Buscar

Centro Universitário Ateneu Cinesio CINESIO 03

Prévia do material em texto

Centro Universitário Ateneu
Aluno: Eveline Caiane Fernandes Soares
Curso: Fisioterapia
Diciplina: Cineciologia e Biomecânica
Sede: Harmony
Atividade 03
(Cinesiologia e biomecânica do quadril e pelve)
1- Quais as características da articulação sacro-iliaca?
As articulações sacroilíacas são articulações em forma de C ou L que conectam o sacro na base da coluna aos ossos ilíacos na pelve. O sacro tem a forma de um triângulo invertido. É um osso forte que suporta a coluna. Lesões nesses ligamentos podem causar dor nas articulações
2- Descreva os movimentos de nutação e contra-nutação sacro-ilíaca
Portanto, nutação é o movimento que ocorre quando a força (peso) é absorvida em nosso centro, a articulação sacroilíaca, e ocorre na direção das forças gravitacionais (em direção ao solo). A contranutação é a resposta do corpo, levantando a articulação contra a gravidade.
3- Descreva os movimentos de inclinação pélvica
Os movimentos realizados pela pelve são os de anteroversão (inclinação pélvica anterior), retroversão (inclinação pélvica posterior), inclinações laterais e rotação pélvica.
A coluna vertebral está intimamente ligada a pelve pela articulação sacro-ilíaca, que tem pouca mobilidade, e também pelos ligamentos dessa região, que são bastante fortes. Ou seja, quando fazemos um movimento na pelve, teremos uma resposta na coluna e quando a coluna tem alguma alteração de curvaturas, isso pode modificar o posicionamento da pelve
4- Descreva os ligamentos presentes no quadril
chamam-se cápsula articular. Os ligamentos da cápsula da articulação do quadril são chamados ilio-femoral, isquio-femoral e pubo-femoral.
5- Quais os músculos responsáveis pelos movimentos do quadril?
Flexão e abdução do quadril e flexão do joelho – músculos comprometidos da articulação do quadril: iliopsoas, reto femoral, sartório, pectíneo, tensor da fascia lata e os seis rotadores externos; articulação do joelho: quadríceps.
6- Descreva o ângulo Q.
O ângulo Q (quadríceps) é uma medida de alinhamento patelar global, trata-se do ângulo entre uma linha que se estende da espinha ilíaca ântero-superior até o centro da patela e uma que se estende do centro da patela até o centro da tuberosidade tibial.
7- Quais os fatores que levam a coaptação do quadril?
Devido a essa anatomia do quadril, ele possui uma ótima coaptação, o que favorece sua estabilidade sendo considerada a articulação mais difícil de luxar no corpo humano, porém possui amplitudes de movimento limitadas quando comparada a outras articulações, como por exemplo, a articulação do ombro.
8- Quais os músculos que garantem a estabilidade do quadril?
O quadril é a articulação mais estável do nosso corpo. Sendo responsável pelo suporte do peso corporal e a locomoção em conjunto com os membros inferiores, além de um elo com os membros superiores, desempenhando uma série de movimentos importantes que promovem estabilidade.  
Podemos então definir o quadril como uma articulação coxofemoral (Fêmur + Acetábulo), sendo assim, temos dois quadris, o direito e o esquerdo. Os estabilizadores dessa articulação são compostos por: músculos; ossos; capsula articular; Labrun acetabular e Ligamentos. 
Os movimentos realizados no quadril são: flexão e extensão no plano sagital, adução e abdução no plano frontal, rotação interna e rotação externa no plano axial.  
Devido uma formação anatômica, nosso quadril é antevertido aproximadamente 15 graus, gerando uma maior instabilidade na região anterossuperior pois nessa região temos uma menor área de contato entre as estruturas

Continue navegando