Buscar

FATORES MICROECONOMICOS E MACROECONOMICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores microeconômicos e macroeconômicos
A microeconomia analisa a relação entre empresas e consumidores em diferentes mercados e estuda como ocorre o processo da tomada de decisão de cada individuo ou empresa. Tem visão individual e objetiva o estudo do comportamento dos indivíduos, das famílias, empresas e mercado para análise de oferta, demanda, geração de preços e mercados competitivos. 
Dentro da microeconomia podemos citar a Teoria do Consumidor ou Teoria da Escolha, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam os tradeoffs (a escolha de uma coisa em detrimento de outra). Tem como premissas básicas a integralidade – todo consumidor tem capacidade de ordenar suas preferencias; a transitividade – existe consistências na capacidade de ordenas as preferências e a monotonicidade – mais de um bem é melhor que menos. Podemos citar também na microeconomia a Teoria de Empresa que estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los. 
Já a macroeconomia estuda e observa a economia regional ou nacional de maneira holística e as variáveis que afetam a economia global ou de um determinado país. Tem visão global e objetiva estudar o comportamento da economia como um todo para análise de PIB, inflação, salários, taxa de juros, emprego x desemprego, dentre outros, visando aumentar o crescimento econômico de um país. Podemos citar dentro da macroeconomia a formação do Produto Interno Bruto (PIB) que segundo o IBGE é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas. O PIB é somente um indicador síntese da economia. Em seus cálculos contém a demanda agregada, consumo das famílias, investimentos de empresas, gastos do governo, exportações e importações. Segundo o site da fintech Onze, a taxa de desemprego também é um dos fatores macroeconômicos que indicam o desenvolvimento ou recessão econômica do país. Quando a taxa de desemprego está elevada, o consumo por produtos e serviços das famílias diminui. Em curto prazo, isso desaquece os setores produtivos e ocasiona na demissão de mais trabalhadores.
 
REFERÊNCIAS:
ESCOLA, Equipe Brasil. "Microeconomia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/microeconomia.htm. Acesso em 29 de junho de 2022.
IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php. Acesso em 30 de junho de 2022.
ONZE- fintech do ramo financeiro. Disponível em: https://www.onze.com.br/blog/fatores-macroeconomicos. Acesso em 30 de junho de 2022.

Continue navegando