Buscar

ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA RESPIRATÓRIO - revisao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA RESPIRATÓRIO
1. O processo de trocas gasosas no corpo, chamado de respiração, é composto de 3 etapas básicas. Quais são essas etapas?
1- Ventilação Pulmonar: entrada e saída de ar nos pulmões;
2- Respiração Pulmonar: troca de gases entre o sangue e pulmões;
3- Respiração Tecidual: troca de gases entre o sangue e os tecidos;
2. Quais estruturas que encontramos na zona condutora e qual a sua função?
A zona condutora tem função de conduzir, umidificar, filtrar e aquecer o ar; e é composta pela cavidade nasal; faringe; laringe; traqueia; brônquios; bronquíolos e bronquíolos terminais. 
3. Quais as estruturas que encontramos na zona respiratória e qual a sua função?
A zona respiratória tem função de realizar as trocas gasosas; e é composta pelos bronquíolos respiratórios; ductos alveolares; sacos alveolares; e alvéolos.
4. Quais os principais músculos responsáveis pela inspiração?
Os principais músculos responsáveis pela inspiração são o diafragma; os músculos intracartilaginosos, e os intercostais externos que “puxam” a caixa toráxica para cima
5. O que é pressão alveolar?
A pressão alveolar, também conhecida como pressão intrapulmonar é a pressão o do ar dentro dos alvéolos pulmonares. A mesma aumenta e diminui com a fases da ventilação e sempre, em alguns momentos, se iguala com a pressão atmosférica.
6. O que é pressão pleural?
A pressão pleural, também conhecida como intrapleural corresponde a pressa o líquido pleural presente no espaço intrapleural. A mesma é resultante da oposição das forças de expansão da caixa toráxica e da retração pulmonar, e é sempre negativa.
7. O que é surfactante e para que serve?
O surfactante é um agente ativo da superfície de água, o qual reduz a tensão superficial. O mesmo estabiliza os alvéolos, prevenindo o colapso e o colabamentos dessas estruturas, diminuindo assim o trabalho da respiração.
8. Defina o volume corrente
O volume corrente é o volume de ar trocado a cada movimento respiratório normal sem que haja qualquer força adicional.
9. Quais os volumes e capacidades que encontramos registrados em um espirograma?
O espirograma registra o volume de corrente (VC), volume de reserva inspiratório (VRI), volume de reserva expiratório (VRE), volume residual (VR), capacidade inspiratória (CI), capacidade residual funcional (CRF), capacidade vital (CV) e capacidade pulmonar total (CPT)
10. Quais são as interações adesivas e coesivas do Sistema respiratório? Em termos biofísicos, qual o papel de cada interação?
As interações adesivas exercem força entre moléculas diferentes, de modo que tenham a função de unir a pleura parietal com a pleura visceral pelo processo de adesão, promovendo que as movimentações da caixa toráxica sejam acompanhadas pelo pulmão.
Já as interações coesivas são interações atrativas entre moléculas de mesmo tipo, são responsáveis por exercer tensão superficial no fluido pulmonar com o objetivo de contrair esse fluido em uma área menor e facilitar a respiração.
11. Os pacientes de enfisema pulmonar podem não ser capazes de apagar uma vela de aniversário. Explique biofisicamente o que acontece no enfisema pulmonar.
O enfisema pulmonar é uma doença associada a destruição dos septos e uma diminuição da quantidade de fibras elásticas, em que o pulmão se encontra mais complacente, dificultando a expiração. Os alvéolos dos portadores de enfisema possuem características de se juntarem na intenção de formar um alvéolo maior, aumentando o raio da estrutura, no entanto com esse aumento, ocorre a diminuição da pressão interna do alvéolo, ocasionando em uma menor expulsão do fluido na respiração, impossibilitando o paciente a apagar a velinha de aniversário.
12. Quais volumes pulmonares estarão alterados em um paciente com uma doença pulmonar obstrutiva?
Um paciente que possua uma doença pulmonar obstrutiva apresentará uma maior resistência devido a diminuição do raio das paredes das vias respiratórias. Essa maior resistência impactara diretamente na redução do fluxo durante a expiração do fluido assim como no volume reserva expiratório, enquanto haverá aumento no volume residual. Desse modo, os volumes alterados no paciente com DPOC serão o volume de reserva expiratório e o volume corrente.
13. Como os volumes pulmonares estão relacionados às capacidades pulmonares?
As capacidades pulmonares são sempre formadas pela soma de 2 ou mais volumes pulmonares. Capacidade Pulmonar total (CPT): volume máximo a que os pulmões podem ser expandidos com o maior esforço, ou seja, representa a quantidade total de ar presentes nos pulmões na inspiração máxima.
14. Qual o volume pulmonar não pode ser medido diretamente?
O volume pulmonar que não pode ser medido diretamente é o volume residual, o volume de ar que permanece nos pulmões após uma expiração forçada ao máximo, já que o mesmo não pode ser trocado ativamente, apenas por difusão gasosa.
15. Se a capacidade vital diminui com a idade, mas a capacidade pulmonar total não muda, qual volume pulmonar está sendo modificado? Em qual direção?
Os volumes expiratórios de reserva, tanto o inspiratório quanto o expiratório se modificam com a idade. O inspiratório deverá aumentar pois com a progressão da idade ocorre o aumento da complacência pulmonar, a perda da sua capacidade elástica. No entanto, o expiratório irá na direção contrária, diminuindo, devido a mesma perda de elasticidade citada anteriormente.
16. Explique a relação ente os pulmões, as membranas pleurais, o líquido pleural e a caixa toráxica.
Os pulmões estão contidos dentro da caixa toráxica, entre as paredes laterais dos pulmões (pleura visceral) e a caixa toráxica (pleura parietal) existem as membranas pleurais, as quais revestem o espaço entre essas duas estruturas, semelhante a um saco que reveste pulmão e a caixa toráxica. Dentro desse saco de membranas existe o líquido pleural, o qual é responsável por aumentar a tensão entre as duas superfícies e permitir um deslizamento suave entre os pulmões e a caixa toráxica.
17. Com base no gráfico responda:
a) Em que ponto do ciclo a pressão alveolar é maior? E menor? E igual à pressão atmosférica?
No início da respiração a pressão alveolar deve ser menor do que a pressão atmosférica, para promover a entrada de ar nos pulmões e manterá assim até o final da inspiração. Durante o ponto de transição entre a inspiração e expiração, a pressão alveolar é igual a pressão atmosférica. E, a partir do início da expiração até o final, a pressão alveolar será maior que a pressão atmosférica para que o ar seja expirado.
b) Quando o volume pulmonar é mínimo, a pressão alveolar é ___________ e a contração dos músculos intercostais externos é ____________.
(x) máxima
() mínima
(x) está movendo-se do máximo para o mínimo
() está movendo-se do mínimo para o máximo
18. Uma vítima apunhalada é levada à sala de emergência com uma faca entre as costelas no lado esquerdo do tórax. O que provavelmente ocorreu ao seu pulmão esquerdo? E ao pulmão direito? Por que parece que o lado esquerdo da sua caixa torácica está maior que o lado direito?
Provavelmente, ao ser apunhalada pela faca ocorreu lesão no pulmão esquerdo da vítima, perfurando a membrana pleural e causando uma perda de adesão entre a parede toráxica e o pulmão, ocasionando em um possível Pneumotórax. Essa perda da adesão ocasionará na diminuição da pressão exercida sobre a parede toráxica e consequentemente na entrada de ar na cavidade, expandindo a caixa toráxica do lado lesionado. Como não houve lesão no pulmão direito, o mesmo não demonstrará alteração comparada a disparidade do esquerdo.
19. Pesquise sobre o espirograma e explique o porquê das alterações nos parâmetros de VEF1, FEF máx e FEF médio e a relação VEF1 sobre CVF nas doenças obstrutivas pulmonares versus doenças restritivas pulmonares
O exame de espirometria é um teste que avalia a capacidade pulmonar do paciente, e é responsável por medir a quantidade de ar que entre e sai dos pulmões, além da velocidade com que isso ocorre, a análise de fluxos. Um VEF1 reduzido e uma relação VEF1/CVFbaixa cominados com uma grande CPT indicam doenças obstrutiva das grandes vias aéreas e brônquios. Nas doenças crônicas restritivas ocorre a diminuição de todos os volumes estáticos, mas não há diminuição de fluxo.

Outros materiais