Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CURSO DE (COMPLETAR)
ERIKA ARIADNY DE OLIVEIRA MARIANO
O USO DE PROTETOR SOLAR CONTRA O FOTOENVELHECIMENTO 
CAÇADOR
2022
ERIKA ARIADNY DE OLIVEIRA MARIANO
O USO DE PROTETOR SOLAR CONTRA O FOTOENVELHECIMENTO 
Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Científica e Tecnológica, do Curso de Biomedicina, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
Orientador: Neuro Hilton Wolschick
CAÇADOR
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
1.1 PROBLEMA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.2.1 Objetivo geral	3
1.2.2 Objetivos específicos	3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REFERENCIAL TEÓRICO	4
REFERÊNCIAS	5
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o Brasil vem tendo uma incidência alta no que se diz respeito aos raios ultravioletas. As pessoas estão cada vez mais ocupadas e atarefadas que acabam esquecendo do principal, que é o autocuidado. O cuidado com a pele, o rosto, aparência e até mesmo com a saúde.
O uso do protetor solar vem se tornando cada vez mais necessário para toda a sociedade. Afinal, a radiação UV está afetando cada vez mais e as pessoas buscando cada vez mais por tratamentos para a pele, que poderiam ter sido evitados e minimizados com os cuidados necessários e com o uso correto de protetor solar durante o seu dia a dia. É extremamente necessário que todos tenham conhecimento sobre esses fatores e que entendam o quanto é relevante o uso de protetor solar ao se expor em meio a radiação solar. 
Segundo SILVA et al. (2019, p. 9) O protetor solar apresenta como benefício a proteção da pele contra os raios ultravioletas e o seu uso correto é uma das principais medidas para a minimização das alterações causadas pela radiação UV. 
Portanto, dessa forma é necessário analisar as melhores formas de proteção solar, para que haja maior cuidado e prevenção no desenvolvimento do fotoenvelhecimento e também de outras doenças futuras ocasionadas pelo mesmo fator. 
1.1 PROBLEMA
Como o uso de protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele causado pela radiação UV?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
Compreender a importância do uso de protetor solar e conhecer as sequelas resultantes do fotoenvelhecimento.
1.2.2 Objetivos específicos
Avaliar e compreender a importância do uso de protetor solar; identificar as sequelas resultantes do fotoenvelhecimento; e pesquisar informações sobre o desempenho do uso do protetor solar.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REFERENCIAL TEÓRICO
As consequências da falta de cuidado com o uso de protetor solar têm aumentado cada vez mais, não só no Brasil como no mundo todo, por esse motivo as pessoas estão dando maior importância para este assunto. Apesar disso, ainda há muita negligência por parte da própria sociedade; como por exemplo a exposição solar excessiva sendo o principal fator de risco para a causa do fotoenvelhecimento e a falta de programas de prevenção e medidas corretas que explicam e ensinam tanto os cuidados contra a radiação UV e até mesmo sobre o uso e a quantidade adequada do protetor solar. De acordo com (SILVA et al., 2019, p. 19) O fotoenvelhecimento é um tipo de envelhecimento extrínseco, sendo causado pelo acúmulo de exposição solar. A humanidade está exposta diariamente ao sol que é a fonte principal de radiação ultravioleta. 
Sendo de suma importância o conhecimento das pessoas em relação ao seu alto poder de proteção, evitando possíveis doenças decorrentes do sol, e um envelhecimento precoce (CORREIA, et al. 2018, p. 5). 
O protetor solar é um fator fundamental na prevenção das patologias geradas pelo sol, seu uso é recomendado para a população devido a fácil acessibilidade e seu alto poder de proteção, evitando o fotoenvelhecimento precoce e doenças de pele (TOFFETI E OLIVEIRA, 2006). De acordo com PINTO (2014, p. 23) as pessoas continuam a utilizar uma quantidade de protetor solar abaixo da recomendada, além disto também não respeitam a frequência aconselhada e, por vezes, também não espalham o protetor uniformemente.
Sendo assim, tentar escolher o protetor solar de acordo com o tipo de pele e seu fator de proteção solar e buscar usar ele da forma adequada é fundamental. 
Os cuidados necessários para que o fotoprotetor obtenha o seu efeito desejado foi pontuado como: a importância da reaplicação de 2 a 4 horas ou três vezes ao dia de acordo ao fator de proteção, fototipo da pele, exposição à água ou a suor excessivo, higienização da pele no início da aplicação ou reaplicação (CORTEZ, 2015, p. 2270).
REFERÊNCIAS
CORREIA, N. S. L. et al. Revisão sistemática sobre a eficácia na prevenção do Fotoenvelhecimento com o uso do Protetor Solar. Anais do 16º Encontro Científico Cultural Interinstitucional , p. 1-4, 2018. Disponível em: https://www2.fag.edu.br/coopex/inscricao/arquivos/ecci_2018/11-10-2018--00-00-43.pdf
CORTEZ, D. A. G. et al. O conhecimento e a utilização de filtro solar por profissionais da beleza. Ciência & Saúde Coletiva, Maringá, PR, p. 2267-2273, 2015. Disponível em : https://www.scielo.br/j/csc/a/vTYR5kYBRBhyWcwYdWX3DPt/?format=pdf&lang=pt
GREGÓRIO, E. L. et al. Estratégias fotoprotetoras contra fotocarcinogênese e fotoenvelhecimento. International Journal of Nutrology, v. 11, n. 2, p. 56-60, 2018. Disponível em: https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/pdf/10.1055/s-0038-1669406.pdf
PINTO, M. S. S. Fotoenvelhecimento: Prevenção e Tratamento. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal, p. 6-49, 2014. Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/8225/1/Fotoenvelhecimento%20-%20Preven%c3%a7%c3%a3o%20e%20Tratamento%20com%20assinatura%20digital%20%281%29.pdf
SILVA, F. K. A. et al. Utilização de protetor solar como medida preventiva para o câncer de pele e fotoenvelhecimento ocasionados pela radiação ultravioleta. Núcleo de Estudos e Treinamento Ana Carolina Puga - NEPUGA, Belo Horizonte, p. 8-27, 2019. Disponível em: https://nepuga.fapuga.edu.br/wp-content/uploads/2022/02/TCC-Fernanda-Kelys-de-Andrade-Silva.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina