Buscar

REAÇÃO DE LEITURA -SIQUEIRA

Prévia do material em texto

Relatório de Leitura para a classe: “Livros Históricos do AT”
Aluno/a: Samuel Rodrigues da Silva Teixeira Barros
Livro/Artigo lido: SCHULTZ, Samuel J. A história de Israel no Antigo Testamento. 2ª Ed.revisada. São Paulo: Vida Nova, 2009.
Páginas: Leitura realizada das págs 112 -320.
Tempo gasto: 7:45 hrs.
Data: 31/05/2022
Resumo:
No primeiro capítulo/Na introdução do seu artigo, o/a autor/a aborda A criação do mundo. A  narrativa  sobre a história de nossos primeiros pais. É o relato do fracasso e  ao ouvir o que a serpente havia  orientado. E com a caída  de Adão e Eva toda a humanidade estava sujeito as consequências de afastamento de Deus. Os dois são expulsos do Jardim do Éden, apartir desse evento eles  só conseguem adorar a Deus fora do jardim. Mas o processo da Aliança É demonstrado logo no início destes importantes relatos. Por conseguinte a olhar para Terra Deus encontra um justo Noé, Esse achou graça diante de Deus. Noé leva 40 anos construindo uma arca seguindo a orientação de Deus ao final só ele sua esposa e seus filhos e sua nora entra na arca. A partir da família de Noé há a repovoação da raça humana na terra.
No segundo capítulo/Na continuação da abordagem da questão, as seguintes questões foram tratadas: Há uma descrição da região da Mesopotâmia, Fatos relacionados a geografia e ao povoamento dessas áreas, Egito, Canaã especialmente a crescente fértil são mencionados. Então começa a saga dos patriarcas do povo hebreu. Abraão chamado a deixar seus parentes sua família e ir para uma terra desconhecida, onde Deus promete nessa terra que ele seria abençoado. Aos 100 anos uma dessas promessas se cumprir Abraão e a sua esposa e aí eles são dados Isaac a quem essa descendência e uma geração e seguidores de Deus fiéis é mantida. Apesar de que tiveram dois filhos Esaú e Jacó esses dois entram em conflito, um tenta roubar primogenitura do outro, mas Deus cumpre a sua promessa. Jacó aproveitando-se da sequeira do seu pai e acaba conseguindo a primogenitura do seu irmão. Ele teve 12 filhos um deste era José que se tornou governador do Egito. Convida toda a família em um período difícil, a morar no Egito com ele. Eles foram tão abençoados para a glória de Deus por daquilo que deus fez em José.
Já o terceiro capítulo/O autor trata também focaliza Emancipação de Israel. Com o sucesso de Faraó José vai perdendo sua influência e com sua morte o povo de Deus volta à escravidão Como calcular ação Israelita parecia bastante é ordenado à morte dos primogênitos de Israel a mãe chamada Joquebede ele pega seu filho põe em um sexto e o lança no Rio com esperança de alguém alcançar e a filha de Faraó o acha. O menino se chama Moisés quem é criado e educado na cultura egípcia. Depois se envolver na morte de um egípcio Pois é se começa a ver a sua identidade com o povo hebreu e Deus chama mais tarde para resgatar esse povo da escravidão Deus realiza um dos maiores Milagres faz com que o mar se abre o povo de Israel passa saindo então do Egito faraó enviou seus soldados que são Afogados pelas águas ao tentar perseguir o povo mais uma vez.
Finalmente, o último capítulo/o autor conclui apresentando É tratado sobre a reconstrução de Jerusalém  e sobre as atividades motivadoras do profeta Ageu para tal ato. Auxiliou O Profeta Zacarias Encorajados que estavam vindos de Babilônia a continuar na edificação de Jerusalém. Entretanto O Profeta Malaquias de maneira mais dura tratava De confrontar o povo com mensagem Profética para que o povo se arrependesse E sua religiosidade falsa e assim evitarem o castigo divino. É relatado também para o povo voltasse para Deus Renovar-se o concerto com Deus voltando a serem obedientes às instruções e mandamentos do Senhor.
Avaliação Crítica:
Entre os vários pontos positivos desse livro/artigo, gostaria de destacar arrazoamento sobre a história, focado na arqueologia e na cronologia bíblica. A comprovação da historicidade bíblica é algo muito importante, é  um aspecto relevante para este livro, pois o leitor ao ler reforça e aumenta a vontade de continuar estudando as escrituras com a certeza de que está indo no caminho alicerçado na verdade. As imformações de cunho geográfico linguistico contribue para a reracidade.
Uma visão da Cultura que facilita o entendimento dos contextos de cada história é ao também marcante Positivo na leitura desse livro O que abre a minha mente para conhecer melhor mais aspectos culturais da história do povo que Deus que escolheu para representa-lo naquele tempo.
Entre os aspectos negativos, pontuo Se o livro tivesse numa linguagem mais simples tratando de profundidade dessa maneira alcançaria o público não intelectual que se aprofundaria então riqueza arqueológica teológica com mais precisão de informações que fariam a diferença nas suas vidas acadêmicas e também o seu crescimento e comunhão com Deus. Essa forma de apresentar torna necessário ao leitor a inúmeras idas e vindas aos capítulos do livro, levando o leitor, em alguns momentos, a se sentir perdido A precisão de fato seria uma das sugestões para o entendimento de tal profundidade. 
Obs. gerais acerca do relatório de leitura:
· Formato da página: A4
· Tamanho da letra: 12 pontos
· Espaçamento do texto no cabeçalho do relatório: 1,0
· Espaçamento do texto no corpo do relatório: 1,5

Continue navegando