Buscar

Documento (1)

Prévia do material em texto

Cap. 3 
O cooperativismo somente pode ser entendido como uma doutrina econômica e social. 
R: Falso por que o cooperativismo constitui-se como uma doutrina econômica e social que procura construir uma nova maneira de processar a economia, baseando-se no trabalho e não no capital; na ajuda mútua e não na concorrência e competição; nos valores e necessidades humanos e não na acumulação individual do dinheiro e na exploração do trabalho de outras pessoas.
A primeira cooperativa surgiu na Inglaterra, em 1848.
R: Falso por que foi no ano de 1844, na cidade de Rochdale, região de Manchester, Inglaterra, 28 tecelões fundaram aquela que é considerada a primeira cooperativa.
 De acordo com Charles Gide, através das cooperativas seria possível eliminar os entes intermediários que se apropriam da riqueza gerada pelo produtor.
R: Charles Gide, Acreditava que o processo de exploração sofrido pelos trabalhadores poderia ser superado pela organização de comunidades autogestionadas, os falanstérios, e procurou incentivar a sua formação. Com isso, concorreu para a formulação dos ideais cooperativistas.
Os pioneiros de Rochdale, quando fundaram a primeira cooperativa, queriam apenas melhorar seus rendimentos, sem se importarem com a qualidade de vida de seus familiares.
R: Os pioneiros de Rochdale, ao reunirem 
suas modestas economias, tinham por objetivo melhorar as condições de vida de todo o grupo e de suas famílias.

Continue navegando