Buscar

PEÇA5_TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DA 100ª VARA DO TRABALHO DE SALVADOR/BA
Processo nº 0000001-00.2021.5.05.0100
Pão de Ló LTDA., já qualificada nestes autos, de ora em diante simplesmente identificada como Agravante, nos autos da Reclamação Trabalhista que move Raíssa Pinheiro, já qualificada no processo, de ora em diante simplesmente identificada como Agravada, vem por meio de seu advogado infra-assinado, interpor AGRAVO DE INSTRUMENTO contra o despacho da 100ª Vara do Trabalho de Salvador/BA, que negou seguimento ao Recurso Ordinário interposto. 
Em sede de juízo de retratação, pugna para que seja destrancado o recurso interposto, permitindo o seu regular processamento. 
Caso assim não se entenda, requer seja o presente Agravo de Instrumento recebido e processado, encaminhando-o ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, para que este, examinando as suas razões, dê-lhe provimento, conhecendo e provendo também o Recurso Ordinário, como de direito.
Pede-se o deferimento. 
Local, dia/mês/ano. 
Nome e assinatura do advogado.
Nº da OAB/Estado.
RAZÕES DE AGRAVO DE INSTRUMENTO
EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO
MERITÍSSIMOS SENHORES DESEMBARGADORES,
1 – Dos fatos
A reclamante Raíssa Pinheiro ajuizou reclamação trabalhista contra Pão de Ló Ltda. Alegando que foi admitida em 07/01/2019, para exercer as funções de balconista, na cidade de Salvador/BA. Auferia mensalmente a quantia bruta de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). Em 15/07/2021 foi dispensada por justa causa, ao fundamento de que se recusou a ser vacinada. Aduz, ainda, que teve o seu contrato de trabalho suspenso nos termos da MP n. 1.045, mas que laborou durante o período, razão pela qual faz jus à remuneração do período de 04/05/2021 e 02/06/2021.
Foi proposta a conciliação, que não foi aceita. Foi apresentada a contestação por meio eletrônico, aduzindo que a recusa à vacinação foi injustificada e que a dispensa por justa causa foi precedida de orientação e advertência. 
Nega a existência de labor durante o período de suspensão contratual. Assim, requer a total improcedência dos pedidos. Fixados os pontos controvertidos e definido o ônus da prova, consensualmente, procedeu-se à oitiva das partes e de uma testemunha de cada parte. 
Como declararam que não desejavam produzir outras provas, encerrou-se a instrução. Alegações finais remissivas. Renovada a tentativa de conciliação, não foi aceita.
2 – Tempestividade do Agravo de Instrumento 
O prazo para interposição do agravo, interessante destacar que Código de Processo Civil obedece ao seguinte artigo:
“Art. 1.003. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
§ 1º Os sujeitos previstos no caput considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão.
§ 2º Aplica-se o disposto no art. 231, incisos I a VI, ao prazo de interposição de recurso pelo réu contra decisão proferida anteriormente à citação.
§ 3º No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
§ 4º Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
§ 5º Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
§ 6º O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso. ”Nesses termos o artigo 775 da CLT aduz que:
Art. 775. Os prazos estabelecidos neste Título serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.
§ 1o Os prazos podem ser prorrogados, pelo tempo estritamente necessário, nas seguintes hipóteses:
I - quando o juízo entender necessário;
II - em virtude de força maior, devidamente comprovada.
§ 2o Ao juízo incumbe dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito. 
Sendo assim, como dispõe o artigo 1.003, § 5.º do CPC ser de 15 (quinze) dias e deverão ser dias úteis como dispõe o art. 775, CLT, o prazo para interpor recurso de agravo, começando a fluir da intimação das partes. 
Nestes autos, a intimação da decisão ora vergastada deu-se no dia 06/12/2021. Assim o prazo de 15 dias úteis para interposição do recurso termina no dia 24/12/2021.
3 – Preparo do Agravo de Instrumento
Para fins de interposição do Agravo de Instrumento também é necessário depósito recursal, nos termos do art. 899, § 7º, da CLT.
Assim, a Agravante junta aos autos a guia de depósito para a comprovação de seu recolhimento.
4 – Mérito
4.1 – Da tempestividade do Recurso Ordinário
4 A R. sentença foi publicada em 08/11/2021, segunda-feira, razão ela qual o prazo para interposição do Recurso Ordinário iniciou em 09/11/2021. Nos termos do art. 775, da CLT, os prazos são contados em dias úteis, excluindo-se o dia de início. Ressaltasse que, o dia em que o ato processual aparece no DEJT não é considerado como de sua publicação, mas de sua disponibilização na internet. A publicação é considerada como o primeiro dia útil subsequente. Já o prazo processual começa a ser contado do dia útil subsequente ao da publicação. Por exemplo: sentença disponibilizada no DEJT em 04/10/2021, segunda-feira; considera-se que a publicação ocorreu em 05/10/2021 e o início do prazo foi dia 06/10/2021.
Assim, o prazo para interpor o Recurso Ordinário finda em 19/11/2021, haja vista que dia 15/11/2021 é feriado nacional. Sobre o tema tem-se a Súmula n. 385, do TST, cujo teor é o seguinte:
Súmula nº 385 do TST FERIADO LOCAL OU FORENSE. AUSÊNCIA DE EXPEDIENTE. PRAZO RECURSAL. PRORROGAÇÃO. COMPROVAÇÃO. NECESSIDADE. (alterada em 6 decorrência do CPC de 2015)- Res. 220/2017, DEJT divulgado em 21, 22 e 25.09.2017 I – Incumbe à parte o ônus de provar, quando da interposição do recurso, a existência de feriado local que autorize a prorrogação do prazo recursal (art. 1.003, § 6º, do CPC de 2015). No caso de o recorrente alegar a existência de feriado local e não o comprovar no momento da interposição do recurso, cumpre ao relator conceder o prazo de 5 (cinco) dias para que seja sanado o vício (art. 932, parágrafo único, do CPC de 2015), sob pena de não conhecimento se da comprovação depender a tempestividade recursal; II – Na hipótese de feriado forense, incumbirá à autoridade que proferir a decisão de admissibilidade certificar o expediente nos autos; III – Admite-se a reconsideração da análise da tempestividade do recurso, mediante prova documental superveniente, em agravo de agravo de instrumento, agravo interno, agravo regimental, ou embargos de declaração, desde que, em momento anterior, não tenha havido a concessão de prazo para a comprovação da ausência de expediente forense. 
Não resta dúvida, portanto, acerca da tempestividade do Recurso Ordinário.
5- Conclusão 
Ante as razões acima elencadas, requer a Agravante, após todas as exposições do presente Agravo de Instrumento, que o juízo a quo, em sede de juízo de retratação dê seguimento ao Recurso Ordinário. 
Caso assim não se entenda, o que não se espera, pugna que o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região conheça e dê provimento ao Agravo de Instrumento, permitindo o destrancamento do Recurso Ordinário outrora denegado. 
Pede-se o deferimento.
Local, xx/xx/xxxx.
Nome e assinatura do advogado.
Nº da OAB/Estado.

Continue navegando