíveis para o público e direcionados a componentes como hardware, software e serviços.

Leia o trecho a seguir: “[…] o mercado de hospedagem gerenciada no Brasil está se consolidando, com o negócio de hospedagem diminuindo em importância e abrindo espaço para serviços de nuvem privada e híbrida. A maioria dos provedores de hospedagem estão focados em manter sua base de clientes, mas sem atualizar seus serviços. “. Fonte: EXAME. Empresas no Brasil Mudam o Foco para Data Centers Híbridos. 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019. (Adaptado).
O trecho apresentado trata da importância da hospedagem gerenciada na nuvem. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de projetos em nuvem, pode-se afirmar que o gerenciamento de projetos consiste em:
1. uma atividade que objetiva atingir de maneira setorizada a organização, limitando a quantidade de pessoas envolvidas e o tempo de execução de projetos.
2. um agrupamento de dados que serão disseminados através de um controle mais rígido, em que o acesso através da internet é ilimitado.
3. um conjunto de ferramentas que permite que a empresa crie uma série de habilidades particulares, objetivando o controle de situações complexas dentro de um ambiente.
4. um desenvolvimento rígido de equipes, em que os recursos da empresa são direcionados para atender as necessidades dessas equipes.
5. uma ação que se caracteriza por apresentar diversidade de possibilidades e que planeja atingir uma meta além dos parâmetros relacionados.

O trecho apresentado trata de uma das funcionalidades do OneDrive. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem,
pode-se afirmar que a sincronização de arquivos no OneDrive é:
1. desvantajosa, pois os aplicativos direcionados para Android, Windows e IOS são disponibilizados pelo sistema Linux, com o objetivo de armazenar arquivos nos dispositivos móveis.
2. vantajosa, independentemente da versão do Windows, devido a facilidade em executar um upload mais rápido quando se trata de arquivos mais densos, mesmo que esta situação não ocorra em dispositivos móveis.
3. vantajosa, caso o sistema operacional do Windows esteja na versão 8 ou 8.1, devido ao serviço integrado e à automação de uma conta criada para o gerenciamento de arquivos.
4. vantajosa, pois centraliza os acessos aos aplicativos dentro uma plataforma, gerenciando-os de forma remota, o que impacta de maneira positiva na produtividade.
5. desvantajosa, pois restringe o uso de aplicativos considerados de baixo custo no modelo sob demanda, o que dificulta o download e a edição de arquivos na nuvem.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“O AWS Outposts leva serviços, infraestrutura e modelos operacionais nativos da AWS a praticamente qualquer datacenter, espaço de co-location ou instalações locais. Você pode usar as mesmas API’s, as mesmas ferramentas, o mesmo hardware e a mesma funcionalidade local e na nuvem para fornecer uma experiência híbrida verdadeiramente consistente”. 
Fonte: AWS. AWS Outposts. Disponível em: <https://aws.amazon.com/pt/outposts/>. Acesso em: 04 ago. 2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tendências da nuvem corporativa, pode-se afirmar que o funcionamento do AWS Outpost ocorre através das seguintes ações sequenciais: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
configuração, conexão, lançamento e construção. 
Resposta correta
2. 
construção, conexão, lançamento e configuração.  
3. 
lançamento, configuração, conexão e construção. 
4. 
lançamento, conexão, configuração e construção.
5. 
conexão, lançamento, construção e configuração. 
2. Pergunta 2
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“A nuvem pública é definida como uma série de serviços de computação oferecidos por terceiros à internet pública, os quais são disponibilizados a qualquer pessoa que queira utilizá-los ou comprá-los. Eles podem ser gratuitos ou vendidos sob demanda, permitindo que os clientes paguem apenas pelo seu consumo de ciclos de CPU, armazenamento ou largura de banda.” 
Fonte: MICROSOFT AZURE. O que é nuvem pública? Disponível em: <https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-a-public-cloud/>. Acesso em: 04 ago. 2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelos de implantação em nuvem, pode-se afirmar que uma das desvantagens do uso da nuvem pública é: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o elevado índice de invasão que ocorre quando a nuvem é adotada por uma organização.
2. 
o fato de o usuário depender de uma infraestrutura precária, em que o suporte de soluções é insuficiente para a solução de problemas.
3. 
o fato de que manutenção e suporte realizados conjuntamente podem impedir os servidores de executarem suas funções. 
4. 
o fato de que o compartilhamento entre usuários cria a possibilidade de gerar problemas relacionados a instabilidades temporárias.
Resposta correta
5. 
a qualidade oferecida pelo provedor, que está diretamente relacionada ao seu modelo.
3. Pergunta 3
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“Chamado de ‘Cloud Download’, esta nova ferramenta servirá para fazer a restauração do sistema operacional no caso de falhas ou quando ele precisar ser reinstalado. O recurso é semelhante a uma ferramenta disponível do sistema MacOs, da Apple.” 
Fonte: CURY, M. Microsoft testa serviço de recuperação em nuvem no Windows 10. 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/microsoft-testa-servico-de-recuperacao-em-nuvem-no-windows-10/>. Acesso em: 04 ago. 2019. (Adaptado). 
 
O trecho apresentado trata de um recurso do Windows, disponibilizado para recuperação sistêmica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que a computação em nuvem abrange: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a visualização das necessidades essenciais do negócio implantado, reduzindo a escalabilidade. 
2. 
ações que vão desde o armazenamento de backups até a execução de sistemas dentro das empresas, visando custos reduzidos e alta produtividade. 
Resposta correta
3. 
um modelo rígido de armazenamento, responsável por incentivar as empresas a adotarem instrumentos de tecnologia. 
4. 
um conjunto de instrumentos, que eleva os custos e o nível de produtividade. 
5. 
o desenvolvimento contínuo do sistema em nuvem, através do licenciamento exclusivo de software e integração de equipes. 
4. Pergunta 4
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“Enquanto as empresas estão aproveitando os serviços de PaaS para algumas cargas de trabalho, elas também estão instalando software licenciado em instâncias da nuvem, com frequência. Essas licenças podem ser cobertas por acordos empresariais existentes ou podem representar novas licenças que precisam ser adquiridas. “. 
Fonte: WEINS, K. Licenciamento de software: o ponto cego nos custos da nuvem pública. 2018. Disponível em: <https://cloud.google.com/storage/docs/xml-api/overview?hl=pt-br>. Acesso em: 04 ago. 2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que nas licenças de software e nos contratos de manutenção com serviços em nuvem: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o armazenamento de dados na nuvem dispensa os requisitos mínimos de segurança. 
2. 
é necessário observar se esta tecnologia apresenta um baixo nível de complexidade. 
3. 
as restrições tecnológicas existentes estão aliadas ao processamento de nível mais reduzido. 
4. 
os servidores auxiliam na transmissão de informações que se encontram estruturadas em plataformas. 
5. 
a transferência de arquivos, quando realizada de forma extensiva, precisa de versões compatíveis do software. 
Resposta correta
5. Pergunta 5
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“O mercado mundial de soluções de storage corporativo movimentou US$ 13,6 bilhões no último quadrimestre medido, no fim de 2017. O resultado representa uma alta de 13,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo relatório da IDC.” 
Fonte: EXAME. Players brasileiros se destacam em mercado global de US$ 13,6 bilhões. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/players-brasileiros-se-destacam-em-mercado-global-de-us-136-bilhoes-2/>. Acesso em: 04 ago. 2019. 
 
O trecho apresentado discorre sobre a importância do Storage corporativo e seus índices de movimentação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de implementação, pode-se afirmar que o Cloud Storage é definido como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
um modelo de arquivamento de documentos que permite a sincronização de dados com outros dispositivos, através da internet. 
Resposta correta
2. 
uma plataforma de serviços gratuitos em um espaço menor, destinado às organizações. 
3. 
uma série de aplicações tradicionais na nuvem, propagadas em outros dispositivos através de um servidor.
4. 
um conjunto de recursos que utilizam requisitos mínimos de segurança para os negócios.  
5. 
um processamento reduzido de sistemas em nuvem, que possui ausência de interligações de banda larga. 
6. Pergunta 6
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“[…] anunciou hoje a expansão do seu serviço de armazenamento ES2, para oferecer aos clientes um modelo de assinatura unificada em ambientes híbridos. A novidade permite que as empresas utilizem o melhor modelo de armazenamento como serviço da categoria, no local hospedado e na nuvem, sem a necessidade de gerenciar várias assinaturas ou adquirir capacidade separada ou sobreposta.” 
Fonte: EXAME. Empresa expande modelo de assinatura de armazenamento como serviço em ambientes híbridos. 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/empresa-expande-modelo-de-assinatura-de-armazenamento-como-servico-em-ambientes-hibridos/>. Acesso em: 04 ago. 2019. 
 
O trecho apresentado trata das características de um dos modelos de armazenamento em nuvem (ES2). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem, analise os modelos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
 
1) Google Drive. 
2) Dropbox. 
3) Box. 
4) ICloud. 
 
( ) Apresenta aspectos parecidos com o OneDrive, visto que disponibiliza um espaço maior de armazenamento através de convites para que amigos utilizem o serviço. 
( ) Suporta uma série de diversas plataformas, mas é exclusivamente utilizado em aparelhos mobile. 
( ) Apresenta uma proposta mais colaborativa pois vem se consolidando como a melhor opção para edição de conteúdo, disponibilizando um espaço de 10 GB. 
( ) Apresenta aplicativos para serem utilizados em PC ou Mac que possibilitam realização de uploads e sincronização do computador. 
Agora, assinale a alternativa que apresentaa sequência correta: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 2, 4. 
2. 
2, 4, 3, 1. 
Resposta correta
3. 
1, 2, 4, 3.  
4. 
 2, 3, 4, 1. 
5. 
4, 1, 2, 3. 
7. Pergunta 7
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“Nuvem privada refere-se aos serviços de computação em nuvem oferecidos pela Internet ou por uma rede interna privada somente a usuários selecionados e não ao público geral. Também chamada de nuvem interna ou corporativa, a computação em nuvem privada proporciona às empresas muitos dos benefícios de uma nuvem pública.” 
Fonte: MICROSOFT AZURE. O que é nuvem privada? Disponível em: <https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-a-private-cloud/>. Acesso em: 04 ago. 2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modelos de implantação em nuvem, pode-se afirmar que a nuvem privada se caracteriza: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pelo fato de o cliente possuir controle de como as aplicações serão inseridas na nuvem.  
Resposta correta
2. 
pelo fato de o cliente conseguir terceirizar as redes de softwares disponíveis na nuvem.  
3. 
por disponibilizar uma plataforma exclusiva de software através de suas configurações.  
4. 
por direcionar as camadas inferiores da pilha de tecnologia para outros fornecedores. 
5. 
por apresentar tecnologias de autenticação de maneira privativa, dentro de um data center manual.  
8. Pergunta 8
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“É correto afirmar que o MultiCloud contempla, simultaneamente, diferentes infraestruturas, com o objetivo de fornecer um maior portfólio de ferramentas e liberdade de alteração de escopo, arquitetura e escala dos ambientes.” 
Fonte: EMBRATEL. Multicloud. Disponível em: <https://www.embratel.com.br/cloud/multicloud>. Acesso em: 04 ago. 2019. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tendências de nuvem corporativa, pode-se afirmar que o MultiCloud pode ser definido como: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
uma série de recursos disponíveis para o público e direcionados a componentes como hardware, software e serviços. 
2. 
uma ferramenta responsável pela gestão da infraestrutura pertencente ao cliente e por realizar operações em distintos ambientes de tecnologia. 
3. 
um serviço que envolve avaliação, implantação e gerenciamento em Cloud e que emprega a alternativa mais adequada para atender as demandas do negócio.
Resposta correta
4. 
uma configuração que adota uma alternativa capaz de executar aplicativos dos serviços em nuvem. 
5. 
uma infraestrutura disponível, direcionada a uma determinada organização e que permite utilizar o mesmo plano de controle do VMware. 
9. Pergunta 9
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“[…] o mercado de hospedagem gerenciada no Brasil está se consolidando, com o negócio de hospedagem diminuindo em importância e abrindo espaço para serviços de nuvem privada e híbrida. A maioria dos provedores de hospedagem estão focados em manter sua base de clientes, mas sem atualizar seus serviços. “. 
Fonte: EXAME. Empresas no Brasil Mudam o Foco para Data Centers Híbridos. 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/releases/empresas-no-brasil-mudam-o-foco-para-data-centers-hibridos/>. Acesso em: 04 ago. 2019. (Adaptado). 
 
O trecho apresentado trata da importância da hospedagem gerenciada na nuvem. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão de projetos em nuvem, pode-se afirmar que o gerenciamento de projetos consiste em: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
uma ação que se caracteriza por apresentar diversidade de possibilidades e que planeja atingir uma meta além dos parâmetros relacionados. 
2. 
uma atividade que objetiva atingir de maneira setorizada a organização, limitando a quantidade de pessoas envolvidas e o tempo de execução de projetos. 
3. 
um agrupamento de dados que serão disseminados através de um controle mais rígido, em que o acesso através da internet é ilimitado. 
4. 
um desenvolvimento rígido de equipes, em que os recursos da empresa são direcionados para atender as necessidades dessas equipes. 
5. 
um conjunto de ferramentas que permite que a empresa crie uma série de habilidades particulares, objetivando o controle de situações complexas dentro de um ambiente. 
Resposta correta
10. Pergunta 10
/0
Leia o trecho a seguir: 
 
“[…] é possível assinar o serviço para monitorar o endereço “1drv.ms” e visualizar todos os links compartilhados do OneDrive da Microsoft que foram acessados pelos usuários que instalaram essas extensões. O link em si dá acesso ao documento compartilhado”. 
Fonte: ROHR, A. Extensões do Chrome e Firefox vazaram sites visitados por milhões de internautas. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2019/07/19/extensoes-do-chrome-e-firefox-vazaram-sites-visitados-por-milhoes-de-internautas.ghtml>. Acesso em 04 ago. 2019. 
 
O trecho apresentado trata de uma das funcionalidades do OneDrive. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem, pode-se afirmar que a sincronização de arquivos no OneDrive é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 desvantajosa, pois os aplicativos direcionados para Android, Windows e IOS são disponibilizados pelo sistema Linux, com o objetivo de armazenar arquivos nos dispositivos móveis. 
2. 
 vantajosa, independentemente da versão do Windows, devido a facilidade em executar um upload mais rápido quando se trata de arquivos mais densos, mesmo que esta situação não ocorra em dispositivos móveis.
3. 
vantajosa, caso o sistema operacional do Windows esteja na versão 8 ou 8.1, devido ao serviço integrado e à automação de uma conta criada para o gerenciamento de arquivos. 
Resposta correta
4. 
vantajosa, pois centraliza os acessos aos aplicativos dentro uma plataforma, gerenciando-os de forma remota, o que impacta de maneira positiva na produtividade. 
5. 
desvantajosa, pois restringe o uso de aplicativos considerados de baixo custo no modelo sob demanda, o que dificulta o download e a edição de arquivos na nuvem.

Mais conteúdos dessa disciplina