Buscar

Estudo dirigido Biofísica

Prévia do material em texto

1. Explique o que é radiação não ionizante e ionizante. 
R: Radiação Ionizante: energia de um fotão que é suficiente para quebrar ligações químicas ex: Raio x e raios gamas.
Radiação Não Ionizante: quando a energia não é suficiente. Energia insuficiente por quanta para ionizar átomos ou moléculas ex: radiofrequências (usadas pelos telemóveis) 
2. Quais são os efeitos físicos a radiação não ionizante promove? 
R: Lesões térmicas, temperatura alta, efeitos terapêuticos, alta energia eletrostática
3. Por que a ionização causa efeitos biológicos? 
R: Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular. Células transformadas em íons podem remover elétrons, portanto, a ionização enfraquece as ligações. E o resultado? Células modificadas e, consequentemente, mutações genéticas.
4. Quais os componentes do aparelho auditivo dos mamíferos? Explique o papel de cada uma das divisões do ouvido dos mamíferos. 
R: Componentes: Nos mamíferos, o órgão responsável pela audição é a orelha (ouvido), que é dividida em três regiões: orelha externa, orelha média e orelha interna.
Ouvido externo: Pavilhão auricular (orelha): capta e canaliza as ondas para o meato auditivo e tímpano. Meato auditivo: serve como proteção e como amplificador de pressão
Orelha Média: Tímpano.
Ossículos auditivos: Martelo, bigorna e estribo
Músculo: Tensor do tímpano e estapedio
Trompa de Eustáquio
Transmissão da vibração da membrana timpânica até a porta de entrada do ouvido interno (janela oval). Transmissão ocorre entre meios com propriedades distintas do Meio aéreo (ouvido externo) para o Meio liquido (ouvido interno). Ouvido médio atua como um transformador acústico 
Orelha Interna: Cóclea
Células Ciliadas
Núcleo auditivo
córtex 
estão os órgãos responsáveis pela captação dos estímulos sonoros e pelo equilíbrio. Dupla função – Equilíbrio e audição.
5. Qual o papel da cóclea e as células ciliadas do ouvido interno? 
R: A cóclea é um tubo enrolado que lembra a concha de um caracol. Seu interior se divide em três partes cheias de líquido. Em uma das partes temos o órgão espiral, também conhecido como órgão de Corti. Nesse órgão há células sensoriais responsáveis pela captação do som. As células sensoriais possuem cílios. Esses cílios entram em contato com a membrana tectórica que está acima deles.
Transdução sensorial 
6. Quais os componentes do olho vesicular dos mamíferos? Explique o papel de cada uma das estruturas. 
R: Componentes: lente, retina, células fotorreceptoras, neurônios aferentes
Lente: Convergência dos raios luminosos
Retina: Contém células sensíveis a luz
Células fotorreceptoras: Determinar a direção do raio luminoso
Neurônios aferentes: As fibras aferentes captam informação do meio e do próprio corpo e levam-na até os centros nervosos
Olho Vesicular: Excelentes formadores de imagens, focaliza na retina. 
7. Qual é a estrutura fotossensível do olho vesicular? Diferencie cones e bastonetes. 
R: A retina é a parte do olho sensível a luz. Ela contém milhões de células fotossensíveis chamadas de cones e de bastonetes.
Os cones são pouco sensíveis à luz, mas garantem a visão em cores. Os bastonetes, por sua vez, não são capazes de distinguir cores, entretanto, são mais sensíveis à luz, o que nos permite ter uma visão noturna em preto e branco

Continue navegando