Buscar

questões de prova ensino religioso 1 trimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 37 – Tema: Juventude
Quando falamos em juventude o que vem de imediato a nossa mente é a avidez dos nossos jovens (crianças e adolescentes) na busca pela liberdade, de querer quebrar regras, conhecer o mundo, experimentar seus sentimentos, seus desejos e suas escolhas. No entanto, a juventude está para além de um corpo púbere e rebelde, nele deve habitar uma mente são.
Juventude não se resume a idade, mas a vontade de ser jovem, inovador, positivo e feliz. Como isso pode se tornar possível: alimentar a alma de bons pensamentos, adotar uma postura digna diante das provações, rir de si mesmo, não desistir diante do primeiro obstáculo, cuidar da saúde e de sua autoestima, correr atrás dos sonhos, em síntese, fazer a vida valer a pena todos os dias.
De acordo com a autora, assinale a alternativa correta:
a) A juventude está relacionada unicamente a um corpo escultural.
b) A juventude é exclusividade de pessoas religiosas.
c) Os doentes e idosos não podem ser considerados jovens.
d) A juventude é um estado de espírito independente da idade que se tem.
QUESTÃO 38 - O Buda (o iluminado, em sânscrito) foi Sidarta Gautama, nascido na região do Himalaia (Índia). Viveu por volta de 563 a.C a 483 a.C. Era integrante de uma rica família da região e teve uma vida repleta de luxo e segurança até os 29 anos de idade. Sua família não permitia que ele entrasse em contato com a vida fora do palácio e, portanto, Sidarta desconhecia a miséria. Porém, quando entrou em contato com a pobreza de grande parte da população e com o sofrimento humano, resolveu mudar radicalmente sua vida. Saiu do palácio, deixando esposa e família, e passou a buscar explicações e soluções para o sofrimento humano.
De acordo com os relatos da época, Buda começou a meditar até alcançar a iluminação. A partir deste momento, passou a divulgar seus ensinamentos. O princípio básico do budismo é a busca pela anulação dos desejos materiais como meio de terminar com o sofrimento. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de ações e pensamentos corretos (positivos).
Sobre o sofrimento Buda conclui que:
a) O sofrimento é vontade de Deus.
b) É o mesmo que reencarnação
C) É o mesmo que ressurreição
d) É resultado das ações erradas do homem

Continue navegando