Buscar

CAP 3 LIVROS POÉTICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
EXTENSÃO CATAGUASES – SEDE: MURIAÉ
Livros Poéticos – Autoatividade Capítulo 3 		 Data: 18/10/2016
Prof Pr. Edson Alves Correa
Aluna Jane Oliveira Camargo de Almeida
QUESTÕES
1. Dê o significado e a origem da palavra SALMOS.
Salmos é uma coletânea de cânticos de louvor, poemas, orações, meditações, instruções entre outros, foi escritos por vários autores ao longo da história do povo de Israel e usados em cultos e devocionais da igreja de todas as épocas. A origem da palavra no grego é (Psalmoi) que significa “Canção acompanhada de harpa”. No hebraico (Sepher Tehillim) Salmo significa “Livro de Louvores”. Também é conhecido por Saltério.
2. Alguns Títulos de Salmos são designações técnicas. Cite 3.
Mizmor – indicam canções acompanhadas por instrumentos de corda (Salmos 24); 
Masckil – poema meditativo ou didático (Salmos 74,78,79);
Tephillâ – significa oração, ou seja, oração litúrgica, petição (Salmos 142).
3. Quais as funções dos Títulos dos capítulos de Salmos?
Descrever o caráter do Salmo;
Dar instrução musical, como ao mestre de canto;
Indicar o uso litúrgico como cântico para o dia de sábado (Sl 92);
Dar autoria (somente 50 não trazem autores);
Descrever o cenário original (todos relacionados a Davi).
4. Alguns autores foram identificados pelas legendas dos títulos dos Salmos e também pelos tradutores da Septuaginta. Alguns não foram identificados os autores, os estudiosos judeus chamam-nos de Salmos Órfãos.
5. Dê a definição da palavra DOXOLOGIA.
Doxologia significa literalmente “palavra de glória”. É formada por dois termos gregos: doxa, que significa glória, e logos, que significa palavra. A doxologia é, portanto, uma fórmula de louvor, adoração e glorificação para honrar a Deus. Além do louvor, atribui glória e honra a Deus.
6. A poesia hebraica faz uso das figuras de linguagem. Quais são elas?
Em Salmos encontramos o uso de Metáforas, encontrei uma bem interessante, está no capítulo 114: 3-4 “O mar viu isto e fugiu; o Jordão tornou atrás. Os montes saltaram como carneiros; e os outeiros, como cordeiros”, aqui faz referência à saída do povo de Deus do Egito e sua passagem estupenda pelo Mar Vermelho, só Deus mesmo. Tem ainda o uso de Paralelismo, alguns que encontrei: Idêntico (Sl 24:1) Semelhante (Sl 19:2) Antitético (Sl 1:6) e por fim o uso de Acrósticos a saber o Salmo 119 é o melhor exemplo, entre outros 111 e 145 também.
7. Aprendemos sobre vários tipos de classificação dos Salmos. O que é Salmo imprecatório? E quais são os Salmos considerados penitenciais?
Salmo imprecatório, por incrível que pareça e quase inacreditável são salmos que maldizem a outrem e rogam praga. O senhor em sala citou Salmos 109: “17 A maldição, que ele tanto amou, veio sobre ele; a bênção, a que ele não deu preferência, dele se afastou”. 
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
EXTENSÃO CATAGUASES – SEDE: MURIAÉ
Livros Poéticos – Autoatividade Capítulo 3 		 Data: 18/10/2016
CONTINUAÇÃO...
18 “Revestido de maldição, como de seu manto, ela penetrou como água em suas entranhas, e como óleo, em seus ossos”. 19 “Envolva-o, como uma veste mortuária e aperte-o, sempre, como um cinto que continuamente se cinge!” 20 “Será essa a retribuição do SENHOR aos meus acusadores, e aos que falam contra mim todo o mal”.
Os Salmos Penitenciais, são: Salmo 6 (Ira) – Salmo 32 (Orgulho) – Salmo 39 (Glutonaria) – Salmo 51 (Sensualidade) – Salmo 102 (Avareza) – Salmo 130 (Inveja) – Salmo 143 (Preguiça).
8. Qual o objetivo de estudarmos a interpretação dos Salmos? Quais os pontos de vista sugeridos?
O objetivo da interpretação não é só mostrar a classificação, se são reais ou messiânicos, ou orações, ou louvores, mas vem da necessidade do estudo da situação “histórica”, ou seja, o motivo pelo qual foram escritos. São sugeridos 3 pontos de vista para a interpretação, sendo: histórico, profético e o espiritual.
9. Como você tem aplicado o conhecimento que adquiriu através do estudo deste capítulo.
Eu sempre li o livro de Salmos e extrai lições profundas dele, vi e notei a soberania de Deus em cada verso e nas aberturas de culto, o livro de Salmos sempre é lido. Aprendi muitas coisas que não sabia e confesso que são lições que carregarei no coração e me lembrarei da sua importância se um dia eu for nomeada para o ministério, me chamou muito a atenção a parte que relata a classificação dos salmos por categorias e creio que todo pastor deveria fazer uso desta parte como um manual para escolher os Salmos de abertura do Culto ao Senhor. Usá-los de acordo com a necessidade da igreja é muito valioso, citá-los para os irmãos nos momentos de luta é glorioso e aliar a sua força ao poder do Espírito Santo é uma explosão de louvor e adoração ao Deus Todo Poderoso que servimos e amamos.
10. Como você classifica a sua vida de adoração e de louvor a Deus.
Classifico como amor no temor do seu poder. Por mais que eu faça ainda é pouco, eu amo ao Senhor e todos os dias falo para Ele deste amor. Nos dias de alegria, nos dias de mesmice, nos dias de vitória e principalmente nos dias de crise interior, porque eu tenho estes dias como os mais importantes. Tem algo que Deus tem requerido de mim e eu ainda não consegui fazer de forma total. Ele sempre me manda calar, falar só com Ele, chorar aos seus pés, ficar a sós com Ele nestes dias de turbulência, me entregar, me derramar, me renovar nos seus pés, contudo eu acabo errando e procurando alguém para conversar, tenho consciência de que Ele quer falar comigo de um modo que ainda não permiti, sei que será a maior experiência que já vivi, acho difícil mas sei que tenho que obedecer. Deus não me quer murmurando entende, reclamando com os outros, eu não entendo ainda, porque o que mais acontece é o fato de eu sempre ouvir e aconselhar os outros, principalmente mulheres, mas comigo eu sinto que o Senhor não quer que eu fale, quer que eu lhe entregue todos os meus dias e todas as minhas situações, preciso neste ponto obedecer, mesmo sem entender. Eu amo ao Senhor, amo muito e reconheço cada operação dEle na minha vida. Eu o amo com o coração e com os lábios, com a alma e com o corpo. Ele é mais importante que eu, mais valioso que a minha vida. Ele é meu amigo, meu conselheiro, meu pai... ah sim, Ele é meu Pai. (Me emocionei)

Continue navegando