Buscar

LINGUAGENS E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A partir dos referenciais teóricos dados, com suas palavras, defina o conceito de precariedade menstrual. (0,5 ponto).
A pobreza menstrual é definida como a falta de recursos básicos (bandagens ou copos menstruais, sabão, água, papel higiênico, etc.), infraestrutura adequada (banheiros seguros e protegidos, etc.) bem conservados
2. Como pauta de diversos debates, a desigualdade de acesso a itens de higiene pessoal feminina tem mobilizado mulheres e entidades internacionais na defesa de direitos iguais para todos. Analise como a luta internacional pelo direito ao acesso a absorventes se relaciona à luta pelos direitos das mulheres. Aponte alguma ação que esteja sendo feita no âmbito internacional (fora do Brasil) para melhorar essa situação. (1,0 ponto) .
Países que apoiaram iniciativas de alívio da pobreza menstrual:
Escócia: Em 2020, a Escócia se tornou o primeiro país do mundo a oferecer tampões universais e gratuitos para mulheres menstruadas. O Parlamento escocês aprovou por unanimidade o projeto de lei apresentado pela deputada trabalhista Monica Lennon. A lei impõe aos governos locais a obrigação de obter produtos menstruais gratuitos.
Estados Unidos (Califórnia) : A partir de 2017, a lei da Califórnia introduziu a distribuição de tampões gratuitos, mas apenas para escolas que atendem alunos de baixa renda. Recentemente, o governo do estado da Califórnia aprovou uma legislação que amplia a medida já aprovada e também exige que universidades e escolas públicas locais tenham absorventes internos.
Canadá (Ontário) : O governo provincial de Ontário, no Canadá, também aprovou recentemente uma medida para garantir absorventes higiênicos para os alunos. O projeto visa entregar 6 milhões de unidades de produtos menstruais para escolas a cada ano.
Nova Zelândia : Em janeiro deste ano, a primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou que todas as escolas da Nova Zelândia forneceriam produtos de limpeza e higiene gratuitamente. O programa está sendo implementado gradativamente por meio de parcerias entre governo e fornecedores.
Peru : Também em janeiro deste ano, o Comitê de Saúde da Assembleia Nacional do Peru aprovou por unanimidade um projeto de lei que garante que as pessoas menstruadas não tenham necessidade de produtos de higiene menstrual em nenhuma unidade de saúde pública, comunidade, centros penitenciários e qualquer instituição de ensino.
Argentina : Os municípios de Morón e Santa Fé garantem a distribuição gratuita de produtos menstruais, além da doação de 15.000 itens desse tipo para pessoas em situação de vulnerabilidade e menstruação.
3. Como cidadãos devemos saber que a Constituição da República de 1988 assegura a saúde como direito social (art. 6º) e aponta a União, os Estados e os Municípios como por ela responsáveis (art. 23, 24, 30, dentre outros). Além da precariedade menstrual estar conectada à desigualdade de gênero, sabe-se que por conta das necessidades biológicas, as mulheres tendem a ser mais afetadas pela falta de saneamento básico e acesso à água tratada. Nesse contexto, destaca-se o fato de que o Brasil apresenta uma das mais elevadas taxações sobre absorventes no mundo. A partir do referencial teórico apresentado, numa perspectiva de solucionar ou, ao menos, minimizar o problema da pobreza menstrual, indique de duas a três possíveis políticas públicas que podem ser apresentadas para a realidade brasileira. (1,0 ponto) .
Leis que regulamentam a distribuição nas escolas públicas estaduais, extinção ou redução dos impostos sobre as atividades relacionadas ao transporte de mercadorias e à prestação de serviços de transporte interestadual e interestadual e de comunicações municipais (ICMS) incidem sobre esses produtos, considerar o problema em suas diferentes camadas e causar repetições.
4. No âmbito político nacional, a ampliação do acesso aos absorventes tem sido discutida. Em junho de 2021, foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei nº 388/2021 que prevê a distribuição de absorventes para estudantes e pessoas que necessitem. No Paraná, por exemplo, foi sancionada a Lei 20.717/ 2021 que prevê medidas semelhantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas públicas. E na sua cidade e/ou estado, existem projetos de lei, ações públicas ou campanhas (públicas ou privadas) de sensibilização a esse respeito? Realize uma breve pesquisa para construir a sua resposta. Caso não encontre nenhum projeto sobre o tema, proponha uma ação que poderia ser implementada considerando a realidade da sua região. (1,0 ponto).
A oferta de absorventes femininos gratuitos e o apoio à atenção básica às alunas da rede pública da cidade que estão menstruadas são as metas do Programa Dignidade Menstrual. Proposto por um projeto de lei de iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, o texto sobre o tema recebeu emendas parlamentares, que foram analisadas pela Comissão Judiciária e Jurídica.

Outros materiais

Outros materiais