Buscar

ADG4 Legislação e Prática aduaneira

Prévia do material em texto

ADG4 Legislação e Prática aduaneira
1)
Os métodos de valoração aduaneira são 6 (seis) e sua organização leva em conta a ordem de preferência em sua adoção para a incidência de tributos, são eles: valor de transação; mercadorias idênticas; mercadorias semelhantes; valor deduzido, valor computado e critérios razoáveis.
LEÃO, Luana da Costa. Legislação e Prática Aduaneira. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina: 2019.
Sobre os métodos de valoração aduaneira, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
Através do método de transação, o valor aduaneiro é apurado de acordo com o preço de mercadorias semelhantes vendidas para exportação do mesmo país de importação ou exportadas ao mesmo tempo
· b)
O método do valor computado pode ser utilizado alternativamente à escolha do importador, que pode utilizá-lo no lugar do método de valor de transação.
· c)
Para apurar o valor de incidência dos tributos, o valor de transação se baseia no preço efetivamente pago ou a pagar pelos produtos negociados através das operações de comércio exterior.
Alternativa assinalada
· d)
O método de transação é utilizado levando-se em consideração a soma do custo da mercadoria de mesma espécie que a mercadoria objeto da valoração, nesse caso, temos como objetivo apurar o custo de fabricação e comercialização da mercadoria para chegar ao valor aduaneiro
· e)
Na apuração do valor de incidência dos tributos, o valor computado se baseia no preço efetivamente pago ou a pagar pelos produtos negociados através das operações de comércio exterior.
2)
Em relação às formas para apuração do valor aduaneiro, podemos concluir que a importância de cada um dos métodos está diretamente ligada à necessidade que os Estados têm de arrecadação tributária através das operações de importação e exportação, mas como são os agentes do mercado internacional que são diretamente afetados pela aplicabilidade de todos esses métodos, o Acordo de Valoração Aduaneira dispõe sobre o princípio da publicidade que deve ser respeitado pelas autoridades alfandegárias de cada país, e que se concretiza, também, através da solicitação escrita.
LEÃO, Luana da Costa. Legislação e Prática Aduaneira. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina: 2019.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
 
I – Pelo princípio da publicidade verificamos que incumbe aos países divulgar todas as leis, regulamentos e decisões que se relacionem com a valoração aduaneira.
II – Quando tratamos de bagagens, o valor aduaneiro dos bens que a integram será apurado de acordo com o valor da aquisição, que deverá ser demonstrado através de documento idôneo.
III –O Acordo de Valoração Aduaneira impõe a utilização de critérios razoáveis que possam se aproximar do valor real da mercadoria objeto das operações de importação, exceto exportação.
IV – O método critérios razoáveis é utilizado levando-se em consideração a soma do custo da mercadoria de mesma espécie que a mercadoria objeto da valoração, nesse caso, temos como objetivo apurar o custo de fabricação e comercialização da mercadoria para chegar ao valor aduaneiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a)
I e II, apenas.
Alternativa assinalada
· b)
I e IV, apenas.
· c)
I, II e III, apenas.
· d)
I, III e IV, apenas.
· e)
II, III e IV, apenas.
3)
O artigo 86 do Regulamento Aduaneiro tem a seguinte redação: “Art. 86. A base de cálculo dos tributos e demais direitos incidentes será determinada mediante arbitramento do preço da mercadoria nas seguintes hipóteses: I - fraude, sonegação ou conluio, quando não for possível a apuração do preço efetivamente praticado na importação; e II - descumprimento de obrigação referida no caput do art. 18, se relativo aos documentos obrigatórios de instrução das declarações aduaneiras, quando existir dúvida sobre o preço efetivamente. Parágrafo único. O arbitramento de que trata o caput será realizado com base em um dos seguintes critérios, observada a ordem sequencial: I - preço de exportação para o País, de mercadoria idêntica ou similar; ou II - preço no mercado internacional [...]” (BRASIL, 2009).
LEÃO, Luana da Costa. Legislação e Prática Aduaneira. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina: 2019.
Nesse contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Quando tratamos de bagagens, o valor aduaneiro dos bens que a integram será apurado de acordo com o valor da aquisição, que deverá ser demonstrado através de documento idôneo.
(   ) A importância de cada um dos métodos está diretamente ligada à necessidade que os Estados têm de arrecadação tributária através das operações de importação e exportação.
(   ) O Acordo de Valoração Aduaneira dispõe sobre o princípio da publicidade que deve ser respeitado pelas autoridades alfandegárias de cada país, e que se concretiza, também, através da solicitação escrita.
(   ) Pelo princípio da publicidade verificamos que incumbe aos países divulgar algumas leis, nenhum regulamento ou decisões que se relacionem com a valoração aduaneira, inclusive com eventuais alterações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a)
V – V – F – F.
· b)
F – F – V – V.
· c)
V – F – V – F.
· d)
V – F – V – V.
· e)
V – V – V – F.
Alternativa assinalada
4)
 A principal finalidade dos procedimentos de habilitação e representação tem a ver com a necessidade de as autoridades alfandegárias terem condições de evitar atividades fraudulentas como a sonegação fiscal, a lavagem de dinheiro e o contrabando. Para essa identificação, existem alguns procedimentos disciplinados através do Regulamento Aduaneiro (Decreto 6.759/2009), da Instrução Normativa da Secretaria as Receita Federal nº 248, de 25 de novembro de 2002, Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 1603, de 15 de dezembro de 2015 e da Portaria Conjunta COANA/COTEC nº 26 de julho de 2017.
LEÃO, Luana da Costa. Legislação e prática aduaneira. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Sobre os procedimentos de habilitação e representação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
Com a identificação de quem é o importador, quem é o exportador e a imposição de alguns requisitos para a habilitação é que a autoridade alfandegária poderá responsabilizar esses agentes por eventuais fraudes.
Alternativa assinalada
· b)
A primeira etapa de identificação do importador ou do exportador junto à aduana, chamamos de representação e ela é feita através do representante legal da empresa.
· c)
Após a representação, é preciso que se realize a habilitação, ou seja, a indicação daqueles que agirão em nome do agente importador e exportador e que atuará no desembaraço das mercadorias.
· d)
A identificação de quem é o importador, quem é o exportador e a imposição de alguns requisitos para a habilitação é que a autoridade alfandegária poderá responsabilizar a Receita Federal por eventuais fraudes.
· e)
A habilitação e a representação são a mesma coisa, pois permitem a autoridade alfandegária averiguar a capacidade financeira dos agentes para as operações de comércio exterior.

Continue navegando