Buscar

Educação e Trabalho. Apol 1

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação e Trabalho
Atente para o excerto de texto a seguir:
"A partir do século XI, a vida melhorou no ocidente europeu. Também a Ordem de Cister, conhecida como ordem cisterciense, que se estabeleceu no século XI a partir de dissidência da ordem de Cluny, da reforma da Regra de São Bento e do ordenamento a partir de Bernardo de Claraval, teve relevância na educação literária e na introdução de novas tecnologias para a agricultura, o que contribuiu para o avanço na produção de excedentes de alimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 70.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que mostra uma contribuição para a melhoria da vida no Ocidente europeu do século XI.
Nota: 10.0
	A	
Escravidão indígena.
	B	
Arado de ferro.
Você acertou!
Comentário: Muitos acontecimentos contribuíram para a melhoria da vida das pessoas no ocidente europeu. Tração dos instrumentos agrícolas através de animais, arado de ferro, moinho d’água, excedentes agrícolas e as feiras, cruzadas defendendo o mundo cristão, etc. (texto-base, p. 70).
	C	
Barco a vapor.
	D	
Invenção do papiro.
	E	
Relógio de pulso.
Questão 2/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A palavra educação tem sua origem em [um] termo latino para designar o ato de educar, que, segundo o dicionário Aurélio [...] expressa, entre outros significados, o ato de se cultivar algo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 22.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que define a “visão essencialista” do ser humano.
Nota: 10.0
	A	
Somente os seres caracterizados pela Teologia possuem essência.
	B	
O homem é um ser que realiza a sua essência, pois são entes que têm uma substância.
Você acertou!
Comentário:Na visão essencialista, "tanto o mundo como o homem são vistos como entes substanciais que realizam uma essência" (Severino, 1994, p. 31). Nessa perspectiva, "o homem, como todos os demais seres existentes, tem uma essência, uma natureza fixa [...]" (texto-base, p. 22).
	C	
A visão essencialista foi atribuída com o surgimento do Islamismo.
	D	
Todas as pessoas são iguais biologicamente, portanto, as características de cada ser também são iguais.
	E	
A visão essencialista foi atribuída por Friedrich Nietzsche na Idade Média.
Questão 3/10 - Educação e Trabalho
Atente para o excerto de texto a seguir:
“No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.69.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a atividade praticada pelos monges nos mosteiros a partir do século X.
Nota: 10.0
	A	Os monges produziram o “Organon”, para transmitir o conhecimento pedagógico dentro do Palácio.
	B	Ensinavam as técnicas da construção de palácios com muros fortificados.
	C	Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã.
Você acertou!
Esta é resposta correta porque "Nos mosteiros, sobretudo a partir do século X, com o movimento reformador e seus objetivos de fortalecer, moralizar e reformar a Igreja, além da ascese (meditação religiosa), os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos". (livro-base, p. 69).
	D	
Os monges eram os responsáveis pelo senso dos escravos.
	E	
Os monges com a Igreja exerciam atividade de mordomos do rei.
Questão 4/10 - Educação e Trabalho
Atente para o de texto a seguir:
“Com a transição da posse da propriedade comum e comunal, ocorre a apropriação privada, ou seja, o produtor deixa de ser proprietário dos meios e frutos do seu trabalho por ser separado da terra, 'seu laboratório natural'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 47.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, que instituição surge por causa da apropriação privada da terra? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	
A Igreja.
	B	
O Estado.
Você acertou!
Comentário: O regime que surge é o Estado. As famílias detém o poder econômico a possuir a terra e também poder superior por misticismo do poder divino, recebendo poder político e poder de comunidade; em conjunto, havia a educação e acesso ao conhecimento. (texto-base, p.47).
	C	
A ONU.
	D	
O clã.
	E	
O Feudo.
Questão 5/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A concepção naturalista constituiu-se com as contribuições de pensadores como Roger Bacon, John Locke, David Hume, Johannes Kepler, Immanuel Kant, Isaac Newton e Auguste Comte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 24.
Considerado o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição da “visão naturalista” do ser humano.
Nota: 10.0
	A	
A visão naturalista é obtida pelo ser humano de forma Filosófica.
	B	
A visão naturalista é adquirida com a visão espiritual; através da Sociologia.
	C	
A visão naturalista privilegia o conhecimento adquirido na experiência, o conhecimento empírico.
Você acertou!
Comentário: Nesta visão, observa-se o empírico, o conhecimento adquirido pela experiência, conhecer a si mesmo. (texto-base, p. 24).
	D	
Nesta visão, só as pessoas com conhecimento abstrato estão aptas a conhecer as coisas do mundo.
	E	
O que determina esta visão é a capacidade de afastar-se da natureza para não influenciar-se por ela.
Questão 6/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto:
“No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 69.
Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente para a atividade laboral dos monges Cristãos no século X.
Nota: 10.0
	A	
Os religiosos participavam da formação militar e espiritual dos soldados.
	B	
Os monges passeavam pelo território buscando novos vocacionados.
	C	
Os monges trabalhavam assessorando os reis nas manufaturas.
	D	Os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta pois "Nos mosteiros, sobretudo a partir do século X, com o movimento reformador e seus objetivos de fortalecer, moralizar e reformar a Igreja, além da ascese (meditação religiosa), os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos." (livro-base, p. 68).
	E	Os monges Cristão debatiam o texto sagrado Cristão com os monges budistas.
Questão 7/10 - Educaçãoe Trabalho
Atente para o texto a seguir:
“De acordo com Severino [...], 'a educação só se realiza mediante práticas de trabalho'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.58.
Considerando o texto acima e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, o que a Escola herdou da educação da Idade Média? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	
A academia de Platão, em que se aprendia a arte da Política.
	B	
Os estudos da Bioética originam-se nesta época, com as primeiras discussões sobre a origem da vida.
	C	
A escola conhecida como Liceu, do filósofo Aristóteles, começou sua atividade pedagógica nesta época e aqui ensinava-se a Ética e Moral.
	D	
Universidade e a pluralidade de objetos de estudo
Você acertou!
Comentário: A herança recebida da Idade Média é a universidade e suas perspectivas de que todos os objetos lhe cabem ao estudo, os grandes avanços tecnológicos dos instrumentos de orientação, drenagem de pântanos e arroteamento e alternância na produção dos campos. (texto-base, p.58).
	E	
Os métodos peripatéticos, forma de ensino muito avançada na época.
Questão 8/10 - Educação e Trabalho
Atente para o de texto a seguir:
“A escola surge na sociedade quando se instala a divisão social do trabalho, a propriedade privada do Estado e os processos artificiais e não naturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 50.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o método de ensino surgido no antigo Egito:
Nota: 10.0
	A	
Educação mnemônica, com escrita e transmitida de pai para filho.
Você acertou!
As primeiras escolas vêm do antigo Egito com ensinamentos morais e políticos, a "educação mnemônica, repetitiva, baseada na escrita, transmitida autoritariamente de pai para filho. (livro-base, p.50).
	B	
O método de ensino era peripatético.
	C	
O método histórico-crítico, baseado na relação horizontal professor-aluno.
	D	
A educação construtivista ensinada por sacerdotes.
	E	
Metodologia de viés ambientalista, semelhante ao atual método Waldorf de ensino.
Questão 9/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“O perquirir com a razão e a lógica, inclusive as questões da fé, ganha fôlego com Santo Anselmo no século XI e também com Pedro Abelardo no século XII”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 71.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, qual era o método de ensino e aprendizagem utilizado por Santo Anselmo, século XI, e Pedro Abelardo, século XII? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	
Método escolástico.
Você acertou!
Comentário: Com a razão e lógica, inclusive a fé, Santo Anselmo e Pedro Abelardo trabalham com o método da escolástica. O Professor traz um tema, segue-se anotações de temas importantes, questionamentos e debate, segundo a dialética. As demais assertivas são incorretas no quesito aplicação, afinal, falamos nesta questão sobre o século XI. (texto-base, p. 71, 72).
	B	
Método Tecnicista.
	C	
Método Tradicional, massificador e alienante.
	D	
Método Histórico-Crítico.
	E	
Método Escolanovista.
Questão 10/10 - Educação e Trabalho
Atente para o texto a seguir:
“O membro da comuna reproduz-se cooperando; a finalidade do trabalho não é propriamente a criação de valores, mas a manutenção da família e da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.46.
Considerando o texto e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que define o modo de produção denominado “comunismo primitivo”.
Nota: 10.0
	A	
A apropriação de bens era coletiva para sua existência, assim se educavam as novas gerações.
Você acertou!
Comentário: Neste tempo, não havia divisão de classes, tudo era comum a todos, na unidade aglutinadora da tribo, acontecia a apropriação da terra como propriedade tribal e todos produziam em comum. (texto-base, p.46).
	B	
Regime de habitação coletiva, mas onde cada um produz para si individualmente.
	C	
A posse da terra pertence ao senhor feudal, os trabalhadores não usufruem da sua produção e comem o que recebem.
	D	
O regime de propriedade é do Estado, o Rei é quem determina a família que explorará a terra, os demais sobrevivem da caça.
	E	Neste regime, a classe sobrevive da pesca e da caça, mas alguns são assalariados na cidade.

Continue navegando

Outros materiais