Buscar

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL resumo 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL
SISTEMÁTICA VEGETAL
A sistemática é o estudo científico da diversidade biológica e de sua história evolutiva. 1. Taxonomia: Nomenclatura e Classificação Taxonomia é a identificação, denominação e classificação das espécies. O sistema de classificação começou com Carl von Linné (séc. XVIII). No início os nomes era escritos com 12 palavras, denominados de polinômios. Seguindo os princípios de Caspar Bauhin, Lineu tornou permanentemente o sistema binomial, com dois termos para categoria espécie. Ex.: Carica papaya (Mamão papaia). Solanum lycopersicum (Tomate).
2. Tipos de classificações de plantas
Após a publicação de On the Origin of Species, de Darwin (1859), as diferenças e semelhanças entre os organismos começaram a ser vistas como produtos de sua história coevolutiva ou filogenia.
O método mais amplamente utilizado para classificar os organismos hoje em dia é conhecido como Cladística. Ele tenta identificar grupos monofiléticos, que possam ser definidos pela posse de atributos derivados exclusivos que reflitam uma origem evolutiva comum.
A diploidia permite o armazenamento de mais informação genética e, portanto, talvez possibilite uma expressão mais sutil da base genética do organismo durante o desenvolvimento. Essa pode ser a razão pela qual o esporófito é a geração grande, complexa e nutricionalmente independente em plantas vasculares, onde nesses grupos há a “dominância” crescente do esporófito e a “supressão” do gametófito.

Continue navegando