Buscar

Prova de Biofisica Aplicada as Ciências Biomedicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
BIOMEDICINA – 2022/1
PROVA PRESENCIAL (AP) DA MATÉRIA DE BIOFÍSICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
Obs.: Neste PDF há somente as perguntas com as respostas corretas. Não inclui as respostas erradas para não confundir na hora de revisar. Espero que te ajude. Bons estudos!
Com carinho, @biomaisa 
Questões de múltipla escolha
Questão 1: Em setembro de 1987, 2 catadores de lixo na cidade de Goiânia entraram em uma clínica abandonada, encontrar uma máquina ali dentro e a desmontaram. Mal sabiam eles que causariam o que já foi considerado o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986, e o maior acidente radioativo da história fora de uma instalação nuclear. Os 2 homens Wagner Pereira e Roberto Alves, retiraram a parte superior da máquina - que era unidade de radioterapia usada para tratamentos contra o câncer - e a levaram para casa em um carrinho de mão. Eles usaram chaves de fenda para abrir a pesada caixa de chumbo. Dentro havia um cilindro que continha 19 gramas de césio-137, Uma substância altamente radioativa.
Sobre a radioatividade é correto afirmar:
A) Sempre que o núcleo de um átomo é instável, ele é chamado de radionuclídeo, e a maneira que ele busca para transferir essa energia em busca de estabilidade é denominada radioatividade. ✅
Questão 2: Leia o texto a seguir: 
“ A produção de entropia – isto é, o aumento do grau de desordem de um sistema – é uma tendência inexorável no mundo macroscópica, em decorrência da segunda lei da termodinâmica. 
Analise as afirmativas a seguir: 
I) A tendência universal de todas as transformações é levar os sistemas ao estado de equilíbrio, o que pode ser correlacionado com rearranjos das moléculas passando de configurações ordenadas para configurações desordenadas. ✅
II) Num sistema isolado, toda transformação espontânea é aquela que se dá com o aumento de entropia.✅
III) Considerando-se um sistema aberto, sua variação de entropia, isoladamente, não é suficiente para definir a espontaneidade dos processos que nele ocorrem. Há necessidade de se determinar também a variação da entropia nos arredores. ✅
IV) Do ponto de vista operacional, a determinação da variação de entropia dos arredores não é muito prática, devido a conceituação de arredor ser, em alguns casos, difícil de ser estabelecida. Em vista disso procurou-se uma nova função de estado que dependesse de parâmetros restritos ao sistema. Essa nova função é a chamada energia livre. ✅
É CORRETO o que se destaca em:
A) I, II, III e IV ✅
Questão 3: Quando uma célula nervosa não está sofrendo nenhum tipo de estímulo externo, dizemos que a célula está em repouso. O potencial é negativo no interior da membrana nas condições de repouso. Esse potencial gerado pela célula em repouso é decorrente das diferenças das concentrações iônicas entre o lado interno e externo da célula. Assinale a alternativa CORRETA.
A) A membrana das células nervosas é quase impermeável aos íons de sódio, mas é muito permeável aos íons de potássio. ✅
Questão 4: Existe um transporte em que há necessidade da interação da substância com proteínas na membrana celular que facilitam a passagem da substâncias através de uma ligação químicas mas sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração. De que tipo de transporte se refere o texto?
D) Difusão facilitada. ✅
Questão 5: O implante coclear ou “ouvido biônico” é um aparelho digital de alta complexidade tecnológica que tem sido utilizado para restaurar a função auditiva nós pacientes portadores de surdez severa a profunda que não se beneficiam com o uso de próteses auditivas convencionais. Trata-se de um equipamento eletrônico computadorizado que substitui a função do ouvido interno de pessoas que tem surdez total ou quase total. Assim, o implante estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea. Esses estímulos são levados via nervo auditivo para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado e é considerado uma das maiores conquistas da engenharia ligada a medicina do nosso século. Foi lançado há alguns anos e já beneficia mais de 400.000 pessoas no mundo, sendo contabilizados cerca de 7.000 usuários só no Brasil. 
O nosso cérebro não é capaz de perceber diretamente as ondas sonoras. Como já visto o cérebro só entende os impulsos nervosos. Assim, o som precisa ser traduzido em impulso nervoso para que o nosso cérebro seja capaz de percebe-lo. Esse é o papel do ouvido humano. Assinale a alternativa CORRETA:
B) O ouvido interno é constituído por uma série de cavidades ósseas chamadas labirinto, compreendendo o vestíbulo, o utrículo e o sáculo. É no labirinto que se encontra uma estrutura em caracol chamada de cóclea. ✅
Questão 6: A energia cinética K, de uma partícula de massa m, com velocidade v, é K= m.v² ÷ 2. Sabendo-se que a unidade de energia é o Joule (J), a descrição explícita dessa unidade, bem como a energia cinética de uma pessoa de massa 70kg com velocidade de 5 m/a (18 km/h), serão respectivamente de: 
A) Kg.m²/s² 875 ✅
Questão 7: Uma das principais funções da membrana plasmática é controlar o que entra e o que sai do interior da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva. Por ser formada por uma bicamada lipídica, ela é impermeável a maior parte das moléculas solúveis em água. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Substâncias hidrofóbica atravessam a membrana com facilidade, enquanto substâncias hidrofílica tem grande dificuldade para atravessa-la ou simplesmente não atravessam. ✅
Questão 8: As células são capazes de gerar eletricidade espontaneamente, fenômeno que é conhecido por bioeletrogenese. Os íons são substancias químicas que ganharam ou perderam elétrons e se tornaram eletricamente carregados. Os íons podem ter carga negativa (ânion) ou positiva (cation). Nas células, os íons responsáveis pela geração da eletricidade são os íons de sódio (Na+) e potássio (K+). Assinale a alternativa INCORRETA.
 D ) Como a membrana é muito menos permeável aos íons de potássio, esses íons tem papel muito menor na eletricidade negativa gerada no interior das células pela difusão dos íons de sódio. ✅
Questão 9: Um projeto científico que planejava descrever todos os peixes elétricos da América do Sul encontrou uma espécie que emite a maior voltagem já registrada por animal, chegando a 860 volts. As células são capazes de gerar eletricidade espontaneamente, fenômeno que é conhecido como bioeletrogenese. Para entender como esse fenômeno acontece, precisamos entender primeiro que os íons são substancias químicas que ganharam ou perderem elétrons e se tornaram eletricamente carregados. Os íons podem ter carga negativa (ânion) ou positiva (cation). Nas células, os íons responsáveis pela geração de eletricidade são os íons de sódio (Na+) e potássio (K+). Assinale a alternativa CORRETA.
 C ) A bomba de sódio-potassio transporta íons de sódio para fora da célula, mantendo a baixa concentração desses íons no lado interno e alta concentração no lado externo e que ao mesmo tempo transporta íons de potássio para dentro, mantendo uma alta concentração desse íon no lado interno e uma baixa concentração no lado externo. ✅
Questão 10: A membrana celular reveste e delimita a célula, formando uma grande barreira. Tudo o que entra ou sai da célula obrigatoriamente passa pelo controle da membrana celular. Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Substâncias hidrofílica atravessam a membrana com facilidade, enquanto substâncias hidrofóbica tem grande dificuldade para atravessa-la ou simplesmente não atravessam. ✅
Obs.: Observe que a pergunta 7 e 10 são perguntas parecidas e as respostas também são parecidas. Observar isso nas provas – pegadinhas que podemos visualizar e conseguir os pontos necessários se prestarmos atenção. 
Ler e reler a prova com calma. 
Inspiração:
Uma nota baixa não significa que você é um aluno ruim. Tente mudar de direção, descobrir novas técnicas de aprendizado. É como diz a frase de uma velha música: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do queter aquela velha opinião formada sobre tudo....” 
Maysa 
 @biomaisa

Outros materiais