Buscar

Diferenças entre os projetos colonizadores de Portugal e Inglaterra na América e a formação da identidade cultural brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desafio
"Em suma e no essencial, todos os grandes acontecimentos da chamada "era dos descobrimentos", articulam-se num conjunto que não é senão um capítulo da história do comércio europeu. Tudo que se passa são incidentes da imensa empresa comercial a que se dedicam os países da Europa a partir do século XV, e que lhes alargará o horizonte pelo oceano afora..." (PRADO JR., 2000, p. 11)
Com base no trecho acima, responda: Em que se diferenciou o projeto colonizador de Portugal do projeto colonizador da Inglaterra na América?
Padrão de resposta esperado
O modelo de colonização portuguesa se diferenciou da colonização inglesa na América, porque Portugal, desde o início, não teve intuito de desenvolver nenhuma grande sociedade nestes trópicos, mas apenas explorar as riquezas da terra. Não houve a transferência de famílias de colonos portugueses para a América, e sim de indivíduos para administrar essa exploração. Por isso convencionou-se chamar o investimento de Portugal na América de colônia de exploração, diferenciando-se do adotado na América do Norte, onde foram implantadas colônias de povoamento.
1. 
Já se sabe que a sociedade republicana surge miscigenada, com diferentes culturas compondo a formação do povo brasileiro. É possível constatar essa premissa pelos elementos culturais que permeiam a identidade dos brasileiros e que estão na música, na culinária, no idioma, na religião e em muitos outros. Nessa perspectiva, analise as assertivas abaixo indicando com “V” quando verdadeira e com “F” quando falsa:
( ) A cultura no Brasil se originou dos povos indígenas, negros e europeus, compondo um povo miscigenado que integrou as culturas de forma pacífica.
( ) A miscigenação cultural contribuiu para a identidade nacional em meio às relações de poder que marcaram a formação republicana brasileira.
( ) A identidade do povo brasileiro, tão importante para a constituição do Estado-Nação, foi influenciada pela noção de pertencimento à sua cultura.
( ) A educação pública possibilitou o desenvolvimento da noção de pertencimento desenvolvida, intencionalmente, no Brasil republicano.
Assinale a alternativa correta:
E. 
F, V, V, V
Após a Proclamação da República era necessário formar o cidadão republicano, o que requeria a construção de uma identidade cultural com forte laço de pertencimento. Assim, a base cultural brasileira se reconhece na miscigenação de índios, negros e brancos europeus sem, contudo, deixarmos de refletir sobre a violência estrutural resultante das relações de poder entre esses povos
2. 
No período colonial os colonizadores desejavam subjugar os povos nativos para que atendessem seus interesses de exploração. Dentre as formas mais violentas registras pela história, uma delas, aparentemente mais pacífica, pode ser considerada fundamental para o domínio dos europeus. A partir dessa premissa, assinale a alternativa correta:
A. 
A Igreja Católica, por meio da catequese, controlou facilmente os nativos ensinando o idioma do colonizador e seus valores morais por meio da religião afastando-os da cultura nativa.
Não houve arma capaz de subjugar os nativos que se mantiveram resistentes e fiéis à suas crenças e costumes sem trair aos seus mesmo com a violência dos europeus, contudo, ao aprenderem o idioma do colonizador e seus valores acabaram afastando-se da cultura de origem, o que os enfraqueceu frente ao colonizador.
3. 
A mão de obra do escravo negro veio substituir a mão de obra indígena que estava servindo aos colonizadores desde os primeiros anos da colonização. Sobre a escravidão indígena e negra pelos colonizadores, analise as assertivas abaixo:
I - Os índios foram escravizados porque já estavam na terra quando os europeus chegaram e serviam à exploração dos bens disponíveis, como a extração do pau-brasil.
II – A mão de obra dos escravos africanos ocorre com a adaptação e expansão do cultivo da cana-de-açúcar no nordeste brasileiro que exigiam conhecimentos técnicos que os índios se recusavam a utilizar.
​​​​​​​III – Os europeus já conheciam a mão-de-obra dos povos africanos e, além de as utilizarem na expansão dos engenhos, também ampliariam a ocupação do nordeste afastando a ameaça dos holandeses.
IV – A expansão territorial para o interior e a exploração do ouro e pedras preciosas não aconteceria com a resistência indígena e isso levou à inserção da mão-de-obra dos povos africanos.
Assinale a alternativa que contêm as assertivas corretas:
C. 
I, II, III, e IV
Os índios serviam aos momentos iniciais de exploração dos bens já existentes, pois eram muito resistentes ao domínio europeu, dessa forma, à medida que a ocupação foi ampliada com objetivos econômicos (expansão da cana de açúcar) e políticos (ocupação territorial e exploração das minas), os europeus aproveitaram-se de suas experiências anteriores com a escravidão dos povos negros.
4. 
“Eram territórios organizados social, econômica e militarmente que promoviam a auto-sustentabilidade, porque não era possível expor sua localização. “ A descrição acima refere-se a:
A. 
Quilombos
As Minas Gerais foram as áreas de exploração do ouro e a expansão territorial dos portugueses, não eram auto-sustentáveis, pois dependiam do comercio com a colônia, assim como as colônias canavieiras e as cidades litorâneas. As tribos indígenas estavam expostas, pois ocupavam as terras antes da chegada dos europeus. Especializando-se na insurgência e no enfrentamento aos colonizadores, os escravos fugiam e precisavam organizar-se para protegerem-se, assim, fundaram os quilombos que se desenvolviam para a sobrevivência.
5. 
Sendo a sociedade brasileira constituída por uma formação triplo-étnica justifica-se a heterogeneidade e a diversidade do povo brasileiro, contudo, como destaca Darcy Ribeiro(2016), há uma unidade cultural simbólica que forma a ideia de nacionalidade brasileira e essa unidade é influenciada por três elementos. Quais são eles
D. 
Os fatores ambientais e geoclimáticos, o colonialismo e a imigração de povos que não se aculturaram.
Para Darcy Ribeiro os fatores que influenciaram a unidade cultural brasileira foram os fatores geoclimáticos que mostravam particularidades advindas dos diálogos do sujeitos com seus ambientes, também a organização social do trabalho colonialista teve impacto direto sobre a cultura e, por fim, os povos que vieram a partir do Sec. XIII da Europa e Ásia, não se aculturaram, portanto, mantendo a unidade cultural do português, dos índios e negros.

Outros materiais