Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1Conforme a imagem apresenta, a liberdade é um conceito complexo e, às vezes, idealista. Diversos autores trataram de maneira diferenciada a dimensão da liberdade na condição humana, pois a ética administra a relação administrativa da liberdade entre as pessoas. Descreva como a liberdade pode estar interligada à ética na relação entre homem e sociedade. FONTE: Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2014.
Resposta esperada
A ética constrói uma relação de controle e administração sobre as ações do homem na sociedade. Assim, a liberdade fica restrita e limitada ao direcionamento que nossas reflexões podem conduzir nossas atitudes. O livre-arbítrio, dessa maneira, é limitado pela ética. Através da interferência da ética, a felicidade e os interesses individuais ficam subordinados à felicidade coletiva e o ideal do bem comum. A ética faz da liberdade um instrumento a serviço de um ideal comum. A liberdade pode ser compreendida como uma capacidade humana orientada conforme a exigência de cada época, costume e cultura. O princípio ético sobre a liberdade pressupõe regras e normas para que a ação humana de liberdade não seja uma ação descontrolada e irresponsável. Assim, a liberdade passa a constituir escolhas feitas a partir de um referencial ético e moral, comum em um contexto e tempo histórico. A liberdade como uma capacidade humana pode ser um passo consciente de movimentos entre membros de uma sociedade, cujas escolhas estão sempre condicionadas às mudanças.
2Considerado um dos autores clássicos da Sociologia, Karl Marx desenvolveu uma reflexão original sobre a sociedade industrial e em especial sobre o papel do trabalho na estrutura da sociedade capitalista. Embora Marx tenha se ocupado em analisar a estrutura da sociedade capitalista do séc. XIX, sua reflexão continua sendo atual e base para uma parte considerável da produção intelectual contemporânea. A partir desses pressupostos, conceitue o pensamento marxista e relacione suas principais contribuições.
Resposta esperada
- O pensamento marxista foi um conjunto de teorias que teve por objetivo denunciar o sistema capitalista e também compreendê-lo. Além disso, propunha uma ampla transformação política, econômica e social. - As principiais contribuições de Marx foram: reinterpretação da dialética hegeliana, compreendendo que ela ocorre por meio das ações humanas, especialmente devido à luta de classes, conflito que funciona como o motor da história. Compreendendo a história a partir das condições materiais das sociedades, desenvolveu a perspectiva chamada materialismo histórico. - A ideia de que as relações humanas são determinadas pelo meio de produção. O desenvolvimento da ideia de mais-valia se origina sobre a observação da apropriação do excedente gerado no processo produtivo, pelos donos dos meios de produção, no caso, os capitalistas. - O papel do trabalho é alienante e não libertador, como propagado pelo ideário liberal.

Mais conteúdos dessa disciplina