Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - FARMACOLIGIA BASICA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA BÁSICA
Caty Janne Rebouças de Oliveira
01449656
Farmácia
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
As substâncias originadas do ópio agem como agonistas ou antagonistas dos receptores de opióides, que normalmente, são localizados nas áreas do Sistema Nervoso Central e no sistema periférico. Estima-se que há entre 12 a 21 milhões de usuários de opióides no mundo, a Organização Mundial de Saúde(OMS) ressalta que, cerca de 70 milhões de pessoas morrem por overdose de substâncias opiáceas, anualmente. A dependência começa pela necessidade frequente de se obter um efeito desejado, que leva ao aumento de doses, o que em abundância acaba gerando um quadro de intoxicação.
Os opióides têm a propriedade farmacodinâmica constante, incluindo sedação, sonolência, inibição de respostas vegetativas e endócrinas sobre o estresse envolvido. Os efeitos da sonolência, sedação e inconsciência dependem da quantidade ingerida, condição física em que o paciente se encontra, da associação com os outros depressores neurológicos e da intensidade dos estímulos nocivos e por vício(drogadição). Devido a essas características, algumas pessoas utilizam de maneira desordenada, o que pode gerar vários efeitos colaterais e em contrapartida, uma necessidade de aumentar a dose ao longo do tempo de utilização(tolerância). 
	Esse tipo de medicamento é muito usado contra dores e a sua prescrição deve ser realizada com muito rigor. No documentário Prescrição Fatal, o paciente J.S.A passou a sentir uma compulsão cada vez maior para usar o medicamento, e começou a partir o comprimido de liberação controlada para conseguir doses cada vez maiores.
A tolerância aos medicamentos, que é a resistência e redução na ação dos medicamentos, se ocasiona devido à superexposição do paciente ao seu princípio ativo. Na prática, isso ocorre devido ao contato excessivo do uso de doses do mesmo medicamento, causado devido a necessidade constante de alcançar os mesmos resultados das doses padrão. A dependência física é caracterizada por sintomas e sinais que aparecem quando o indivíduo deixa de tomar uma droga ou reduz repentinamente seu uso, causando uma síndrome de abstinência. A drogadição é o uso excessivo e dependência de drogas, uso de entorpecentes e desequilíbrio psicológico, que na maioria dos casos começa na adolescência.
Sobre o documentário Prescrição Fatal, se o médico tivesse receitado ao J.S.A um opioide-acetaminofeno, por ser um tipo de medicamento livre de receitas, de fácil acesso e de menos efeitos colaterais, as doses poderiam ser ingeridas em quantidades menores, um exemplo seria o AT-121, a dor seria suprimida e não iria produzir nenhum efeito colateral ou um possível vício. 
O desenvolvimento da tolerância aos opióides, pode ser elucidado através de mecanismos neurológicos de adaptação aos receptores, uma vez que gradualmente, se tornam menos sensíveis à estimulação. O profissional farmacêutico tem como função direcionar para que esses fármacos sejam usados de forma segura. 
REFERÊNCIAS 
ACETAMINOFENO. LabTests Online, 2020. Disponível em: < https://labtestsonline.org.br/tests/acetaminofeno >. Acesso em: 18 de maio de 
2022. 
Equipe Oncoguia. Medicamentos Apioides contra dor oncológica. Oncoguia, 2022. Disponível em: <http://www.oncogui a.org.br/conteudo/medicamentos -opioides/7674/902/>. Acesso em: 18 de maio de 2022. 
Uma alternativa promissora para analgésicos opioides. ISSUP, 2018. Disponível em: 
<https://www.issup.net/pt-br/knowledge-share/research/2019-02/uma-Alternativa-promissora-para-analgésicos-opioides#:~:text=Atualmente%2C%20os%20pesquisadores%20est%C3%A3o%20testando,tratamento%20para%20depend%C3%AAncia%20de%20opioideS>. Acesso em: 18 de maio de 2022

Continue navegando