Buscar

ATIVIDADE cunicultura post

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE (NOTA 2) - DISCIPLINA DE EQUINOCULTURA E CUNICULTURA 
DATA:22/06/2022
Acadêmicos: 
Sobre cunicultura no Brasil, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
 ( F ) A cunicultura é o ramo da zootecnia que trata da criação racional e econômica de coelhos para produção exclusiva de carne.
 ( V ) A cunicultura no Brasil é super desenvolvida e proporciona retorno rápido ao investidor. 
( F ) Quanto ao manejo e instalações para cunicultura, é uma atividade prática e simples. 
( V ) O coelho é um mamífero, pertencente a ordem dos Lagomorfos, família leporídeos, e gênero Oryctolagus, espécie Oryctolagus cuniculus. 
1- Os coelhos são criados e divididos em três categorias conforme a finalidade, sendo elas: grande porte, médio porte, pequeno porte e raças anãs ou mini coelhos. Escolha uma raça em cada categoria e descreva suas principais características e finalidade de criação
Raças Grandes: Adultos atingem no mínimo 5 Kg. Há citações em que o coelho Giante de Flandres por exemplo chega aos 9 Kg, essa raça foi desenvolvida na Bélgica com o objetivo de fornecer carne e pele. 
Raças Médias: Pesam entre 3,5 a 5Kg. São as chamadas raças industriais/econômicas, sendo criadas por serem precoces, resistentes e as que se reproduzem com mais facilidade e rapidez, o que dá um maior lucro. Um exemplo de raça é a chinchila, que produz belíssimas peles que são imitações da pele da Chinchila lanígera (pequeno roedor dos Andes, muito criado em cativeiro e cujo suas peles tem elevados preços).
Raças Pequenas: 1,5 a 3,5 Kg. São raças de baixo rendimento, não sendo interessantes para criações industriais. A raça Negro-e-Fogo tem criação por sua pele excelente e de cor típica que possui um brilho intenso, e apesar de sue tamanho reduzido, tem um bom rendimento em carnes.
Raças Anãs: Menos de 1,5 kg. Raça Polonesa, por exemplo, são animais criados por hobby, como animais de estimação, sua criação tem crescido e tem sido comum encontrar esses animais em petshops. 
2- Defina cecotrofia, descreva como ela ocorre e defina sua importância para os coelhos.
Cecotrofia é um mecanismo típico dos coelhos, é como se fosse uma “reciclagem de cocô”. 
Os coelhos produzem dois tipos de fezes, as comuns que são duras e secas e os cecotrofos que são moles e brilhantes. Os animais ingerem ele diretamente do ânus, por isso são difíceis de serem vistos, são ricos em nnutrientes que o animal não absorveu e fazem parte das exigências nutricionais desses animais. 
Esse tipo de fezes é produzido até 2 vezes por dia, em até 4 horas após a alimentação e geralmente é expelida e consumida no período noturno.
1- Quanto a quantidade de ração que um coelho deve receber está relacionada com a idade e categoria do animal, preencha o quadro a seguir conforme a quantidade diária de ração adequada para cada categoria.
	CATEGORIA
	g/dia
	Reprodutores
	120-150
	Matrizes em gestação
	120-150
	Matrizes em crescimento
	200-220
	Matrizes em lactação
	400-500
	Próximo ao desmame
	700-800
	Láparos do desmame ao abate
	60-120
5- Sobre o manejo reprodutivo dos coelhos, assinale V para verdadeiras e F para falsas: 
 ( V ) Na reprodução com monta natural recomenda-se o uso de 1 macho para cada 10 fêmeas.
 ( F ) O reprodutor deve ser solto com as matrizes durante todo o dia.	Comment by Vitoria Lombardi: As fêmeas devem ser soltas nas gaiolas dos machos, pois se eles saem de suas gaiolas ficam estressados e podem não realizar a cobertura, além disso o cheiro do feromônio deixa a fêmea excitada, facilitando o acasalamento.
 ( F ) A monta deve ser observada e conduzir o reprodutor até a matriz quatro vezes ao dia. 	Comment by Vitoria Lombardi: A fêmea deve ser conduzida até o reprodutor
( F ) O reprodutor deve permanecer no plantel por 6 meses e atinge maturidade sexual com 3 anos de idade. 	Comment by Vitoria Lombardi: Atinge as maturidade sexual quando atinge 80% do peso adulto.
( V ) O cio nas coelhas manifesta-se da seguinte forma: aumento de temperatura corporal, diminuição do apetite, aumento de temperatura nas orelhas, vulva avermelhada e intumescida com secreção.
( V ) As coelhas só aceitam a monta e emprenham se o acasalamento for realizado no período do cio.
 ( F ) O diagnóstico de gestação nas coelhas é feito através de palpação ventral 7 a 10 dias após a monta ou inseminação artificial. 	Comment by Vitoria Lombardi: Deve ser realizdo o diagnóstico a partir de 10 dias.
( V ) Para realização da inseminação artificial se faz necessário a utilização de indutores da ovulação nas coelhas, pois não tem o estímulo do macho. 
( F ) O tempo indicado para novo acasalamento das coelhas após o parto é de 10 a 14 dias, o que determina um intervalo entre partos de 42 a 45 dias.	Comment by Vitoria Lombardi: A partir de 11 dias. E para pequenas produções recomendado 30 dias.
( V ) O ninho para receber os láparos deve ser preparado com feno limpo, material vegetal ou artificial, a coelha ainda arranca pelos do ventre para esquentar o ninho e facilitar a mamada dos láparos.

Continue navegando