Buscar

AD4 UNIVERSIDADE E CIENCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD4 UNIVERSIDADE E CIENCIA
A coesão textual é fundamental para a construção de qualquer texto, haja vista ser o meio pelo qual o escritor conecta as informações, retoma e antecipa o que será dito, além, também, de acrescentar ideias e argumentos ao que se escreve. No texto abaixo, há cinco construções destacadas, as quais correspondem a formas de coesão, assinale a alternativa correta sobre a construção coesiva marcada a seguir.
Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade, devido ao seu legado de conhecimento, pois o artista italiano possibilitou a concretização de várias teorias e invenções científicas. Entre essas, destacam-se certas leis da Física e o estudo da anatomia humana. A genialidade dele liga-se ao fato de ser autodidata e não ter educação formal. O pintor renascentista se destacou por inúmeras atividades e obras, diferenciando-se de outras pessoas por sua criatividade e habilidade em aplicar a imaginação ao seuintelecto. O criador da obra mais famosa do mundo, a Mona Lisa, faz parte do nome da obra do autor americano Walter Isaacson. O escritor compara Da Vinci com Einstein, Michelangelo, Steve Jobs, mas parece que o italiano se sobressai em relação a esses.
Leia o texto abaixo:
O QUE É SER GENTE DIREITA?
   Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado.
   A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo; por exemplo: se você roubasse algum bem de valor e desse a seu pai, você poderia ser considerado um bom filho; todavia, perante a sociedade, essa pessoa seria um ladrão.
   Gente direita é alguém que diante do seu modo de pensar, da sua maneira de agir, de sua criação, do lugar em que habita, tem consciência sobre os seus atos.
(Redação escolar)
 
Você pôde ver que há, no texto acima, relações de oposição, de condição, explicação, representadas por elementos de coesão, os quais marcam a conexão entre as partes do texto e atribuem significado a ele. Diante disso, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao elemento coesivo e ao sentido adequado dele no contexto apresentado.
Uma das propriedades do texto é a coerência. A coerência é uma relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto, em um contexto específico, responsável pela percepção de uma unidade de sentido, sem contradições. Analise os dois períodos abaixo e depois assinale a proposição incorreta em relação ao que os textos abordam sobre coerência e/ou a sua ausência neles.
1.1 Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. Dessa forma, o governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias consequências boas para o país.
 
1.2 O turismo oferece muitas vantagens. Algumas delas para quem trabalha muito e não conseguia organizar uma agenda de viagens, para isso existirão as maravilhosas agências, e outra é o conhecimento de nossos vocábulos. Depois que voltamos para nossa terra natal é que se dá o devido valor para nosso habitat, na verdade, o que ficam são fotos, filmagens, lembranças e nem sempre as agências conseguem satisfazer os clientes. A vida é feita para ser vivida.
(Fonte: Disponível em: http://pt.slideshare.net/AlexandraGonalves1/coerncia-e-coeso-textualmatias-28278446. Acesso em: 09 abr. 2019.)
As formas de coesão são necessárias para conectar as informações veiculadas no texto e também conduzem o leitor à construção do sentido daquilo que foi escrito, conforme se pode ver nas frases abaixo. Marque a alternativa que tem a sequência CORRETA dos sentidos que cada conector dá às frases:
I. Maria deverá ser aprovada, já que estudou muito.
II. João não conseguiu apresentar seu trabalho em virtude de estar muito nervoso!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, desde que não usem de violência.
IV. Ela estava doente, contudo, foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
As principais e mais usuais tipologias textuais são a descrição, a dissertação e a narração, encontradas diariamente nos gêneros textuais. Essas tipologias possuem intenções variadas de comunicação e, por isso, trazem características específicas que as diferenciam. Em um relatório, por exemplo, encontram-se as tipologias: narrativa (relato dos fatos e dos procedimentos; descritiva (caracterizando ou retratando os objetos em uso) e dissertativa (apresentando uma opinião ou um ponto de vista sobre os fatos).
Analise os três textos a seguir e assinale a alternativa incorreta em relação ao que eles representam em termos de tipologia textual.
Texto 1 – A Constituição de 1988 consagra, em seu artigo 226, uma máxima de pensadores ilustres das mais variadas épocas e tendências ideológicas: a família é a “base da sociedade”. Razão pela qual, conforme tradição de nossas Constituições, tem “especial proteção do Estado”. Essa proteção se dá mediante o instituto do casamento... Apesar dos não poucos percalços, prossegue a família sendo efetivamente a célula básica da sociedade, em que cada novo ser humano é gerado da união entre um homem e uma mulher... A união entre pessoas do mesmo sexo é realidade diversa, tanto com relação a aspectos naturais e humanos como em relação as suas consequências, o que importa em tratamento diferenciado. (Paulo Silveira Leão Júnior – Realidades diversas, tratamentos distintos – texto adaptado).
Texto 2 – O despertador estanhado marcava três e quarenta quando Spade acendeu de novo a luz do lustre. Deixou cair o chapéu e o sobretudo sobre o leito e dirigiu-se à cozinha, voltando ao quarto com um copo e uma garrafa alta de Bacardi. Despejou um trago, e bebeu-o de pé. Pôs a garrafa e o copo sobre a mesa, sentou-se na beirada da cama de frente para eles, e enrolou um cigarro. Tinha bebido o terceiro copo de Bacardi e estava acendendo o quinto cigarro, quando tocou a campainha da porta. Spade suspirou, levantou-se e dirigiu-se ao aparelho telefônico, depois apertou o botão que soltava o fecho da porta da rua. (Dashiell Hammett. O falcão maltês. São Paulo, Nova Cultural, 1988.)
Texto 3 – Daí à pedreira restavam apenas uns cinquenta passos e o chão era já todo coberto por uma farinha de pedra moída que sujava como cal. Aqui e ali, por toda a parte, encontravam-se trabalhadores, uns ao sol, outros debaixo de pequenas barracas feitas de lona ou de folha de palmeira... Aqueles homens gotejantes de suor, bêbados de calor, desvairados de insolação, a quebrarem, a espicaçarem, a torturarem a pedra, pareciam um punhado de demônios revoltados na sua impotência contra o impassível gigante que os contemplava com desprezo, imperturbável a todos os golpes e a todos os tiros que lhe desfechavam no dorso, deixando sem um gemido que lhe abrissem as entranhas de granito. (Aluísio de Azevedo. O cortiço. São Paulo, Ática, 1992.)

Continue navegando