Buscar

atividade zoo

Prévia do material em texto

Henrique Cotes da Costa RA: 739124
Sphenisciformes
Ordem de Pinguins.
As aves dessa ordem, pela capacidade de sobreviver em ambientes considerados hostis, com índicies de temperatura muito baixos são consideradas extremófilas.
Struthioniformes
Struthioniformes é uma ordem da classe Aves que compreende o avestruz e o avestruz-somali.
A taxonomia de Sibley-Ahlquist propôs o seu alargamento ao conjunto de aves não voadoras, também conhecidas como ratitas
Rheiformes
Essa ordem engloba uma única espécie nativa do Brasil, a ema (Rhea americana). É ave pernalta de grande porte, adaptada à vida terrícola e que não consegue voar, tanto pelo porte avantajado como pelo fato de não possuir carena (local de inserção da musculatura de voo).
Charadriiformes
Esta ordem engloba cerca de 350 espécies que se distribuem por todo o mundo, englobando as gaivotas, as batuíras, maçaricos, trinta-réis e outras. Apesar de extremamente diversa, a maioria das aves do grupo habita regiões costeiras, como praias, e associadas à corpos aquáticos, mas também habitando banhados e campos úmidos, também possuindo espécies que vivem em alto mar.
Columbiformes
Ordem de Pombas, rolas e dodôs. Aves com vasta distribuição geográfica, sendo algumas espécies bastante comuns no meio urbano (se aproveitando com muita propriedade dessa convivência com os humanos).
Psittaciformes
Os Psittaciformes são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Têm a capacidade de imitar, com grande fidelidade, todos os tipos de som, inclusive palavras. Animais longevos, cujas espécies maiores podem viver mais de 50 anos.
Cuculiformes
Ordem dos anus, do alma-de-gato, do saci e de outras aves afins, são aves de porte médio com hábito nidoparasita.
Strigiformes
As corujas (Tytonidae e Strigidae) têm olhos grandes voltados para a frente o que lhes confere uma visão binocular; a audição é muito especializada e algumas espécies possuem os ouvidos dispostos assimetricamente na cabeça, auxiliando na localização das fontes de som.
Caprimulgiformes
Caprimulgiformes é uma ordem de aves que inclui os bacurais e urutau. Estão representados em todos os continentes, exceto na Nova Zelândia, regiões polares e maioria das ilhas oceânicas. A maior diversidade do grupo encontra-se em regiões tropicais e semi-tropicais.
Apodiformes
Apodiformes é uma ordem de aves de pequeno porte, caracterizadas pelo bico longo e asas afiladas. Estes animais têm um metabolismo muito acelerado,em que o batimento cardíaco pode chegar a 1.200bmt (batimentos por minuto), asas muito longas que batem muito depressa, chegando a 80 batidas por segundo, úmero curto, músculos de voo muito desenvolvidos, penas secundárias curtas, dez penas caudais, pés muito pequenos com garras recurvadas. 
Coliiformes
Coliiformes é uma ordem de aves, que representada actualmente pela família Coliidae e suas seis espécies, classifcadas em dois géneros. O grupo inclui os rabos de junco, aves de pequeno porte, nativas de África, caracterizadas por uma cauda longa e pela morfologia das patas traseiras.
Ciconiiformes
As aves pertencentes a essa ordem são de médias ou grandes dimensões e apresentam características bastantes semelhantes entre as quais pernas, pescoço e bico compridos. Ocorrem em praticamente todo o mundo, com exceção dos locais mais frios e secos. São carnívoras, alimentando-se sobretudo de animais aquáticos, desde insetos a peixes e outros vertebrados.
Anseriformes
Os Anseriformes são uma ordem numerosa, maioritariamente aquática, incluindo duas famílias e muitas espécies distribuídas por todo o mundo. Entre as características comuns, contam-se as grandes membranas interdigitais que ligam os três dedos dianteiros, as pernas curtas e um bico forte coberto de pele fina, cuja ponta achatada apresenta uma parte mais dura em forma de garra. 
Falconiformes
Falconiformes é uma ordem que inclui as famílias de aves de rapina diurnas. Sua classificação é ainda controversa. Na antiga Taxonomia de Sibley-Ahlquist as famílias deste grupo foram inseridas na ordem estendida Ciconiiformes. Estudos recentes feitos por Hackett e colaboradores, demonstraram que o grupo pode ser polifilético, sendo dividido em Falconiformes, com uma única família, e Accipitriformes com as demais famílias. A posição da família Cathartidae é ainda mais problemática, podendo pertencer a uma ordem própria, Cathartiformes.
Galliformes 
Os Galliformes são, na sua maioria, aves corpulentas de tamanho médio ou grande, com poderosos bicos arredondados e fortes e garras cegas, úteis para esgravatar o solo. deslocam-se no solo em passo muito rápido. Mantém a plumagem limpa esfregando-se na terra. Quando atacados, enganam os predadores largando as penas enquanto fogem. Regra geral, é a fêmea que constrói o ninho, incuba os ovos e cuida dos filhotes. distribuem-se por todos os continentes, com exceção da Antártica.
Jacamins
 Ordem de Jacamins, carão, saracuras, galinhas d'água e afins. Gruiforme significa “como a grua”. Esta definição se dá devido ao aspecto dos indivíduos incluídos na ordem, que lembram o formato dos enormes guindastes aos quais nos acostumamos na paisagem das cidades quando da construção de uma obra. habitando desde áreas alagadiças, costeiras e mesmo climas extremos como desertos. A alimentação varia de acordo com o habitat da espécie.
 Aepyornithidae é uma família de aves extintas com apenas três gêneros descritos, endêmica de Madagáscar. Inclui a maior ave que já existiu no planeta. Conhecidas por pássaros-elefante, aves-elefante ou vorompatras, viveram em Madagáscar até aproximadamente ao século XVI, e foram extintas pelos nativos.
 Dinornithiformes As moas pertencem à ordem Dinornithiformes, tradicionalmente colocadas no grupo ratita. Entretanto, seu parentesco mais próximo, encontrado através de estudos genéticos, é com as aves Tinamiformes da América do Sul. antes eram consideradas um grupo irmão dos ratitas. As nove espécies de moa não tinham asas e nem vestígios de asas, sendo esta última uma característica comum a todos os outros ratitas. Águia-de-Haast. A extinção das moas ocorreu por volta de 1300 EC-1440 EC, sendo a causa principal sua caça excessiva pelos maoris.
Apteryx é um gênero de aves da família Apterygidae, endêmicas da Nova Zelândia, popularmente chamadas de quiuí, kiwi, quivi não voa, tem hábitos noturnos e vive em buracos escavados no solo.
Do tamanho aproximado de uma galinha doméstica, os kiwis, em proporção com o seu tamanho, colocam os maiores ovos de todas as espécies. 
 Tinamiformes
A ordem Tinamiformes é representada por uma única família, a Tinamidae. ocorrendo do México à Patagônia, e ocupando inclusive os Andes até 4.800 metros de altitude. antigos grupos de aves do continente americano, com registros fósseis procedendo do Mioceno da Argentina.
Alimentam-se predominantemente de sementes. Cabe às fêmeas definir territórios, mantê-los, atrair e competir pelos machos que as fecundarão e, feita a postura, chocarão seus ovos e cuidarão de sua descendência.
 Gaviidae é a única família da ordem Gaviiformes e contem apenas o género Gavia e as suas cinco espécies. Também chamadas mobelhas, estas aves habitam sobretudo lagos de água doce e rios. A sua distribuição geográfica está limitada ao Norte da Europa e América do Norte.
 Podicipedidae é a única família de aves da ordem Podicipediformes, e possui suas 22 espécies de mergulhões, também conhecidos como somormujo ou zampulhões, distribuídas por 6 géneros. O grupo está presente em todos os continentes.
 Procellariiformes é uma ordem dos albatrozes, aves marinhas de hábitos pelágicos, ou seja, que habitam o oceano aberto. caracterizam-se por terem as narinas em forma de tubos situados na parte superior do bico, que é normalmente longo encurvado na ponta. Procellariiformes têm asas compridas e estreitas, o que lhes dá uma forma aerodinâmica e minimiza a energia gasta durante os seus longos vôos. Estas aves alimentam-se no alto mar de cefalópodes (lulas e polvos) e pequenos peixes.
 Pelecaniformes é uma ordemde aves marinhas que inclui os pelicanos, as fragatas, os sulídeos os cormorões e as anhigas (cararás). Atualmente possuem 63 espécies aceitas.
 Piciformes é uma ordem de aves que inclui animais de médias dimensões que habitam o meio arbóreo. O grupo tem cerca de sete famílias, Cerca de metade das espécies são constituídas pelos Picidae.
Passeriformes compreendem a mais numerosa das ordens, incluindo quase 6.000 espécies, possuindo grande diversificação morfológica, ecológica, biológica e comportamental.
 Turdidae é uma família de aves da ordem Passeriformes de ocorrência por todo mundo. Os turdídeos compartilham usualmente os seguintes traços: corpo alongado e pernas robustas, peito proeminente, cabeças largas e bicos medianos.

Continue navegando