Buscar

1-Aspectos Introdutórios - Empresário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL I – Aspectos Introdutórios/Empresário
1- Assinale a alternativa CORRETA: 
Parte superior do formulário
aa) O Código Civil de 2002, assim como o Código Comercial de 1850, adotaram a teoria da empresa.
b) O Código Civil ab-rogou o Código Comercial de 1850.
c) A CF estabelece competência privativa da União para legislar sobre direito comercial
d) O Código Civil italiano inaugurou a teoria dos atos de comércio.
2- Assinale a alternativa CORRETA: 
Parte superior do formulário
aa) O direito empresarial brasileiro atual toma como base a teoria italiana dos atos de comércio para conceituar o empresário e a sociedade empresária, sendo certo que a mesma leva em conta o modo como a atividade é exercida.
b) O direito empresarial brasileiro atual toma como base a teoria alemã da empresa para conceituar o empresário e a sociedade empresária, sendo certo que a mesma leva em conta o modo como a atividade é exercida.
c) O direito empresarial brasileiro atual toma como base a teoria italiana da empresa para conceituar o empresário e a sociedade empresária, sendo certo que a mesma leva em conta o modo como a atividade é exercida.
d) O direito empresarial brasileiro atual toma como base a teoria francesa da empresa para conceituar o empresário e a sociedade empresária, sendo certo que a mesma leva em conta o modo como a atividade é exercida.
 
3- Assinale a alternativa CORRETA: 
aa) Com a unificação da matéria empresarial no novo Código Civil, é fato que o Direito Empresarial perdeu sua autonomia, sendo um ramo, portanto do Direito Civil. 
b) O Direito Empresarial, mesmo após a entrada em vigor do Novo Código Civil, continua sendo matéria autônoma, pois ainda assim continua em vigor o Código Comercial em quase sua totalidade.
c) O Direito Empresarial, mesmo após a entrada em vigor do Novo Código Civil, continua sendo matéria autônoma, mesmo com a CF prevendo de modo diverso.
d) O Direito Empresarial, mesmo após a entrada em vigor do Novo Código Civil, continua sendo matéria autônoma, uma vez que existem diversas legislações esparsas específicas, livros doutrinários, bem como previsão constitucional separando a matéria civil da comercial.
4 - O Código Comercial de 1850: 
aa) foi revogado pelo Novo Código Civil.
b) foi revogado pelo Novo Código Civil, estando em vigor apenas, a parte atinente ao comércio marítimo.
c) foi derrogado pelo Novo Código Civil, estando em vigor, apenas, a parte atinente ao comércio marítimo. 
d) foi derrogado pelo Novo Código Civil, estando em vigor, apenas, a parte atinente ao comércio marítimo e aéreo. 
5-Julgue o item a seguir, considerando o entendimento legal e doutrinário acerca da figura jurídica do empresário e das pessoas jurídicas.
O empresário, para iniciar suas atividades formalmente, deve se inscrever no registro público de empresas mercantis.
(	) Certo		Errado (	)
Parte inferior do formulário
6-Código Civil marque a afirmativa INCORRETA acerca da definição de empresário: 
Parte superior do formulário
a)É aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 
b)É aquele que exerce profissionalmente atividades em cooperativas sendo um dos cooperados. 
c)É aquele cuja atividade rural constitua sua principal profissão, desde que seja inscrito no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede. 
d)É aquele que exerce atividade empresarial individual de responsabilidade limitada, por uma única pessoa titular da totalidade do capital social. 
Parte inferior do formulário
7-Em relação ao Direito de Empresa, analise as seguintes afirmativas:
I - Os conceitos de empresa e empresário não se confundem, pois enquanto a primeira é a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, o segundo é aquele que exerce a atividade econômica organizada profissionalmente. A empresa pode ser exercida por meio do empresário individual ou por sociedade empresária. Desta forma, a empresa não se confunde com a pessoa natural inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nem com a pessoa jurídica registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
II - A empresa é o empresário individual ou a sociedade empresária que realiza atividade econômica organizada, registrada no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
III - Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
IV - Quem exerce a atividade empresarial é o empresário, seja ele individual ou na forma societária, que não se confunde com a figura do sócio, que é uma das partes que detém qualquer fração, ou a mesmo a totalidade, do capital social da entidade societária.
Assinale a alternativa CORRETA: 
Parte superior do formulário
a) Apenas a assertiva II está incorreta. 
b)Apenas a assertiva III está correta. 
c)Apenas a assertiva I está incorreta. 
d)Todas as assertivas estão corretas.
e)Não respondida. 
8-Parte inferior do formulário
Quais dos elementos indicados a seguir são considerados indispensáveis para a existência de uma empresa?
Parte superior do formulário
a)Lucro, sociedade e aviamento.
b)Produção racional, comercialização dos produtos e função social.
c)Eficiência, registro no órgão competente e estabilidade.
d) atividade, empresário e estabelecimento
9-Assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
a)O exercício de atividade ou profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, deverá, sempre, ser reconhecida como empresarial.
b)O empresário que desenvolve atividade rural deverá se inscrever, obrigatoriamente, no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
c)É vedado à lei conferir tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário quanto à inscrição e aos efeitos dela decorrentes.
d)A inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede deverá ocorrer até trinta dias após o início de sua atividade.
e)Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
10 - Renato, empresário cuja atividade Rural constitua sua principal profissão:
a) tem a faculdade de se inscrever no registro de empresas, mas só pode exercê-la previamente ao início das suas atividades.
b) não tem direito de se inscrever no registro de empresas, cabendo-lhe se inscrever apenas perante o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento.
c) tem o dever de se inscrever no registro de empresas previamente ao início das suas atividades.
d) tem o dever de se inscrever no registro de empresas até 90 dias depois da data em que as suas atividades.
e) tem a faculdade de se inscrever no registro de empresas mesmo depois de iniciadas as suas atividades.
11 - Assinale a alternativa correta:
a) não é considerado empresário a pessoa física ou jurídica que inicia suas atividades sem a inscrição prévia perante o registro público de empresas mercantis, a cargo da Junta Comercial.
b) o estabelecimento Empresarial é representado pelo local em que o empresário exerce sua atividade.
c) o empresário Rural cuja atividade Rural constitua sua principal profissão, deverá, sempre, requerer inscrição no registro público de empresas mercantis da respectiva sede.
d) o código comercial de 1850 foi parcialmente revogado pelo código civil, mantendo-se vigentes aos dispositivos relativos ao comércio marítimo.
e) as obrigações contraídas por pessoa impedida legalmente de exercer atividade própria de empresário são nulas.
12-O Código Civil brasileiro adotou, de forma indireta, uma definição para o termo jurídico “empresa”. Levando em conta, esta definição, amplamente aceita e adotada pela doutrina pátria, a palavra-chave que está presente nesta definição é 
Parte superior do formulário
a)atividade.  
b)pessoa.  
c)coisa.
d)instituição.
Parte inferior do formulário13-No que concerne ao direito empresarial em sentido amplo, julgue os itens a seguir.
Dado o princípio constitucional de livre iniciativa, é permitido ao empresário iniciar suas atividades comerciais concomitantemente com o pedido de sua inscrição no registro público de empresas mercantis.
(	) Certo		Errado (	)
É facultativa a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
(	) Certo		Errado (	)
O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, não poderá requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
(	) Certo		Errado (	)
Considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
(	) Certo		Errado (	)Parte inferior do formulário

Continue navegando