Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE HEMATOLOGIA BÁSICA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE HEMATOLOGIA BÁSICA 
Aluna: Grazielle Lopes Ribeiro
Curso: Biomedicina
Matrícula: 01433714
A leucemia é uma doença que ataca os glóbulos brancos, a sua principal característica e o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células normais. As células doentes se "intrometem" na produção das células saudáveis, diminuído seu número normal na contagem de plaquetas.
De acordo uma pesquisa realizada pelo Hospital de Oncologia São Camilo, em 2017 foi revelado que quase 5.000 óbitos no Brasil decorrerram por causa da doença.
A medicina tem ciência de mais de 12 tipos de leucemias, mas ainda assim pode ser considerada uma incógnita, pois cada tipo tem sua singularidade, mas nenhuma possui cura, apenas o tratamento que varia na utilização de quimioterápicos e para ter a certeza de que a doença não volte, é disponibilizado o transplante de medula óssea. Diante desse cenário, muitos desses pacientes esperam doadores compatíveis, para que possam ter uma chance contra essa doença. No caso do transplante ele tem início com testes específicos de compatibilidade, onde são analisadas amostras do sangue do receptor e do doador, afim de evitar processos de rejeição da medula pelo paciente, bem como outras complicações como a agressão de células do doador contra órgãos do receptor.
Veja logo a seguir os passos necessários, para se tornar um doador apto e se possui compatibilidade com algum paciente.

Continue navegando