Buscar

slades_monitoria

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta resultados obtidos a partir da nossa experiência no Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Paraíba – Monitoria, na Componente Curricular Aerofotogrametria do Departamento de Geociências, nos períodos de 2017.2 e 2018.1. Seu objetivo é dar aos alunos condições básicas de examinar imagens fotográficas para identificar objetos e determinar seus significados através de técnicas que permitam a visão estereoscópica. Este trabalho apresentar os resultados das atividades desenvolvidas que possibilitaram a interpretação de estereopares de imagens de satélite, utilizando visão estereoscópica de imagens anáglifo, em meio digital, como subsidio para a identificação do sistema fluvial em um trecho do rio Paraíba, no município de Umbuzeiro, Paraíba. 
METODOLOGIA
Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas imagens de satélite de alta resolução disponibilizadas no software Google Earth, além do software StereoPhoto Maker disponível no site: http://stereo.jpn.org/eng/stphmkr/. Trata-se de um aplicativo totalmente gratuito e simples de manipular, para a realização do anaglifos. 
Dessa forma tendo duas imagens salvas uma da esquerda e outra da direita (essas imagens serão tratadas no StereoPhoto Maker).Para a composição do anáglifo, foi utilizado o aplicativo StereoPhoto Maker. Sua escolha decorre da fácil aquisição, e funcionalidade. No StereoPhoto Maker deve-se seguir os seguintes comandos:
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com o uso de anáglifo foi possível observar, de modo tridimensional, a geomorfologia e o sistema fluvial do trecho do rio Paraíba, sendo possível identificar a drenagem da área. Neste sentido, o uso de anáglifo se constitui como uma técnica eficiente da Fotogrametria, sendo considerada acessível e de baixo custo para análise da paisagem a partir de imagens de satélite e fotografias aéreas.
	
	
	
	
	
	
	
 
 
Desta forma, o uso de anáglifo se configura como uma metodologia que pode ser implantada tanto no ensino, quanto nas pesquisas acadêmicas e trabalhos técnicos. Essa atividade ainda contribuíra na formação dos alunos para que eles possam desenvolvê-las no ensino de geografia, principalmente nas áreas da geomorfologia, cartografia, hidrografia etc. Na figura é possível visualizar realização da pratica com os alunos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 As atividades desenvolvidas são relevantes para a compreensão dos conteúdos e temas abordados na análise do espaço, trazendo consigo um aperfeiçoamento de técnicas utilizadas pelos estudantes durante o curso de Geografia.
Nosso intuito foi desenvolver uma atividade que proporcionasse aos estudantes investigar um método “alternativo”, com uso de um software livre ou de baixo custo. Além disso, foi possível desenvolver uma metodologia utilizando os programas avaliados aplicando-a ao estudo da rede de drenagem de um trecho do Rio Paraíba, resgatando com isso conteúdos vivenciados em outras componentes curriculares como Geomorfologia e Hidrogeografia. 
REFERÊNCIAS 
ARAUJO, L. L. 2005. Avaliação da dinâmica de áreas urbanas ocupadas por assentamentos irregulares utilizando visão estereoscópica por imagens anáglifo. Dissertação de mestrado. UFPE. 
ROSA, R. 2009. Introdução ao sensoriamento remoto. 7ª edição, Uberlândia, Editora UFU. 264p. Sampaio, E.P.M. 2007. Noções básicas de detecção remota, fotogrametria e fotointerpretação empedologia. Évora. 25p. 
SANTOS, D. S.; DIAS, F. F.. Uso de Anaglifos como Alternativa para Práticas de Estereoscopia em Sensoriamento Remoto. Anuário do instituto de geociências - U F R J, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, p.105-111, fev. 2011. Disponívelem<http://www.anuario.igeo.ufrj.br/2011_2/2011_2_105_111.pdf>. Acesso em: 25 set. 2018.
USO DE ANÁGLIFO PARA AULAS DE AEROFOTOGRAMETRIA 
Maria Cecilia Silva Souza 
Christianne Moura Reis (Professor Orientador)
 Francisco Vilar de Araújo Segundo Neto (Professor – Colaborador) 
Departamento de Geociências, Campus I
1

Continue navegando