Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA-Responsabiidade socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Aluno: Miguel Barbosa Pinheiro
Matrícula: 01460565
Curso: Engenharia Elétrica
Os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são elementos criados pela Organização das Nações Unidas com intuito de eliminar com a pobreza, defender o planeta e sustentar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são resultados da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012. 
A intenção foi de construir um conjunto de metas que complementasse os confrontos ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que a humanidade enfrenta. Esses dezessete objetivos também abrangem a alteração climática, desproporção econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. É um propósito de prática integral para um 2030 sustentável.
Os ODS são os propulsores da Agenda e deverão ser atingidos até o ano 2030. Espera-se que os ODS e seus propósitos passem a fomentar e contribuir com ações em áreas de vital importância para a humanidade em geral: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Conciliando os Propósitos Milenário e as metodologias derivados da Rio+20, a Agenda 2030 e os ODS encabeçam uma nova fase para o crescimento dos países, que deseja inserir-se completamente todos os elementos do crescimento sustentável e engajar todos os países na composição do planeta que esperamos deixar para as futuras gerações.
Primeiro Setor
O Primeiro Setor, também conhecido como setor público, representam os brasileiros que agem em prol dos interesses públicos. Não têm fins lucrativos, o dinheiro que circula nesse setor é público e, consequentemente, deve ter sua aplicação pública. Essencialmente a principal motivação do primeiro setor é o interesse público. Fazem parte deste grande bloco as administrações públicas distritais, municipais, estaduais e federais.
Vamos ver alguns exemplos de setor público:
Caixa Econômica Federal: Banco Federal que zela pelo impacto e complexidade de suas atividades, incorpora a responsabilidade sustentável nos negócios, nos produtos e na estratégia, através de recursos próprios prioriza o investimento em apoio a projetos que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade. Zela pela erradicação da pobreza e ainda promove o acesso da população de baixa renda ao crédito, estimulando a inclusão financeira e socioeconômica.
BNDES - Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo. Atuando por meio de produtos, programas e fundos. Por ser uma empresa pública e não um banco comercial, o BNDES avalia a concessão do apoio com foco no impacto socioambiental e econômico. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição. Também atuando na Agropecuária, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Regional e territorial, exportação, Indústria, comércio e serviços, infraestrutura, meio ambiente, micro, pequenas e médias empresas.
Segundo Setor
O Segundo Setor corresponde à livre iniciativa, que gira em torno dos lucros, que é obtido por meio de atividades econômicas (que pode ser a comercialização tanto de produtos, quanto de serviços). Popularmente esse setor também é chamado como “mercado”. Ele é constituído por empresas privadas, que competem entre si e trabalham visando o próprio lucro, instituições que possuem finalidade lucrativa. Por fim, seu foco é voltado aos resultados corporativos, como lucro e expansão. Empresas também possuem função social, tendo em vista que devem operar em conformidade com leis e regras, atuando de forma a não prejudicar a sociedade.
Vamos ver alguns exemplos de setor privado:
Natura: Empresa privada que é um ícone quando o quesito é sustentabilidade, ela produz seus cosméticos através de riquezas naturais da floresta de forma ambientalmente correta e com excelência em qualidade. Contribui fortemente para uma agricultura sustentável, já que, faz parcerias com produtores rurais para exploração consciente de algumas riquezas naturais, como por exemplo, Castanha do Pará e Erva Doce. 
Ambev: Empresa fabricante de bebidas que desenvolve alguns programas de sustentabilidade, entre eles está a preservação de água potável e saneamento, gerenciando o índice de consumo de água nas cervejarias e preservação de bacias hidrográficas. Existe êxito nessa atividade devido o apoio de sistemas tecnológicos que reduzem o consumo de água nas plantas.
Terceiro Setor 
O Terceiro Setor é composto instituições religiosas, ONG´s, entidade beneficentes, organizações composta por voluntários onde não haja fins lucrativos e os objetivos sejam de caráter social, visando o bem estar da população. Vale ressaltar que, embora esse setor não seja nem privado e nem público, financeiramente ele conta com a participação de ambos os setores. Desenvolve serviços de caráter público, em prol do atendimento dos direitos básicos da cidadania. Trata-se, então, da sociedade organizada para tratar de suprir as necessidades coletivas não atendidas pelo Estado. 
Vamos ver alguns exemplos do terceiro setor:
Agência Canaã – A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás possui ampla experiência em projetos de Agricultura Familiar, Ações com Voluntariado, Prevenção e Combate à Incêndios, Educação Ambiental, Empreendedorismo Feminino, Treinamento Empresarial, Ecoturismo, Proteção da Criança e Adolescente, Melhor Idade, Facilitação de Conselhos, GT’s e Comitês, Fortalecimento da Gestão Pública e Regularização Fundiária. Trazendo desenvolvimento social no município de Canaã dos Carajás no Estado do Pará.
Instituto ROUTE Brasil - é uma Organização não governamental criada com o propósito de ser uma direção de comprometimento para anular o impacto do nosso consumo no meio ambiente, praticando intervenções para diminuir o efeito do consumo e do descarte de resíduos em ambientes naturais. O ROUTE opera com 11 projetos, entre limpeza de praias e ilhas, palestras e ações artísticas e educativas, que questionam a responsabilidade do consumi dor e sugerem que as grandes empresas revejam suas políticas de descarte e logística reversa. 
Referências:
1 - Exemplos de empresas sustentáveis. Portal Solar, 2022. Disponível em https://www.portalsolar.com.br/exemplos-de-empresas-sustentaveis-para-seu-negocio/ acesso em: 12 Junho de 2022.
2 – Agência Canaã: https://pt-br.facebook.com/pages/category/Nonprofit-Organization/Ag%C3%AAncia-de-Desenvolvimento-Econ%C3%B4mico-e-Social-de-Cana%C3%A3-dos-Caraj%C3%A1s-1388787788004492/ acesso em 12 de Junho de 2022
3 – Portal Paralelo - https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/agenda-2030-da-onu?gclid=CjwKCAjwnZaVBhA6EiwAVVyv9L9lRBdvq92rTp3WAMG6LWtTTvW8jEOB8zTtM11pf7WOsW2n7XyqlBoCWaUQAvD_BwE / Acesso em 10 de Junho de 2022
4 – Instituto Route - https://routebrasil.org/ Acesso em 10 de Junho de 2022

Continue navegando