Buscar

Psi Social I- AV2- 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0162_AV2 PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9004/A
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2,0        Data: 10/12/2014 20:24:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201301213152)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A autopresentação refere-se à nossa vontade de apresentar uma imagem desejada tanto para uma audiência externa quanto para nós mesmos. Trabalhamos na administração das impressões que criamos, relevamos, justificamos ou desculpamos de acordo com a necessidade de escorar a autoestima e confirmar a autoimagem. Explique a forma como o automonitoramento auxilia a administração da imagem pessoal.
		
	
Resposta: O automonitoramento tende a auxiliar de forma significativa a administração da imagem pessoal, principalmente, ao que se refere a autoestima da pessoa naquilo que ela deseja ser, e, para tanto, se apresenta- ou se esforça para ser por meio do pensamento e comportamento para que seja alcançado tal objetivo, tal realização pessoal daquilo que ela deseja ser. Isso é importante e está atrelado também ao autoconceito que a pessoa faz de si.
	
Gabarito: Pela automonitoração contínua do próprio comportamento e pela observação da reação dos outros, elas ajustam seu desempenho social quando este não está alcançando o efeito desejado. Apresentar-se de maneiras que criem uma impressão desejada é uma questão muito delicada. As pessoas querem ser vistas como capazes, mas também como modestas e honestas. A modéstia cria uma boa impressão, desta forma o fenômeno da falsa modéstia é com frequência utilizado. Apesar das preocupações como próprio eu, as pessoas exaltam, internamente, o próprio eu.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301210970)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito do conceito de ¿grupo¿ são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V se verdadeiras e F se falsas e assinale a opção que adequadamente analisa o conjunto das afirmações: -I- O que difere um grupo social de um grupo não social é especialmente a qualidade da relação entre os membros do grupo. -II- Um grupo social se caracteriza pelo fato de que nele não ocorrem pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam. -III- Num grupo não social os membros compartilham um espaço mas não se relacionam. -IV- Num grupo não social há a tendência a que se produza pressões para a conformidade entre os membros. -V- Os grupos sociais, em busca de coesão, sobre os dissidentes do grupo, busca persuadi-los a permanência, contudo, não havendo sucesso nisso, tende a marginalizar os membros não conformistas.
		
	
	V-V-V-V-V
	 
	V-F-V-F-V
	
	V-V-F-V-F
	
	F-F-V-F-F
	
	V-V-F-V-V
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301213165)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A psicologia social define atitude como sendo uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto. As atitudes seriam compostas por três componentes claramente discerníveis: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Considerando este contexto, descreva em que consiste o componente afetivo das atitudes.
		
	
Resposta: A atitude afetiva, como o próprio nome já diz, está relacionada aos afetos que a pessoa tem por determinado objeto. Por exemplo, nas férias, uma dada pessoa gosta de ir sempre a Praia de Itaparica, pois lá contêm as melhores lembranças da infância e de sua mãe, por exemplo. Nesse caso, tal atitude está intrinsicamente relacionada á vários componentes afetivos ligados à família e à infância.
	
Gabarito: O componente mais característico de uma atitude é o componente afetivo. Nisto as atitudes diferem, por exemplo, das crenças e das opiniões que, muitas vezes se integrem a uma atitude suscitando um afeto positivo ou negativo em reação a um objeto e predisposição à ação, não são necessariamente impregnados de conotação afetiva. Os componentes cognitivos e afetivos das atitudes tendem a ser coerentes entre si; a destruição da congruência afetivo-cognitiva através da alteração de qualquer um destes componentes põe em movimento processos de restauração da congruência, os quais, sob certas circunstâncias, conduzirão a uma reorganização atitudinal através de uma mudança complementar no componente não alterado previamente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301272540)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Rita foi ao shopping comprar uma roupa de ginástica e a vendedora da loja ofereceu uma calça de ginástica que era igual a que a personagem da novela das sete da rede Globo usa. Rita comprou imediatamente. Ao correlacionarmos o comportamento de Rita com a Psicologia Social, podemos afirmar que:
		
	 
	Todos nós somos influenciados por outras pessoas.
	
	As facilidades e dificuldades encontradas ao comprar uma roupa dependem apenas do dinheiro que a pessoa tem disponível para tal investimento.
	
	A questão da influência existe apenas nas relações de autoridade: a mãe influencia o filho, o chefe influencia o funcionário.
	
	Não existe qualquer correlação entre o comportamento de Rita e a Psicologia Social.
	
	Nós apenas influenciamos pessoas, mas não somos influenciados por elas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301329395)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Discutindo e refletindo a respeito do corpo na relação interpessoal de uma enfermeira e o paciente, SILVA (1998) indica como primeiro passo para o cuidar na Enfermagem, perceber o corpo, nosso e do outro, no caso o paciente, para podermos descobrir os sentimentos mais verdadeiros e profundos destas relações. Considerando tais reflexões, passamos a relacioná-las, quando, muitas vezes, usamos o corpo, o olhar, os gestos, o modo de falar como instrumentos de controle e poder, ainda que isso possa ocorrer sem a total consciência de nossas intenções, o que torna mais grave a situação. Estas ações nos remetem ao processo, o qual chamamos de:
		
	
	teoria da inferência
	
	comunicação verbal
	
	regras de manifestação
	 
	comunicação não verbal
	
	teoria da causalidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301272584)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria é voluntária em uma ONG ¿ Organização Não Governamental e atua com crianças entre 06 e 10 anos de idade realizando trabalhos de arte. Essa é uma das atuações e ocupações de Maria, que também trabalha em uma empresa como gerente de marketing, é casada, mãe de dois filhos e escreve livros infantis. Isso significa que o trabalho na ONG é um de seus:
		
	
	Projetores de ressarcimento
	
	Esquemas de autoconceito
	
	Fundamentos de caso
	 
	Papéis sociais
	
	Facilitadores de introjeção
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301272593)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Apesar de não existir uma total correspondência entre atitude e comportamento, é mais do que aceito, na Psicologia Social, que o conhecimento das atitudes de um sujeito nos permite antecipar, com certa margem de erro:
		
	
	As perdas que uma pessoa passará na vida.
	
	A sorte no jogo quando uma pessoa decide investir.
	 
	Os comportamentos que ele pode manifestar em qualquer momento.
	
	As dificuldades econômicas de acordo com a economia vigente no país.
	
	O sucesso no trabalho de uma pessoa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301665442)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ser humano constrói estereótipos acerca do que existe no mundo, o que permite a tomada de decisão de fomra mais rápida, pois realizamos generealizações à partir de similaridades percebidas. Acerca do estereótipo é correto afirmar:
		
	 
	O estereótipo é considerado o componente cognitivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente volitivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente comportamentaldo preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente afetivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente intuitivo do preconceito.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301286174)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O amor que se caracteriza pelo respeito mutuo, apego, afeição e confiança é definido segundo a psicóloga Elaine Hatfield e suas colegas como:
		
	
	Amor Verdadeiro
	
	Amor Paixão
	
	Amor Romântico
	
	Amor Nostálgico
	 
	Amor Companheiro
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301671730)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aluno que inicialmente se sentia tranquilo em relação a avaliação do semestre, no momento em que encontra o grupo de colegas da turma, que parecem extremamente nervosos frente à proximidade da avaliação, começa se inquietar. A que teoria esse exemplo se refere:
		
	
	Persuasão
	 
	Influência Social Informativa
	
	Conformidade
	
	Estabilidade
	
	Conformismo

Continue navegando