Buscar

Prova Fundamento Juridico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS JURÍD 
	
	Aluno: JOSELITA BISPO DOS SANTOS
	
	 
	 
	
	
		1.
		Como devem ser corretamente vistas as ações afirmativas ou discriminações positivas? (Ref.: 202207625708)
	
	
	
	
	Exceção ao princípio da igualdade consagrado pela Carta Magna, afigurando-se prática constitucional.
	
	
	Confirmação do princípio da igualdade que preconiza tratamento diferenciado a pessoas em situações diversas.
	
	
	- Confirmação do princípio da igualdade que preconiza, de modo absoluto, tratamento igualitário a todos, sem qualquer exceção.
	
	
	Exceção ao princípio da igualdade consagrado na Constituição da República, afigurando-se, portanto, prática inconstitucional.
	
	 
	 
	
	
		2.
		A respeito do direito de propriedade na Constituição de 1988, é correto afirmar que: (Ref.: 202207625705)
	
	
	
	
	não consta do rol dos direitos e garantias fundamentais.
	
	
	o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos no texto constitucional, será estabelecido por lei.
	
	
	aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, o qual não poderá ser transmitido aos herdeiros, em virtude de sua função social.
	
	
	a pequena propriedade rural, ainda que trabalhada pela família, poderá ser objeto de penhora somente para o pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva.
	
	 
	 
	
	
		3.
		No âmbito federal e de alguns Estados tem sido recorrente a instituição de leis que criam sistema de cotas, que é considerado como de ação afirmativa buscando resgatar ou compensar situações passadas. Essas leis realizam o princípio constitucional fundamental da: (Ref.: 202207625651)
	
	
	
	
	liberdade.
	
	
	isonomia.
	
	
	independência.
	
	
	separação.
	
	 
	 
	
	
		4.
		A pena de morte no Brasil: (Ref.: 202207625599)
	
	
	
	
	não é admitida na medida em que vida, integridade física, devido processo legal e Estado Democrático de Direito são conceitos e institutos que impedem sua instituição.
	
	
	- é admitida excepcionalmente, em hipótese de cometimento de crime hediondo, nos termos da Lei que rege o tratamento a este tipo de crime.
	
	
	não é admitida em hipótese alguma, haja vista ser a vida um direito fundamental absoluto.
	
	
	é admitida excepcionalmente, em caso de guerra declarada, nos termos da Constituição Federal.
	
	 
	 
	
		5.
		(TRF- 3a Região ¿ 2006) Sobre os direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar-se que: (Ref.: 202207625544)
	
	
	
	
	as garantias têm caráter instrumental, são meios destinados a assegurar o exercício dos direitos, preservá-Ios ou repará-Ios, quando violados, como ocorre quando, no artigo 5°, X, da Constituição Federal, é assegurado o direito à indenização, pelo dano material ou moral decorrente da violação dos direitos à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas
	
	
	Têm como características essenciais a temporariedade, excepcionalidade, irrenunciabilidade e concorrência.
	
	
	os de segunda geração, ao contrário, enfatizam o princípio da liberdade do cidadão em face do Estado, a busca de melhores condições de vida, a criação de políticas sociais de intervenção contra o arbítrio da liberdade individual
	
	
	os de primeira geração são denominados direitos negativos, de abstenção, focados no princípio da igualdade e fraternidade universal
	
	 
	 
	
	
		6.
		A Constituição Federal define o Brasil como um Estado democrático de direito cujos fundamentos são a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político. Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, constitucionalmente assegurados e essenciais à plena cidadania, assinale a alternativa correta. (Ref.: 202207625654)
	
	
	
	
	A casa é asilo inviolável do indivíduo, não sendo dado a ninguém nela penetrar sem autorização do morador.
	
	
	É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato.
	
	
	É livre a manifestação intelectual e artística, admitindo-se a censura apenas para a televisão. da Lei Maria da Penha, haja vista ser expressa, no texto da Constituição Federal, a igualdade entre homens e mulheres.
	
	
	Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
	
	 
	 
	
	
		7.
		(Magistratura/SP ¿ 2007) O conceito de educação é mais compreensivo e abrangente que o da mera instrução. A educação objetiva propiciar a formação necessária ao desenvolvimento das aptidões, das potencialidades e da personalidade do educando. Seu objetivo é o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Dentre os princípios constitucionais em relação ao ensino, encontramse: I- igualdade de condições para acesso e permanência na escola: II- liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber: III- gratuidade do ensino fundamental: IV- valorização dos educadores, garantidos os planos de carreira com piso salarial profissional: V- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e sua coexistência com a liberdade de se subtrair ao ensino convencional: VI- gestão democrática do ensino público, na forma da lei. São verdadeiras apenas as seguintes afirmações: (Ref.: 202207625652)
	
	
	
	
	- II, IV e V.
	
	
	I, II e VI.
	
	
	I, III e V.
	
	
	I, IV e VI.
	
	 
	 
	
	
		8.
		(OAB/2012) A Declaração Universal dos Direitos Humanos idealizou a figura do ¿ser humano livre¿, caso fossem atendidos os elementos que criassem condições que permitissem que os indivíduos usufruíssem de direitos econômicos, sociais e culturais, além dos civis e políticos. No Brasil, a Lei n. 10.098/2003 criou mecanismos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. A respeito de tais disposições legais, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a. (Ref.: 202207625592)
	
	
	
	
	A pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida é aquela que em caráter permanentemente, não temporário, tenha limitada sua capacidade de relacionar- se com o meio e de utilizá-lo.
	
	
	O Programa Nacional de Acessibilidade dispõe de dotação orçamentária específica a fim de tratar de medidas de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
	
	
	Os edifícios de uso público, em que seja obrigatória a instalação de elevadores, devem atender ao requisito de percurso acessível que una a edificação à via pública, exigindo-se o mesmo de edifícios de uso privado.
	
	
	O Programa Nacional de Acessibilidade foi instituído no âmbito da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça
	
	 
	 
	
	
		9.
		(Polícia Civil/MG) A função social da propriedade é um dos direitos e deveres fundamentais consagrados na Constituição e nas leis brasileiras. Em caso de descumprimento da função social da propriedade rural poderá a União: (Ref.: 202207625543)
	
	
	
	
	tipificar como crime as ocupações dos imóveis pelos movimentos sociais que lutam pela posse da terra.
	
	
	desapropriar estes imóveis rurais para fins de reforma agrária.
	
	
	suspender por prazo indeterminado o direito de alienação do imóvel e o direito de herança.
	
	
	- expropriar os imóveis, independentemente da indenização ao proprietário, do valor da terra nua.
	
	 
	 
	
	
		10.
		Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a opção correta. (Ref.: 202207625546)
	
	
	
	
	São direitos sociais, entre outros, a educação, o trabalho, a busca da felicidade e o lazer.
	
	
	É livre a manifestação de pensamento, permitindo-se inclusive o anonimato.
	
	
	É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
	
	
	A leiassegurará aos autores de invento industriais privilégio permanente para sua utilização.

Outros materiais