Buscar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INTERNACIONAIS-N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os ambientes corporativos vêm sendo cada vez mais transformados pelas práticas e pelos novos métodos de gestão de projetos, uma vez que eles produzem efeitos significativos sobre os processos, o planejamento, a execução das ações corporativas e a gestão dos recursos disponíveis para a organização.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. (  ) O Canvas, embora intuitivo, não proporciona uma visualização holística.
II. (  ) O Life Cycle Canvas (LCC) realiza a gestão do ciclo de vida de um projeto.
III. (  ) O Life Cycle Canvas (LCC) é inovador e não segue as práticas consagradas.
IV. (  ) Indicadores de performance são importantes para todos os stakeholders envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
F, V, F, V.
O gerenciamento de projetos internacionais torna-se cada vez mais decisivo na conquista de vantagens competitivas em um mercado globalizado. Ele pode oferecer possibilidade de desenvolvimento de produtos, gestão de portfólio, inovação, aquisição de conhecimento, e é ainda mais relevante para empresas que querem transformar seus negócios de forma mais sustentável em mercados de extremo dinamismo e transformação contínua.
 
De acordo com o estudo de caso apresentado, quais seriam os potenciais ganhos da Global Mills na execução do projeto no Brasil com apoio da matriz e outras filiais?
 Conquistar o mercado disponível que não era acessado por falta de adaptação de produtos e condições mercadológicas inconsistentes ao produto oferecido pela Global Mills.
Leia o excerto a seguir:
“Para que a cooperação técnica contribua efetivamente para os objetivos a que se propõe, é necessário que o planejamento das ações a serem implementadas seja consistente, no sentido de buscar com que o trabalho desenvolvido realmente apresente os impactos positivos almejados. Isto requer a adoção de metodologias adequadas de planejamento, de acompanhamento e de avaliação dos projetos de cooperação técnica.”
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Agência Brasileira de Cooperação. Formulação de Projetos de Cooperação Técnica Internacional (PCT): Manual de Orientação / Ministério das Relações Exteriores, Agência Brasileira de Cooperação. 2. ed. Brasília: Agência Brasileira de Cooperação, 2004. p. 7.
 
De acordo com o PCT (Projetos de Cooperação Técnica Internacional) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (2004), qual a estrutura lógica de um projeto internacional?
 Hipótese, elementos do projeto e indicadores.
A globalização trouxe ao contexto mundial, diversas mudanças e quebra de paradigmas. O avanço tecnológico, nesse sentido, acabou por servir como tracionador de uma tendência já existente de expansão dos negócios em mercados internacionais.
Com o advento da tecnologia, muitas empresas investem em mercados que até anteriormente ofereciam barreiras de entrada, tornando altamente complexo o nível de concorrência atual.
 
Nesse contexto, qual alternativa explica de maneira mais sucinta e direta a importância da gestão de projetos internacionais?
 Para aumento da competitividade da empresa em mercados dinâmicos e globalizados.
Sugere-se que, antes da abertura de uma empresa ou do lançamento de um novo produto/serviço, se realize uma pesquisa de mercado. No caso da gestão de projetos internacionais, essa etapa é fundamental, pois dará subsídio para a formatação de um escopo completo e etapas a serem consideradas.
Com essa ferramenta, você poderá obter dados acerca da evolução de seu mercado, melhor localização para estabelecer seu negócio, quais são os concorrentes e como atuam, níveis de preço, características do perfil e modo de compras de seu potencial público.
 
Em relação ao papel da pesquisa de mercado, antes da condução de um projeto internacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A pesquisa de mercado é relevante, porém depende do contexto empresarial, podendo ser desconsiderada em situações.
Pois:
II. A empresa já possui internamente informações entre os setores internos (como vendas, P&D, engenharia, marketing) e dados extras oriundos de outras filiais no mundo, não se fazendo necessária a aplicação da pesquisa nessas condições.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 As asserções I e II são proposições falsas.
Trata-se de uma metodologia intuitiva e de ganhos comprovados que vem ganhando espaço na condução de projetos e processos. Ela se baseia em quadros visuais, facilitando o entendimento e a observação do grupo. Hoje, destaca-se como facilitadora de transmissão visual de rápido entendimento, transformando processos complexos em proposições de simples visualizações.
 
A partir do texto, dentre as abordagens na utilização de técnicas e ferramentas de gestão, qual a mais apropriada para estabelecer uma visão de produto?
 Canvas ( Life Cycle Canvas).
A FOFA trata-se de uma metodologia que oferece visão interna e externa, sinaliza a priorização de ações, identifica fatores-chave para a empresa e minimiza riscos e problemas de forma eficaz. É altamente intuitiva e essencial para avaliação rápida de cenários.
Quais características a seguir melhor definem a metodologia?
 É um acrônimo que se refere à ferramenta de análise de ambiente de interno e externo da empresa usada em diversos cenários.
Dentro da coleta de informações para a construção de um cenário de contextualização na condução de um projeto internacional, é necessário ter um apanhado de vários dados, sejam eles de ordem ambiental, política, tecnológica, ações de competidores, órgãos reguladores etc.
Para tanto, normalmente a pesquisa pode ser desdobrada em dois tipos de fontes: as secundárias e as primárias.
Normalmente, para a construção de um bom planejamento de pesquisa primária, a etapa da pesquisa secundária deve ser robusta e conter informações de várias fontes, porque dará subsídios para boas questões a serem endereçadas em entrevistas pessoais ou questionários dirigidos.
 
Nesse contexto, como realizar o levantamento de dados secundários para a análise de mercado?
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s):
 
I. (  ) Solicitar informação diretamente aos diretores da empresa, como a principal fonte fidedigna, e coletar dados internos dentro da empresa, de forma pontual.
II. (  ) Entrar em contato com equipe de vendedores, distribuidores e representantes e discutir sobre o que pensam do cenário mercadológico; afinal estão no dia a dia com os clientes e têm as informações completas sobre o cenário mercadológico.
III. (  ) Sistematicamente, assistir ao noticiário, ler jornal e saber o que os jornalistas comentam sobre a situação atual que interferirá no ambiente externo, além de coletar informações internas na empresa pelo CRM.
IV. (  ) Rever relatório de vendas e cruzar informações de várias fontes, CRM, como jornais, periódicos, blogs, associações de mercado etc., criando um sistema de informações.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
· F, F, F, V
Na construção de um projeto, é importante que se leve em consideração a elaboração de sua estrutura como um todo, pois trata-se de um documento dinâmico e diretivo, que elencará todas as fases do projeto, a fim de promover o alcance das metas propostas pela empresa.
 
A respeito do que é importante dentro de uma gestão de projeto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Os objetivos.
II. (  ) As métricas de controle dos objetivos.
III. (  ) As justificativas do projeto.
IV. (  ) O engajamento de equipes.
V. (  ) A entrega do projeto dentro dos prazos e objetivos cumpridos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 V, V, V, V, V.
Tendo em conta que a empresa é um organismo dentro de um sistema, deve-se ter uma visão holística de sua atuação junto aos grupos interessados, também chamados de stakeholders. Sendo assim, quais as entidades ou grupos que influenciam e/ou se beneficiam da gestãode projetos?
 
Quais os grupos que fazem parte dos stakeholders? Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Os executivos da empresa.
II. (  ) Os clientes.
III. (  ) A sociedade.
IV. (  ) O governo e entidades de classe.
V. (  ) Os colaboradores e fornecedores.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
 V, V, V, V, V.

Outros materiais