Buscar

Gabarito p1 2013.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª prova de Economia Brasileira (Eco 1114)					Profa. Mérida Herasme Medina	
Prova individual (I) – escolher 3 questões 	Duplas (D): responder todas as questões
1ª questão (I=3,6; D= 2) O modelo agroexportador prevaleceu na economia brasileira desde a época colonial até a República Velha (período que abrange desde a proclamação da república até o ano de 1930). Em relação a esse período responda: 
a)(I=1,5)Getúlio Vargas subiu ao poder em 1930 fazendo significativas alterações no país. Explique por que muitas das medidas tomadas por Vargas foram considera como pré-keynesianas.Podemos falar que ainda existe o legado Vargas? Em caso positivo, mencione 2 situações. 
Keynes ( uso gasto público para manter nível de atividade econômica. Queima de estoque de café no governo Vargas estaria inserida nesse contexto:preocupação de manter renda setor cafeeiro .
Legado: Estatais (Petrobrás, CSN, CVRD..), legislação trabalhista (CLT), BNDE, ….
b) (I=1,8) “De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), entre 2007 e 2010 a participação das commodities primárias na pauta de exportações brasileiras saltou dez pontos percentuais (41% para 51%). Hoje, o Brasil exporta mais produtos primários, em termos absolutos. Exatamente como ocorreu durante o período colonial e perdurando, após a independência até o amadurecimento da indústria nacional” . Seria a “Reprimarização das exportações” segundo Albano Chagas Viera, presidente do conselho diretor do Instituto Aço-Brasil (matéria publicada na Folha de São Paulo, 8 de setembro de 2012,) .
 Essa tese implicaria uma volta ao modelo primário exportador? Por que sim? Por que não?
Não. Hoje economia não depende do mercado externo e sim do mercado interno. Produtos exportados apesar de ser primários tem alto conteúdo tecnológico (ex produção de soja). Hoje em dia economia mais diversificada com indústria mais madura.
2ª questão(I=3,5; D= 2) A política anti-inflacionária do período 1964/67 alcançou sucesso em reverter a tendência ascendente da inflação de início dos anos 60s. 
(I=1,5)Entre as principais medidas dessa política podemos mencionar a correção monetária. Explique em que consistia e como este mecanismo permitiria reduzir a inflação.
Correção monetária -Atualização de valores monetários, usando algum indexador. No início aplicada a impostos e títulos públicos para melhorar contas fiscais e evitar que déficit público pressionasse emissão monetária e portanto, inflação. 
(I=1,8) Também foi implementado o arrocho salarial. Em que consiste esta medida e qual seria o sentido para combater a inflação
Arrocho salarial- reajuste salários abaixo da inflação. Objetivo é conter demanda. 
3ª questão – Em novembro de 1959, saía da linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo o primeiro automóvel efetivamente fabricado no Brasil. Para muitos, essa data simboliza o verdadeiro início do processo de industrialização brasileiro. Era o Plano de Metas, cujo lema era "50 anos em cinco" (Extraído de: David Kupfer , 50 anos em 50, Valor Econômico, 11/11/2009). 
a)Hoje é moda falar de “herança maldita” (ou bendia)de um governo para outro. Podemos afirmar que isso aconteceu entre os governos JK e Quadros/Goulart? Por quê? 
Herança boa- indústria mais interligada e madura
Herança ruim- inflação, descontrole fiscal, dívida externa
b) (I=1,8) Verdadeiro ou falso? (0,3 indicar VF). Justifique uma das falsas (0,9). Em relação ao Plano de Metas podemos afirmar que:
_V__ A política de investimentos relegou a segundo plano o setor agrícola. 
_ F ___ O Plano de Metas previu as formas de como seriam financiados os investimentos planejados.
Não. A falta de financiamento próprio elevou a captação de recursos externos (dívida externa) ou estourar gastos públicos( inflação e déficit fiscal
__ V _ Foi o primeiro plano consistente de política industrial implementado no país
Apesar de projetos de industrialização de outros governos, o Plano de Metas foi o único planejado e, portanto consistente. Anteriormente projetos eram lançados depois de “choques” e governo precisava tomar medidas.
4ª questão Responda:
(I=1,5) Qual o papel do Estado na industrialização brasileira entre os anos 30 e60? Cite 2 instrumentos/fatos utilizados pelo Estado nesse período que incentivaram o setor industrial.
Estado financiou vários projetos (BNDE); estatais ; renúncia fiscal, subsídios, incentivos e medidas de proteção contra concorrência externa (reservas de mercado) ….
OBSERVAÇÂO- as primeiras medidas do Presidente Vargas (desvalorização da moeda, queima de estoque de café ) tinham como objetivo salvar a cafeicultura e não foi pensando na indústria. 
b) (I=1,8) Verdadeiro ou falso? (0,3 indicar VF). Justifique uma falsa(I=0,9). Nos anos 1968-1973, conhecidos como o período do "milagre econômico" brasileiro, o PIB cresceu no País a uma taxa média anual de 11,2%. Contribuíram para esse crescimento:
_F__ Fortes investimentos privados já que as estatais apresentavam fortes déficits.
O Estado bancou investimentos de forma direta ou sendo avalista das empresas privadas 
 ___ V _ Condições favoráveis para a captação de recursos externos
___ F __A melhoria na distribuição de renda, que ensejou impactos favoráveis sobre a demanda de bens de consumo duráveis
Piora concentração de renda ( Belíndia
5ª questão (I=1,8 e 1,5 comentários de cada problema) O modelo de substituição de importações trouxe grandes avanços na industrialização do país mas também vários problemas. Cite e comente dois (2) desses problemas e se ainda eles permanecem na economia brasileira.
Concentração de renda; Indústria ineficiente Aumento gasto público (Déficit fiscal ;Inflação , etc.

Outros materiais

Outros materiais