Buscar

Pôster Pato adenoma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O hiperparatireoidismo é caracterizado pela hiperfunção da paratireoide e pode ser classificado de três formas: primário, secundário e terciário. 
O HPTP é uma doença relativamente comum que acomete principalmente mulheres entre 40 e 65 anos, sendo considerada a causa mais comum de hipercalcemia diagnosticada ambulatorialmente. Em mais de 95% dos casos, o HPTP é provocado por um adenoma único, dentre outras causas menos frequentes estão a hiperplasia primária (5-10%) e o carcinoma paratireoidiano (1%). 
DESCRIÇÃO DO CASO 
Paciente do sexo feminino, 58 anos (não realiza reposição hormonal pós menopausa), queixa dor ureteral aguda e hematúria há 3 dias. Relatou fratura de punho há 3 meses. Os exames clínicos e propedêuticos (urina de 24 horas, Hemograma e US vias urinárias) revelaram a presença de nefrolitíase e de hipercalcemia. Foi iniciada a terapia expulsiva para o cálculo e foram solicitados outros exames (fósforo, PTH, vitamina D séricos e densitometria óssea) para a investigação da hipercalcemia. A densitometria óssea revelou osteoporose e a presença de um valor de PTH elevado direcionou a busca por uma alteração tireoideana. Foi solicitada uma ultrassonografia da tireoide que evidenciou um aumento de apenas uma glândula paratireóide, sendo sugestiva de adenoma da glândula paratireóide. A paciente foi submetida a uma punção aspirativa agulha fina (PAAF), que confirmou o diagnóstico de adenoma.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O adenoma da paratireoide é a principal causa de HPTP, seu desenvolvimento está relacionado a defeitos moleculares que, em conjunto conferem uma vantagem proliferativa para células afetadas. São mais frequentes no
sexo feminino geralmente na quarta década de vida. Em relação ao aspecto macroscópico é possível observar uma lesão nodular bem delimitada, única, de coloração castanho-avermelhado, macio, revestida por uma fina cápsula de tecido conjuntivo. 
Histologicamente, ele se apresenta como um tumor vascularizado, composto em sua maior parte por células principais, com núcleos pequenos e centralizados. O adenoma da paratireoide apresenta evolução lenta e progressiva, e a maioria dos pacientes não apresentam manifestações clínicas. Entretanto em sua forma sintomática foram descritos sintomas como: doença óssea e nefrolitíase. Entre os principais exames para realizar o diagnóstico do adenoma estão a cintilografia, o ultrassom cervical e uma PAAF com dosagem do PTH aspirado. O principal tratamento para o adenoma de paratireóide é a paratireoidectomia. 
CONCLUSÃO
Portanto, reafirma-se que o hiperparatireoidismo primário é a principal causa de hipercalcemia diagnosticada ambulatorialmente. A principal etiologia envolvida na hiperfunção das paratireoides é o adenoma. Por esse motivo, é de fundamental importância estudar e compreender a epidemiologia do hiperparatireoidismo, suas causas e fatores de risco para a realização de um diagnóstico adequado.
HIPERPARATIREOIDISMO PRIMÁRIO: UM RELATO DE CASO 
Maria Cecília de Paula Moscardini¹, Milenny Fernanda Vasconcelos Candido¹, Paula Ferraz Pereira¹, Pedro Jorge Cruz¹, Thaís Viana de Ávila Oliveira¹.
¹ Discentes de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais 
MEDEIROS, Marciênio Oliveira de et al. Adenoma de paratireóide diagnosticado por punção aspirativa por agulha fina: relato de caso. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 42, n.3, p. 215-217, jun. 2006. FapUNIFESP (SciELO).
Endocrinologia clínica / editor responsável Lucio Vilar ; editores­associados Claudio E. Kater [et al.]. ­ 7. ed. ­ Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2021. Acesso em: 10 de mai de 2022
ROBBINS, patologia básica / Vinay Kumar... [et al] ; [tradução de Claudia Coana... et al.]. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2013. 928 p. : il; 28 cm. Acesso em: 12 de mai de 2022
Bogliolo, patologia. [editor] Geraldo Brasileiro. - 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 11-1942. Acesso em: 14 mai 2022
REFERÊNCIAS
1

Outros materiais