Buscar

Diário de Bordo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Diário de Bordo
Tema: Educação Prisional e Educação Indígena.
Data: 22/06/2022 Turma: 5º ano do ensino fundamental.
Habilidades:
 Apresentar aos alunos dois diferentes tipos de educação, do qual venha se tratar de indivíduos diferentes de nós.
Atividades Permanentes:
 Chamada, intervalo para lanche e leitura sobre o tema proposto da semana.
Atividades Secundárias:
 Breve bate papo fazendo o possível para que os alunos possam interagir, explicando sobre as dificuldades que existem em outros tipos de educação.
 Apresentação de imagens com o auxílio de um data show, para a visualização dos assuntos abordados na roda de conversa.
 Realizar uma redação colocando seu ponto de vista sobre o tema central.
 Elaborar um cartaz, com intuito informativo sobre o acesso à educação básica, onde será dividida a turma em 2 grupos, enquanto 1 grupo inicia sua redação, outro prepara as imagens do cartaz, em seguida o grupo que acabar a redação assume o cartaz para pesquisar os textos que serão escritos, deixando o segundo grupo iniciar a redação.
Desenvolvimento:
 Iniciar a aula com uma roda de conversa e um bate papo bem descontraído, trazendo como tema principal o acesso à educação básica, mostrando que vai além da escola, da sala de aula. Pessoas em diferentes condições também possuem esse direito, a educação prisional e a educação indígena possibilitam isso, promovendo essa oportunidade de acordo com suas culturas e condições atuais.
 Trazer imagens no data show, faz com que tudo aquilo que foi dito possa ser visto e sentido de uma forma diferente ao visualizar imagens reais, de crianças e adolescentes, até mesmo adultos em seus momentos de aprendizagem em espaços completamente diferentes do que eles estão acostumados a ver em seu cotidiano.
 A proposta de redação foi inserida para que os alunos possam externar com suas palavras o que conseguiu absorver sobre o tema, expondo suas opiniões e ideais, de acordo com suas individualidades, não será avaliado a gramática e sim a ideia que o texto trouxe.
 Ao elaborar um cartaz, o intuito será de promover e espalhar a informação de que a educação ultrapassa fronteiras, barreiras, espações culturais e condições atuais. Todos sem exceção merecem essa oportunidade.
Tempo para realizar a atividade lúdica:
 As atividades lúdicas do cartaz e da redação irão ocorrer simultaneamente, com o tempo proposto de 1 hora e 30 minutos. Sendo na primeira 1 hora, a troca de grupos em atividades simultâneas e os 30 minutos restantes, todos juntos irão se reunir para finalizar o cartaz que será exposto na área externa da escola.
Realização da redação:
 A realização da redação vem com a proposta de avaliar a ideia de pensamento de acordo com o assunto abordado, não será avaliado a gramática, quem escreveu mais linhas ou a letra mais legível. Somente a ideia baseada no que foi absorvido para que assim possamos avaliar de que modo a criança entendeu e interpretou o conteúdo.
Momento do Cartaz:
 Ao elaborar o cartaz, as crianças irão realizar desenhos que representa o que ela entendeu sobre a educação indígena e prisional e frases que chamem atenção para o assunto “Todos têm direito à educação”. A atividade será dividida em dois momentos como dito anteriormente e no final todos irão finalizar juntos.
Crianças avaliadas no processo:
 Escolhi 5 crianças para avaliar, onde vou descrever abaixo brevemente a ideia que sua redação trouxe e seu desenvolvimento durante todo o planejamento:
 Gustavo – Mostrou bastante participação na roda de conversa e trouxe na sua redação uma indignação sobre o difícil acesso dessa educação para os demais.
 Gabriel – Se mostrou tímido durante o bate papo, gostou de elaborar o cartaz e foi breve em sua redação trazendo expectativas de mudanças de melhoria nas educações prisionais.
Maria Clara – Interagiu bem durante o planejamento e em sua redação mostrou um interesse em divulgar mais o tema que é pouco falado.
Júlia – Ficou tímida em todos os processos e em sua redação apenas repetiu informações apresentadas na roda de conversa. Não expos ideia diferenciada.
Caio – Interagiu bem no planejamento e em sua redação trouxe um foco para a educação indígena, tanto na melhoria de recursos para que essa educação chegue até os indígenas, quanto no assunto sobre a cultura indígena ser apresentada com mais frequência em nosso conteúdo.
Materiais Utilizados:
 Os materiais utilizados serão: data show, imagens de educação indígena e prisional, papel ofício, lápis, borracha, cartolina, piloto e cola.
Avaliação do processo de ensino aprendizagem:
 O processo desse tema proposto foi bem tranquilo de por em prática, trazendo atividades lúdicas e um bate papo leve, que prendeu a atenção dos alunos e fez com que todos de alguma forma pudesse interagir e participar dos diferentes momentos que tivemos. A redação foi o ponto chave para concretizar que o processo de ensino e aprendizagem obteve excelentes resultados.

Continue navegando

Outros materiais