Buscar

Exercícios de complemento nominal e verbos transitivos diretor e indiretos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de complemento nominal e verbos transitivos diretor e indiretos.
1. Espero que tire proveito das aulas particulares.
“das aulas particulares” é complemento nominal, porque completa o sentido do substantivo proveito, ou seja, ele é indispensável.
2.Feliz com a novidade, telefonou para os amigos da escola. Queria dizer que iria morar perto da atriz. Estava preparando a mudança de casa. Todos eles completam o sentido de um nome (adjetivo, advérbio e substantivo, respectivamente) e são introduzidos por uma preposição:
3. Sejamos úteis à sociedade.
“à sociedade” completa o sentido do substantivo úteis, por isso, ele é indispensável na oração. Sendo assim, é um complemento nominal.
a) Os pobres necessitam de ajuda.
“de ajuda” complementa o sentido do verbo necessitar (Os pobres necessitam de quê?). Necessitar é um verbo transitivo indireto, pois precisa de um complemento com preposição.
b) Os homens aspiram à paz.
“à paz” complementa o sentido do verbo aspirar, que nesta oração tem o sentido de desejo, vontade e é um verbo transitivo indireto, pois precisa de um complemento com preposição. 
c) A leitura amplia nossos conhecimentos.
“nossos conhecimentos” complementa o sentido do verbo ampliar (O que a leitura amplia?). Ampliar é um verbo transitivo direto, pois precisa de um complemento sem preposição obrigatória. 
4. Fique longe de mim.
“de mim” completa o sentido de um nome, que é o advérbio longe, por isso, ele é indispensável na oração. Sendo assim, é um complemento nominal.
a) Duvido da sua intenção.
“da sua intenção” complementa o sentido do verbo duvidar (Duvida de quê?). Duvidar é um verbo transitivo indireto, pois precisa de um complemento com preposição.
c) Pergunte a eles o motivo.
“a eles” e “o motivo” são complementos verbais, porque completam o sentido do verbo perguntar, que é um verbo transitivo direto e indireto, pois precisa de um complemento com preposição e outros sem preposição (Perguntou o que a quem?). “a ele” é objeto indireto, “o motivo” é objeto direto.
e) Deixou os filhos sozinhos.
“sozinhos” é predicativo do objeto, porque ele caracteriza o objeto direto (os filhos). O objeto direto completa o verbo deixar (Deixou o quê?).

Outros materiais