Buscar

Analítica de Dados e Ações Estratégicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analítica de Dados e ações estratégicas
01 - Conforme Dumbill (2012), o Big Data se tornou a palavra da moda em TI por viabilizar o controle, velocidade e pluralidade imensa de dados, com grande mobilidade e rapidez de processamento. Dados que muitas vezes ficavam ocultos, tiveram visibilidade através da padronização valiosa e de informações codificadas. O Big Data está em duas categorias, sendo elas:
	Brainwriting e Brainstorming
	Mapa mental e analítica
	Analítica e viabilidade de Novos Produtos
	Preditiva e prescritiva
	Descritiva e diagnóstica
02 - A utilização dos mapas mentais levou Buzan (1996) a identificar algumas vantagens na sua utilização. Dos itens abaixo, qual não pode ser considerado vantagem?
	A leitura das anotações é mais rápida e eficaz
	Aumento do tempo para anotar as informações
	A utilização de palavras-chaves reduziu o tempo de procura na identificação das informações
	Aumento da correlação entre as informações
	Qualidade superior de produção de conteúdo
03 - Klaus (2016) conceituou o Big Data como uma “modelagem da nova revolução tecnológica” que auxiliou na transformação digital por seus diversos e numerosos desafios, e definido como 3v’s (Hurwitz et al.), sendo eles:
	Volume de dados, Velocidade de dados e Variedade de dados
	Velocidade de dados, Veracidade de dados e Volume de dados
	Viabilidade de dados, Volume de dados e Velocidade de dados
	Viabilidade de dados, Veracidade de dados e Verificação de dados
	Veracidade de dados, Velocidade de dados e Variedade de dados
	
04 - Estudos mostram que a utilização moderada das _________prendem nossa atenção, facilitam a compreensão, a motivação é elevada, estimula uma comunicação vibrante e intensifica o processo de fixação e memorização das imagens. Esta é uma forma de trabalhar os dois lados do cérebro, sua multifuncionalidade permite trabalhar a cognição, aprendizado, criatividade e várias maneiras de pensar, por isso a ferramenta ganhou o nome de “canivete suíço do cérebro” (BUZAN, 2019).
	Estratégias
	Cores
	Sequências
	Numerações
	Palavras
05 - De acordo com Derek (1999), o conceito de _________ se baseia no processo gerencial orientado para melhoria contínua de estrutura de custos e o relacionamento organizacional, sendo um movimento contínuo para geração de resultados.
	Brainwriting e Brainstorming
	Planejamento estratégico
	Mapa mental e analítica
	Analítica e viabilidade de Novos Produtos
	Preditiva e prescritiva
06 - O Brainstorming é uma das técnicas que contribui para a junção de muitas ideias, visto que o grupo é heterogêneo, com conhecimentos diversos, auxilia na melhoria dos processos. A técnica Brainwriting é similar e também usada para a geração de ideias para auxílio de resolução de problemas, com a diferença de ser comunicação escrita, ou seja, neste caso as ideias são registradas pelo participante. (MICHINOV, 2012).
I- Bomfim (1995) acrescenta ao termo brainwriting o numeral 6-3-5, criando uma variação da técnica, que consiste em número reduzido de participantes para 06 indivíduos; cada um deve apresentar 03 soluções e descrevê-las em um formulário no tempo máximo de 05 minutos. Após esta dinâmica, os papéis são trocados, no sentido horário, para provocar a troca de sugestões, aprimoramentos e desenvolvimento das ideias iniciais. A finalização se dá quando os participantes, nessa troca, recebem os outros 05 formulários para discussão.
II- Vangundy (1984) apresenta a variante Nominal Group Technique. Essa técnica é empregada em decisões de planejamento de programa de projeto, com um grupo de 05 a 09 pessoas. As ideias geradas deverão ser escritas num flip chart e depois listadas e numeradas. O líder fará perguntas para esclarecimento dos significados e depois os integrantes listarão de cinco a nove ideias prioritárias que devem ser anotadas em cartões para classificá-las e atribuir uma nota de 5 a 0, sendo da maior prioridade para a menor. Após esta reflexão, o líder enumera as ideias e a que obtiver maior pontuação será anotada.
III- Vangundy (1984) apresenta a variante Brainwriting Pool. Aqui, um grupo de cinco a sete pessoas se une para o compartilhamento de ideias. Os integrantes escrevem quatro ideias a partir do problema explicitado; na sequência, todas as ideias são colocadas no centro, como se estivessem dentro de uma “piscina” para que haja troca e a partir disso será estimulado que o grupo crie ideias adicionais. Esta dinâmica deve ser repetida por cerca de 20 a 30 minutos.
IV- Vangundy (1984) apresenta a variante Pin Cards. Apesar de ser parecida com o Brainwriting Pool, o que difere é escrever ideias em cartões separados e passá-las ao integrante do seu lado direito. Também servirá para a estimulação de novas ideias a partir do que foi proposto pelo membro ao lado e sua repetição será de 20 a 30 minutos.
V- Vangundy (1984) apresenta as seguintes variantes: Nominal Group Technique; Brainwriting Pool e o Pin Cards.
Indique a alternativa com as informações corretas:
	Apenas I e II
	Apenas I, II e V
	Apenas III e IV
	Apenas I, II, III, IV e V
	Apenas II, III e V

Continue navegando