Buscar

Economia Política Avaliação Final Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia Política – Avaliação Final (Objetiva) 17/06/2022 - 02/07/2022
01 – Determinado período marca a linha divisória entre as ruínas feudais e o novo sistema que surgia, o capitalismo. Ocorria uma série de mudanças por conta disso, mas a principal é que, a partir desse momento, cria-se uma classe trabalhadora, sendo a mesma privada dos meios de produção e forçada à situação de vender o seu próprio trabalho como única possibilidade de sobrevivência. Acerca desse período, caracterizado como um "divisor de águas” na história de toda a Europa, assinale a alternativa CORRETA: 
A) O século XVII.
B) O século XVI.
C) O século XX.
D) O século VIII.
02 – Na visão de Keynes, é possível que a economia permaneça equilibrada mesmo quando os níveis de desemprego encontram-se altos. Os níveis de desemprego serão alterados após a intervenção do Estado, visando a manter os empregos e ampliar a renda da população. Considerando o papel da intervenção estatal na teoria de Keynes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KEYNES, John Maynard. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1988. 283p, il. (Os economistas).
A) À intervenção estatal cabe o papel de regular os gastos públicos e as políticas econômicas voltadas para o livre mercado.
B) Os instrumentos da política econômica serão utilizados para manter os altos níveis de desemprego regulados pelo mercado.
C) A intervenção das políticas estatais deve se concentrar nas estratégias de ampliação dos direitos sociais.
D) As políticas estatais devem regular as taxas de juros, a expansão dos gastos públicos e de investimentos por meio de empréstimos.
03 – Todos os dias, em telejornais e notícias na internet, nos deparamos com questões econômicas. Algumas simples, que passam despercebidas, como o aumento dos preços por meio de reajustes que o governo faz, períodos de crises ou de crescimento econômico, desemprego, taxa de câmbio, taxas de juros, alta nos impostos e tarifas públicas. Acerca da definição de economia, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Uma ciência econômica.
B) Uma ciência social.
C) Recursos produtivos.
D) Uma ciência humana.
04 – Marx foi um dos primeiros pensadores críticos a problematizar o desenvolvimento do capitalismo. Suas reflexões estavam envoltas na produção e repartição da riqueza produzida pelo trabalhador. Marx percebia que mesmo produzindo riquezas em grandes quantidades, o sistema capitalista ainda era banhado pelas desigualdades sociais e econômicas. Acerca dessas desigualdades sociais e econômicas, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Burguesia.
B) Patrões.
C) Operários e patrões.
D) Proletariado.
05 – A teoria da regulação diz respeito basicamente à regulação por parte do Estado nas questões econômicas, impondo regras e procurando direcionar o processo de desenvolvimento das atividades econômicas. Desse modo, analise as afirmativas a seguir:
I- O regime de acumulação objetiva a continuidade de acumulação de capital, sem o cuidado das possíveis crises dentro deste processo.
II- O processo de acumulação de capital determina a dinâmica econômica, podendo assumir várias formas neste processo.
III- O processo de acumulação de capital se autorregula e encontra equilíbrio no mercado financeiro.
IV- Regime de acumulação se define como sendo a forma específica que o processo de acumulação capitalista assume, objetivando a garantia da continuidade de acumulação de capital, evitando o desequilíbrio e as crises.
V- As instituições possuem o papel de moldar o sistema capitalista, direcionando a produção econômica. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) As afirmativas II e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa IV está correta.
D) Somente a afirmativa V está correta.
06 – Uma das transformações mais importantes no capitalismo contemporâneo (a terceira etapa do desenvolvimento do capitalismo) consiste em determinada ação. Acerca dessa ação, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Queda do capital.
B) Financeirização do capital.
C) Retomada da produção.
D) Ascenção do capital.
07 – O capitalismo concorrencial foi a segunda etapa de desenvolvimento do sistema capitalista e representa a conformação social das transformações vivenciadas a partir do século XVIII, decorrentes da Revolução Industrial e da organização da produção nas grandes indústrias. Sobre as dinâmicas consolidadas nesse período, assinale a alternativa CORRETA:
A) O controle da força de trabalho, a mercantilização de tudo e de todos e a reificação ou coisificação das relações sociais.
B) Tendência à mundialização do capital devido à expansão marítima e à conquista de territórios distantes a partir de grupos mercantis europeus.
C) O surgimento de diversos e poderosos monopólios controlando ramos produtivos inteiros, empregando e comandando milhares de trabalhadores.
D) Integração entre países com condições socioeconômicas muito desiguais com agravamento e ampliação das desigualdades.
08 – Uma vez entendido os possíveis conflitos sociais e ambientais existentes nas sociedades contemporâneas, como eles distribuem-se segundo os estados brasileiros, é possível relacionar os conflitos em cada estado da região brasileira, sendo Centro-Oeste, Goiás e Tocantins; Sul, Paraná e Rio Grande do Sul; Norte, Amapá e Pernambuco; Sudeste, Rio de Janeiro e Pará. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Norte, Amapá e Pernambuco.
B) Centro-Oeste, Goiás e Tocantins.
C) Sudeste, Rio de Janeiro e Pará.
D) Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
09 – Até início do século XX, os donos das empresas ou os detentores dos meios de produção conduziam o mercado de trabalho de determinada forma. Acerca dessa forma, assinale a alternativa CORRETA: 
A) De forma articulada, sem obstáculos regulatórios por parte da bolsa de valores.
B) De forma articulada, com os partidos políticos e regulados por parte do Estado.
C) De forma livre, mas com obstáculos regulatórios por parte do Estado.
D) De forma livre, sem obstáculos regulatórios por parte do Estado.
10 – Atualmente, as questões que levam à crise econômica mundial são diversas. Assim sendo, fica mais difícil de prever quando ela vai aparecer. Se para determinados autores ela advém da grande quantidade produzida que fica estocada, pois se trata de excesso de produção, para outros essa produção não é consumida pela falta de poder de compra da população. Sobre essas ideias, analise as seguintes sentenças:
I- Os pontos que envolvem o setor financeiro de maneira positiva ou negativa são profundos e inconstantes.
II- O governo não interfere nas relações econômicas das grandes instituições, pois este não faz parte de seu papel.
III- A população em geral não sofre os efeitos de uma crise econômica, pois não possuem relações com instituições econômicas.
IV- A queda de poder de compra geralmente coincide com a desaceleração da economia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
11 – (ENADE, 2018) A desigualdade racial no Brasil se expressa de modo evidente no que se refere à violência letal e às políticas de segurança. Na população negra, os homens jovens formam o perfil mais frequente de homicídio no Brasil, sendo muito mais vulneráveis à violência do que os jovens não negros. Essa população é também a principal vítima da ação penal do Estado e forma o perfil predominante no sistema carcerário no Brasil. É com base em evidências como essas que políticas eficientes de prevenção da violência devem ser planejadas e implementadas, garantindo-se o efetivo direito à vida e à segurança da população negra no Brasil. Com base nessa análise e no lugar que essa expressão da questão social ocupa no conjunto das desigualdades sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CERQUEIRA, D. et al. Atlas da violência 2018. Rio de Janeiro: IPEA;FBSP, 2018 (adaptado).
A) A violência e o preconceito sofridos pela juventude negra requerem que assistentes sociais analisem o processo histórico de sua constituição e do seu desenvolvimento na realidade brasileira.
B) As políticas sociais direcionadas ao combate da violência contra a população negra devem ser operacionalizadas por assistentes sociais com um caráter assistencialista.
C) Uma atribuição privativa de assistentes sociais é eliminar e superar, no seu espaço de trabalho, o preconceito racial, uma vez que esse é o seu objeto de intervenção profissional.
D) As situações de violência vivenciadas pela juventude negra devem ser tratadas por assistentes sociais como uma questão moral.
12 – (ENADE, 2007) Analise as afirmações a seguir:
I- No contexto da ofensiva neoliberal, a elaboração e execução de projetos sociais vêm sendo deslocadas do Estado para as ONGs e Organizações Sociais, cuja atuação não esgota o atendimento às demandas do campo dos direitos e das políticas sociais.
PORQUE
II- Só o Estado reúne as condições da universalidade com potencialidade de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas sociais.
A esse respeito, é possível concluir que:
A) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
B) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
C) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
D) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Continue navegando