Buscar

Aula_07 LIBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TÓPICO EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
CAMPUS TOM JOBIM – PROFESSOR FABIANO GUIMARÃES
 
RIO DE JANEIRO, 02 de setembro de 2011
Aula 7
Princípios de estruturação de uma sentença em LIBRAS
*
*
Nas sentenças do português, a ordem predominante é: sujeito (S)-verbo(V)-objeto (O), normalmente chamada de SVO. Assim, as sentenças se estruturam da seguinte maneira:
*
*
O leão        matou o urso.         S               V        O   sujeito        predicado 
Todos os meninos    gostam de futebol      S                          V           O          sujeito                           predicado
*
*
		Entretanto, a sentença poderia ter o seu último constituinte deslocado para a frente da sentença através de operações como por exemplo a topicalização:                      O urso,    o leão matou  Tópico Comentário     ou       Ao urso   o leão matou                      tópico       comentário      .
 
*
*
A topicalização é relativamente frequente em português, principalmente, na fala coloquial. Entretanto, em LIBRAS, a frequência é maior. Mas a ordem básica na estruturação das frases em LIBRAS é Sujeito – Verbo - Objeto 
	
*
*
Todas as sentenças em SVO são gramaticais sem informações adicionais. Ex.: João gostar Maria. 
*
*
As sentenças em OSV e SOV são ordens derivadas somente mediante alguma marca especial, tais como as marcações não manuais – expressões faciais e corporais.
*
*
A MARIA, JOÃO GOSTAR DE CHARLES, FABIANO GOSTAR-NÃO RUA ACIDENTE      NÃO-ENXERGAR CAFÉ AÇÚCAR,     NÃO-Y PESQUISAR , ELA NÃO-GOSTAR 
*
*
A flexibilidade da ordem da frase na libras está relacionada ao mecanismo gramatical da topicalização. Esse mecanismo está associado à marcação não-manual com a elevação das sobrancelhas. O tópico é o tema do discurso que apresenta ênfase especial posicionado no início da frase e seguido de comentários a respeito desse tema. 
*
*
A marca de tópicos delimita as fronteiras de topicalização na língua de sinais brasileira: somente tópicos são associados com a marca não manual, ou seja, essa marca pode se espalhar sobre a sentença. Na língua brasileira de sinais, os tópicos estão associados com posições argumentais. Veja um exemplo FRANÇA, EU VOU. Apenas o objeto foi topicalizado. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais